.
 
 
Hospital Ernesto Dornelles promove dia de prevenção do câncer de mama
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


03/10/2018

Hospital Ernesto Dornelles promove dia de prevenção do câncer de mama

Neste dia, será oferecida a consultoria gratuita com os médicos mastologistas da instituição e, de acordo com a orientação do mesmo, a participante realizará o exame de mamografia

O Hospital Ernesto Dornelles, com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar dos gaúchos, realiza ação de conscientização e prevenção do câncer de mama, alusivo ao Outubro Rosa. O evento será realizado no dia 05 de outubro, das 9h às 12h, no Anfiteatro Bruno Marsiaj (Avenida Ipiranga, 1801 – Térreo do HED). Neste dia, será oferecida a consultoria gratuita com os médicos mastologistas da instituição e, de acordo com a orientação do mesmo, a participante realizará o exame de mamografia. Haverá, também, verificação de pressão arterial.

A campanha Outubro Rosa é uma ação mundial, que busca estimular a população, empresas e entidades a falarem sobre a doença, principal causadora de mortes prematuras em mulheres no Brasil.

No Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer também é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul (73,07/100 mil).

Participe!

Sobre o câncer de mama:

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. De acordo com o mastologista do Hospital Ernesto Dornelles, Dr. Mario Schorr, esta patologia é uma alteração anormal nos genes das células. “Elas começam a se proliferar de maneira desregulada e se tornam imortais. Funcionam como um parasita em nosso corpo. A metástase ocorre quando atingem outras partes do corpo, entrando nos vasos sanguíneos ou linfáticos”, explica.

A proliferação do tumor pode causar mal funcionamento dos órgãos. Quando se faz o diagnóstico precoce e possui-se uma lesão impalpável (aquelas que aparecem apenas em exames por imagem) de 1cm para baixo, as chances de cura são em torno de 90%. Por isso, a importância do autoexame das mamas e da mamografia acima dos 40 anos. “Se a mulher tem histórico familiar de primeiro grau (pais, irmãos ou filhos), indica-se a análise com antecedência, 10 anos antes da idade que o familiar teve a doença. Por exemplo, se a mãe teve câncer com 45 anos, é ideal que a filha faça a mamografia com 35 anos”, explica.
Alguns fatores colaboram para o aparecimento do câncer de mama, como: “Poucos ou nenhum filho, menopausa tardia, menstruação precoce, obesidade na vida adulta, filhos a partir dos 30 anos e má alimentação”, diz.

Para ter uma melhor qualidade de vida, é indicada a prática regular de exercícios físicos, exames anuais e boa alimentação.


Autor: Hospital Ernesto Dornelles
Fonte: Dr. Mário Schorr, mastologista, CRM 25619 e INCA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581