.
 
 
RGE realiza último encontro de programa de eficiência energética e premia melhores projetos
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


29/11/2018

RGE realiza último encontro de programa de eficiência energética e premia melhores projetos

Instituições do poder público e indústrias de Caxias, Garibaldi e Bento Gonçalves ficaram nas primeiras colocações

Seis projetos foram premiados nesta quarta-feira, 28, no evento de encerramento do Programa Educacional de Eficiência Energética (PEEE) promovido pela Rio Grande Energia (RGE) nos últimos nove meses. O evento aconteceu na sede da empresa, em Caxias do Sul, e premiou os três primeiros colocados da turma da indústria e também os três primeiros do poder público e instituições sem fins lucrativos. Todos os projetos têm como objetivo o uso mais racional da energia elétrica nos seus espaços.
 
Entre os projetos apresentados pela turma da indústria, o aluno Anderson Rogério Dornelles dos Santos, da empresa Toldo S/A, de Caxias do Sul, ficou em primeiro lugar. O projeto prevê a troca de um compressor de ar na empresa aumentando, assim, a capacidade de geração e aliviar a carga. Em segundo lugar, o aluno Ismael Carlos Ferla, da empresa Maison Forestier Comércio de Vinhos e Espumantes, de Garibaldi. Em terceiro, Silvia Feistler Rocha, da Gecele Metalúrgica, também de Caxias do Sul.
 
Já na turma voltada ao poder público e instituições sem fins lucrativos, o primeiro lugar e segundo lugares ficaram com alunos da Fundação Universidade de Caxias do Sul. Em primeiro, o projeto da aluna Elisa Pinheiro Dalla Palma que prevê a substituição de lâmpadas menos eficientes de energia por iluminação de alta eficiência, diminuindo o consumo. Na segunda colocação ficou a aluna Pricila Klein e em terceiro, Delton Picolo, da Prefeitura de Bento Gonçalves.
 
O presidente da RGE e RGE Sul, José Carlos Tadiello, participou do evento e destacou a relevância dos projetos apresentados para a eficiência do consumo de energia nas sedes das indústrias e do poder público. “Para a RGE é muito importante e gratificante ter este viés educacional na sua atuação. Nós incentivamos, sempre, que o consumo de energia seja consciente e que todos os nossos clientes possam adotar métodos tecnológicos não apenas para reduzir a conta de energia, mas para usá-la da melhor maneira possível”, destaca o presidente.
 
Os seis premiados receberam notebooks, tablets e smartphones. Entre março e novembro, mais de 600 alunos participaram do Programa Educacional de Eficiência Energética que teve aulas teóricas e a elaboração de projetos práticos de gasto eficiente de energia elétrica. Os projetos poderão, agora, ser implantadas nas empresas e instituições aos quais os participantes estão vinculados.
 
O curso, que integra o Programa de Eficiência Energética da RGE, aconteceu na modalidade semipresencial, com todos os conteúdos disponibilizados em um sistema online. Ocorreram três encontros presenciais em Caxias do Sul e Passo Fundo. Entre os principais objetivos da capacitação estão gerar um portfólio de eficiência energética personalizado para cada órgão ou empresa; reduzir o consumo de energia e, por consequência, os custos nesses locais; fomentar a cultura do consumo consciente de energia elétrica; e capacitar os funcionários de empresas e instituições, clientes da RGE, para que possam identificar melhorias no consumo nas suas instalações.
 
Segundo o coordenador do Programa de Eficiência Energética da RGE, Odair Deters, é preciso trabalhar, de maneira sistemática, projetos de educação para o consumo de energia, seja com pequenos, médios ou grandes clientes, como é o caso da maioria das indústrias e órgãos ligados ao poder público, como os hospitais. “Projetos como este levam informação aos clientes. Instigamos todos a pensarem, junto com a distribuidora de energia, em ações para que o consumo de energia seja mais eficiente e racional”, ressalta Deters.
 
Ele também frisa que, a partir de capacitações como a do Programa Educacional de Eficiência Energética, as empresas podem apresentar projetos mais completos de eficiência energética nas chamadas públicas divulgadas anualmente pela RGE, quando as ações passam a ter apoio financeiro da distribuidora para sua concretização.
 
O curso teve duração de 260 horas e contou com acompanhamento de tutores durante todo o processo, seja nas capacitações e encontros presenciais ou à distância. O investimento na execução deste programa foi superior a R$ 2 milhões, custeando todos os materiais para as aulas, bem como a presença de instrutores.
 
Sobre a RGE
 
A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Originada do modelo de concessão pública para distribuição de energia elétrica em 21 de outubro de 1997, a empresa atende 255 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado.
 
A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² - 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior polo agrícola, pecuário, industrial e turístico do estado.
 
A RGE busca os mais altos níveis de eficiência no atendimento aos seus clientes sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2006 a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro.
 
Sobre a CPFL Energia
 
A CPFL Energia, há 105 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.
 
Com 14% de participação, a CPFL Energia é vice-líder no mercado de distribuição, totalizando cerca de 9,4 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14% na venda para consumidores finais. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.
 
Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Ao final do primeiro trimestre de 2018, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.283 MW. 

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3 e ADR Nível III na NYSE, além de participar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 pelo 13º ano consecutivo. O Grupo também ocupa posição de destaque como um dos maiores investidores brasileiros em arte, cultura e esporte. 


Autor: Anderson Guerreiro
Fonte: Assessoria de imprensa RGE e RGE Sul
Autor da Foto: Kelen Turmina

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581