.
 
 
Controle do estresse pode ajudar a engravidar, indica estudo
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


20/10/2009

Controle do estresse pode ajudar a engravidar, indica estudo

m estudo apresentado esta semana no congresso da American Society for Reproductive Medicine confirma que a redução do estresse pode ajudar as mulheres a engravidar

Muitas pessoas já ouviram falar que casais que querem muito ter um filho só conseguem engravidar quando ficam menos ansiosos e relaxam um pouco. Um estudo apresentado esta semana no congresso da American Society for Reproductive Medicine confirma que a redução do estresse pode ajudar as mulheres a engravidar. Em pesquisa com 97 mulheres que tentavam engravidar através de procedimentos de fertilização in vitro, os pesquisadores notaram que aquelas que passaram a participar de um programa de controle do estresse tinham 160% mais chances de ficarem grávidas.

"Esse estudo mostra que o controle do estresse pode melhorar as taxas de gravidez, minimizando o estresse do manejo da fertilidade, melhorando as taxas de sucesso dos procedimentos de fertilização in vitro e, finalmente, ajudando a aliviar o peso emocional para as mulheres que estão enfrentando os desafios de tentar conceber", explicou a pesquisadora Alice Domar, da Universidade de Harvard, nos EUA.

De acordo com os pesquisadores, o programa não afetou a taxa de concepção na primeira tentativa. Porém, para as mulheres que falharam na primeira tentativa de engravidar pelos métodos de fertilização in vitro, a redução do estresse fez grande diferença da segunda vez – 52% delas ficaram grávidas, comparado com apenas 20% daquelas que não participaram do programa.

Por isso, os especialistas defendem que abordagens como controle do estresse podem ser utilizadas complementarmente aos tratamentos da infertilidade. "Está claro, baseado em um estudo cuidadosamente desenvolvido, que uma abordagem holística para a infertilidade leva a melhores resultados para as pacientes", disse o médico Dale McClure, presidente da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva.

O estudo está na revista: American Society for Reproductive Medicine.


Autor: Imprensa
Fonte: Blog Boa Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581