.
 
 
Hábitos alimentares saudáveis possibilitam melhora na qualidade de vida
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


12/10/2018

Hábitos alimentares saudáveis possibilitam melhora na qualidade de vida

Cuidado com a alimentação previne doenças crônicas e cardiovasculares

Em alusão ao Dia da Alimentação, comemorado em 16 de outubro, a Unimed Porto Alegre reforça a importância de atentar à alimentação e como as mudanças de hábitos alimentares influenciam na qualidade de vida. Para a coordenadora do Programa Viver Bem, a médica Sílvia Kretzer, a alimentação saudável deve ser incentivada desde cedo. "A alimentação na infância é de grande importância para formação de hábitos alimentares que serão levados para a vida", afirma.
 
Depois de adulto, a mudança de hábito fica mais difícil, porém, não impossível. De acordo com a nutricionista do Programa Viver Bem, Paula Corrêa, é preciso ter calma. “A mudança de hábito na alimentação deve ser feita de forma lenta e gradual, sempre acompanhado de um profissional”, ressalta a especialista. Segundo a nutricionista, devemos avaliar o consumo de alimentos que não fazem bem ao organismo e trabalhar para reduzir sua frequência na rotina alimentar. “Uma das primeiras atitudes é reduzir o consumo de açúcares, industrializados e ultraprocessados”, afirma.
 
Quando os hábitos saudáveis na alimentação são iniciados ainda na infância, as chances da criança manter essa nutrição correta são maiores. “Mas essa tarefa deve ser diária e praticada também pelos pais. Isso irá refletir-se positivamente nas preferências alimentares na fase adulta”, afirma a médica Sílvia Kretzer. Para a especialista, produtos com açúcares devem exigir atenção especial dos pais. “Os alimentos que contêm açúcar adicionado são pobres em nutrientes, além de elevar o risco de doenças cardiovasculares, hipertensão, cáries e câncer relacionado à obesidade”, ressalta. Outro alerta fica por conta da leitura dos rótulos dos produtos na hora da compra. “São considerados açúcares adicionados ingredientes como açúcar mascavo, xarope de milho e mel”, explica Sílvia.
 
Se os hábitos saudáveis são importantes na infância, na terceira idade eles se tornam essenciais. Uma atitude a ser tomada em relação à dieta nessa fase da vida é o controle do consumo de açúcar e sal na alimentação, pois há uma redução da sensibilidade gustativa, bem como aumento do consumo de cálcio e vitamina D para fortalecer os ossos e diminuir o risco de quedas. Para uma nutrição saudável, alguns itens não podem faltar para pessoas da terceira idade. “Alimentos como leites e derivados, carnes magras, peixes, frutas, verduras, legumes, sementes e opções integrais devem estar presentes diariamente na mesa dos idosos”, ressalta a nutricionista Paula Corrêa. Nessa fase há uma diminuição da percepção da sede, então sempre carregue uma garrafinha de água para garantir a hidratação.
 
Programa Viver Bem Unimed Porto Alegre
 
O Programa Viver Bem possui atividade de educação alimentar para todas as idades. No dia 11 de outubro, a partir das 15h30, no Unifácil (Av. Farrapos, 1602 – Floresta, Porto Alegre), acontece o Encontro Mensal do programa de Alimentação que irá tratar sobre a dinâmica da mudança. A atividade é gratuita e aberta ao público.
 
Já no dia 20 de outubro é a vez das crianças aprenderem sobre alimentação saudável e atividades físicas em um piquenique promovido pelo programa. A atividade acontece das 10h às 12h, no Espaço Viver Bem (Rua Miguel Tostes, 823 – Rio Branco - Porto Alegre), e é exclusiva para clientes Unimed. 

Para saber mais do Programa Viver Bem Unimed Porto Alegre, conhecer demais atividades e conferir a agenda completa, acesse www.unimedpoa.com.br/viver-bem


Autor: Anna Dalbem
Fonte: Enfato

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581