.
 
 
Mensuração de impacto social é tema de fórum em Porto Alegre
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


06/09/2018

Mensuração de impacto social é tema de fórum em Porto Alegre

Encontro ocorreu nesta quarta-feira (05/09), no Teatro do Sesc Centro

Impactar de forma positiva a realidade de pessoas que utilizam produtos e serviços ou são beneficiadas em projetos é uma questão valorizada por diversas instituições. Uma das perguntas que envolvem o assunto é “para que esta iniciativa pode contribuir?” Contribuir. Esta foi a palavra que representou o Fórum Sesc Impacto Social: O papel do monitoramento e da avaliação, na manhã desta quarta-feira (05/09), no Teatro do Sesc Centro. O evento, uma realização do Sistema Fecomércio-RS/ Sesc, contou com explanações e espaço para perguntas sobre o tema.

“Precisamos ressignificar a avaliação de impacto para conseguirmos avaliar mais e melhor os efeitos das nossas iniciativas”, afirmou Antônio Ribeiro. O pesquisador integra a equipe da Move Social, agência de consultoria que apoia ações de organizações públicas e privadas, buscando ampliar e qualificar o impacto social. Antônio é mestre em psicologia social pela Universidade de São Paulo (USP) e atua em processos de planejamento, desenvolvimento organizacional e avaliação, especialmente nas áreas de cultura, assistência social e educação. Na ocasião, o palestrante contextualizou a importância da mensuração do impacto social e defendeu que é preciso abandonar a avaliação da forma como vemos hoje: um método caro, pesado e obrigatório.

Antônio destacou a relação entre resultados e impactos. “Enquanto os resultados são mais imediatos e possuem uma relação direta com a ação que está sendo realizada, o impacto segue uma complexidade que considera mais fatores, ou seja, o impacto social é uma contribuição de diferentes esforços, de outras entidades, em combinação com a ação que nós realizamos”. Neste sentido, o palestrante considera necessário coletivizar o fazer. Na sequência, as professoras Cláudia Stadtlober e Aurélia de Melo, da Unisinos, mediaram a rodada de perguntas. Cláudia aproveitou para salientar a importância do diálogo neste processo. “O trabalho coletivo é desafiador e a comunicação é essencial para derrubar as barreiras organizacionais”. Já para Aurélia, o indicador de impacto social é de extrema importância para quem está promovendo iniciativas, pois proporciona um olhar sobre o que está sendo feito e uma reflexão. A palestra foi transmitida ao vivo e está disponível no site www.sesc-rs.com.br/forumsescimpactosocial.

Dados do Mesa Brasil Sesc - Eduardo Danilo Schmitz, gerente do Sesc Comunidade, apresentou os avanços que o Sesc tem feito com o Programa Mesa Brasil. Segundo Eduardo, no ano de 2017, 78.705 kg de alimentos foram distribuídos; foram 130 doadores e parceiros ativos; 288 entidades sociais cadastradas; 350 ações educativas realizadas, e 5.652 pessoas capacitadas. De acordo com resultados levantados pela equipe do Programa, o valor de doações recebidas em alimentos ultrapassa R$ 3 milhões.

Iniciando uma sistemática de mensuração, a equipe do Sesc Comunidade, em parceria com alunos do curso de Serviço Social do Centro Metodista Universitário – IPA, realizou um monitoramento das entidades sociais atendidas pelo Mesa Brasil em Porto Alegre, abrangendo também a Região Metropolitana. Para fazer um diagnóstico da situação de cada instituição, foi aplicado um formulado, elaborado pelo grupo da pesquisa, com questões agrupadas por eixo de desenvolvimento, que geravam uma pontuação. Após a coleta, os dados foram analisados pela equipe. Algumas entidades não atingiram a pontuação ideal, considerando as dimensões de sustentabilidade sociopolítica, técnico-gerenciais e financeira. Desta forma, a equipe pretende promover ações educativas nas instituições, para que, em 2020, o questionário seja novamente aplicado, a fim de verificar o índice de evolução em cada eixo, além de fomentar a autogestão e empoderamento dessas entidades.

Sobre o Sesc/RS – Com sete décadas de atuação no Brasil e no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 100% dos municípios gaúchos, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. O propósito do Sesc/RS é o de cuidar, emocionar e fazer pessoas felizes, e todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 43 Unidades Operacionais Sesc e 21 Unidades Sesc/Senac. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br


Autor: Amanda Hamermüller
Fonte: Assessoria de comunicação e marketing SESC/RS
Autor da Foto: João Alves

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581