.
 
 
Dia Mundial do Coração
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


12/09/2018

Dia Mundial do Coração

ADJ Diabetes Brasil promove campanha de prevenção de doenças cardiovasculares na CPTM – Barra Funda

As doenças do coração vitimam 17,3 milhões de pessoas ao redor do mundo todos os anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Somente no Brasil são 300 mil. Aproximadamente 80% das pessoas com diabetes morrem em decorrência de complicações cardiovasculares. O colesterol alterado é um dos fatores de risco para essa complicação.
 
Para sensibilizar e alertar a sociedade sobre a necessidade de cuidar do coração, a ADJ Diabetes Brasil promoverá uma campanha de prevenção e controle de doenças cardiovasculares, realizando testes gratuitos de colesterol e glicemia, na estação CPTM – Barra Funda, no dia 28 de setembro, das 9h às 16h, pelo Dia Mundial do Coração.
 
As pessoas atendidas receberão informações e orientações sobre diabetes e as doenças cardiovasculares, sempre com foco na conscientização e empoderamento do paciente a respeito da importância da prevenção, do diagnóstico correto e do tratamento adequado.
 
Esta ação tem o intuito também de motivar as pessoas a consultarem o médico regularmente e realizar os exames necessários para prevenção e qualidade de vida.
 
Para a realização destas ações, a ADJ Diabetes Brasil conta com o apoio das empresas Amgen, Boehringer, Medlevensohn, Novartis e Novo Nordisk. 
Mais informações podem ser acessadas no www.adj.org.br
 
Agenda:
Local: Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – Barra Funda
Data: 28 de setembro de 2018
Horário: 9h – 16h
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda - São Paulo, SP
Evento gratuito.
 
Sobre o diabetes e as doenças do coração:
 
Existe uma relação muito próxima entre o diabetes e as doenças do coração. O risco de eventos cardiovasculares aumenta de duas a três vezes em quem tem diabetes.²
 
Múltiplos fatores de risco cardiovascular estão associados ao desenvolvimento do diabetes tipo 2, sendo a dislipidemia uma das mais comuns³. É caracterizada pela presença no sangue de altos níveis de colesterol e/ou triglicérides, que são tipos de gorduras (lipídeos). Mais de 97% dos pacientes com diabetes têm pelo menos uma das gorduras alteradas.4

Existem dois tipos de colesterol:
 
- HDL – conhecido como bom, tem a função de retirar o colesterol ruim do corpo e levá-lo para o fígado, onde será metabolizado e eliminado.
 
- LDL – conhecido como ruim, leva ao acúmulo de placas de gordura nas paredes internas das artérias, diminuindo o fluxo de sangue em órgãos importantes, como o coração e o cérebro, aumentando o risco de doenças cardiovasculares.
 
Muitas pessoas com diabetes tipo 2 já têm complicações cardiovasculares no momento do diagnóstico. As complicações secundárias aumentam o risco de morte e a morbidade. Entre as principais complicações secundárias estão as doenças do sistema cardiocirculatório (cardiovascular, principalmente Infarto Agudo do Miocárdio, Acidente Vascular Cerebral e Insuficiência Cardíaca)¹.
 
Algumas pessoas, por um problema genético, não conseguem eliminar o excesso de colesterol ruim pelo fígado. Elas têm a chamada Hipercolesterolemia Familiar, apresentando um nível de LDL-C de duas a seis vezes mais alto do que o normal, variando de 190 mg/dL a 1000 mg/dL.
 
O LDL-C é um fator de risco modificável. Pode e precisa ser controlado.
 
Outro problema muito importante e que merece destaque é a Insuficiência Cardíaca (IC), que se dá quando o coração não consegue bombear sangue o suficiente para todo o corpo. Na maioria dos casos, acontece porque o músculo cardíaco responsável pela ação de bombeamento enfraquece ou endurece ao longo do tempo. É uma doença debilitante e de potencial risco de morte. Não tem cura, mas pode e deve ser tratada.
 
Falta de ar, inchaço nas pernas e pés, cansaço grave, tosse, náuseas e ganho de peso pelo acúmulo de líquido são sintomas de que seu coração precisa de uma atenção especial.
 
Em geral a Insuficiência Cardíaca tem mais de uma causa. Pode acontecer por um ataque cardíaco ou outras doenças que afetam o coração ou situações que danificam o músculo gradativamente como: diabetes, hipertensão arterial, doença cardíaca coronariana, colesterol elevado, consumo de álcool em excesso e uso de drogas.
 
Dependendo do tempo de doença, 50% a 70% dos pacientes com diabetes podem apresentar Insuficiência Cardíaca. Já a hipertensão arterial, somente resultará no desenvolvimento de Insuficiência Cardíaca quando não é tratada.
 
¹ (IDF Diabetes Atlas, 7th edn. Brussels: International Diabetes Federation; 2015).
² (WHO. 2011. Global atlas on cardiovascular disease prevention and control. Geneva: World Health Organization in collaboration with the World Heart Federation and the World Stroke Organization).
³ (1. American Diabetes Association. Diabetes Care. 2017;40(Suppl 1):S11-S24; 4. Handelsman Y, et al. EndocrPract. 2015;21(Suppl 1):1-87).
4(2. Long AN, Dagogo-Jack S. J ClinHypertens. 2011;13:244-251. 3. Henry RR. Clin Diabetes. 2001;19:113-120). 
 
Sobre o Dia Mundial do Coração:

É comemorado em 29 de setembro. O coração é um dos órgãos vitais do corpo humano, formado por tecido muscular, sendo o responsável por bombear o sangue por todo o corpo. A data tem como objetivo lembrar a importância desse órgão e dos cuidados que são necessários para ter um coração saudável, conscientizando a população sobre os riscos das doenças do coração, que podem ocorrer em qualquer idade. 


Autor: Vanessa Pirolo
Fonte: Anima Press

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581