.
 
 
Hospital recebe equipamento para perícia psiquiátrica
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


19/10/2009

Hospital recebe equipamento para perícia psiquiátrica

O equipamento realiza a gravação de áudio e vídeo para documentar a perícia psiquiátrica, a fim de comprovar se a criança ou adolescente foi vítima de abuso sexual

O Crai acolhe por mês, em média, 135 vítimas de abuso

 O Centro de Referência no Atendimento Infanto-Juvenil (Crai) do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) receberá amanhã, 20, às 9h30, novo equipamento audiovisual para perícia psiquiátrica. A doação é da Associação dos Juízes do RS (Ajuris) para o Instituto Geral de Perícia (IGP) e será utilizada pela estrutura do hospital.

O equipamento realiza a gravação de áudio e vídeo para documentar a perícia psiquiátrica, a fim de comprovar se a criança ou adolescente foi vítima de abuso sexual. Atualmente, o registro da perícia psiquiátrica é realizado por um gravador de áudio e a filmagem potencializará a concretização de provas. "Devido ao uso de equipamento audiovisual e de áudio, a vítima depõe uma única vez, e o material registrado será analisado tanto pela equipe de saúde quanto pela perícia", explica a coordenadora do Crai, Eliane Soares.

O Centro de Referência no Atendimento Infanto-Juvenil é uma integração entre as equipes de saúde do HMIPV, do Departamento Médico Legal (DML) – ligado ao Instituto Geral de Perícia do Estado (IGP) - e da Delegacia da Criança e do Adolescente (Deca). Segundo a coordenadora, a integração entre três instâncias é pioneira no país. "O fato de a equipe de saúde, a delegacia e a perícia estarem articulados evita a revitimização da criança ou adolescente. Isso porque, quase sempre, ela é obrigada a depor várias vezes, o que não acontece no HMIPV devido a essa integração" conclui Eliane.

São acolhidas por mês, em média, 135 vítimas de abuso sexual no hospital, sendo que, destas, 50% são de Porto Alegre e os outros 50% chegam da Região Metropolitana e do interior. A equipe psiquiátrica de perícia conta com seis psiquiatras e um psicólogo perito.

CRAI - O Centro de Referência no Atendimento Infanto-Juvenil fornece acompanhamento integral, desde o registro da ocorrência policial, preparação para a perícia médica, notificação ao conselho tutelar e avaliação clínica até o encaminhamento para tratamento terapêutico na rede de saúde do município de origem da vítima.


Autor: Agência POA Multimídia
Fonte: Prefeitura Municipal de POA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581