.
 
 
Festival Internacional Sesc de Música tem próxima edição confirmada em Pelotas
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


27/01/2019

Festival Internacional Sesc de Música tem próxima edição confirmada em Pelotas

Encerramento da 9ª edição aconteceu na noite desta sexta-feira (25/01), com a apresentação da Orquestra Acadêmica e participação do grupo Voice In

A noite desta sexta-feira (25/01), em Pelotas, marcou a despedida da 9ª edição do Festival Internacional Sesc de Música, que movimentou a cidade durante 12 dias desde 14 de janeiro. O tradicional concerto de encerramento, regido pelo maestro Evandro Matté, apresentou a Orquestra Acadêmica, formada por alunos, e também contou com a participação do grupo Voice In e do violinista Yang Liu. A apresentação final contou com cerca de 5 mil pessoas no Largo do Mercado Público. Ao todo, ao longo da edição, o Festival atraiu cerca de 25 mil pessoas nos 60 espetáculos apresentados. O encerramento também foi marcado pela confirmação da próxima edição, anunciada pelo presidente do Sistema Fecomércio-RS/ Sesc/ Senac, Luiz Carlos Bohn: “Será um prazer reuni-los novamente em torno da música no próximo ano. Que venha 2020 e com ele o 10º Festival Internacional Sesc de Música”, declarou.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que prestigiou a ocasião, demonstrou entusiasmo com o anúncio. “Neste momento, é importante ressaltar quem faz um bom investimento em cultura no país e aqui no nosso Estado. Devemos reforçar que o Sesc/RS faz um excelente investimento em cultura, como é o caso deste Festival”, afirmou. Leite também falou sobre a importância do evento para a economia: “Considero que cultura é de suma importância a um povo, não só pelo lazer cultural, mas pelo impacto econômico e social. Por meio da cultura, acessamos a nova forma de economia, a economia criativa, alcançamos outros mercados, crescemos”.

Em sua fala inicial, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, também enfatizou a satisfação em abrigar o Festival e o impacto do evento na região. “O Festival é uma alegria para Pelotas. Além do ganho cultural, a nossa economia se beneficia com esse giro em um momento em que a cidade perde muito movimento”, comenta. O espetáculo de encerramento também foi prestigiado por autoridades como o secretário especial de Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires; o diretor nacional do Sesc, Carlos Artexes Simões; o diretor regional do Sesc/RS, Luiz Tadeu Piva; secretários estaduais; prefeitos municipais, e outras autoridades.

O 9º Festival Internacional Sesc de Música movimentou Pelotas durante duas semanas. Considerado um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina, trouxe à cidade professores de 14 nacionalidades e proporcionou 60 espetáculos gratuitos. Também reuniu 380 alunos que participaram de 22 cursos, entre instrumentos, canto, choro e composição e apresentações. Além de ocupar espaços como o Theatro Guarany e o Conservatório de Música, a nona edição se destacou pela forte inserção dos Festivais na Comunidade, com mais de 20 apresentações levando a música aos mais variados espaços da cidade, como hospitais, asilos, igrejas e até Zona Rural. Outra novidade também foi a implementação do Curso de Choro, dando mais espaço para o aprendizado de violão, acordeon, bandolim e cavaquinho, além dos sopros e a percussão. No ano anterior, o gênero estava inserido na modalidade de oficina com menor duração. Nesta edição, somaram à programação grupos convidados como a Sphaera Mundi Orquestra, Orquestra São Pedro, grupo Quinta Essentia, Yangos, Orquestra Unisinos e o quinteto de cantores Voice In.

A realização do Festival é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Faculdade Senac, Bibliotheca Pública Pelotense, Unisinos, OSPA, Expresso Embaixador, Biri Refrigerantes, Ecosul e Café 35.

Sobre o Sesc/RS – Com sete décadas de atuação no Brasil e no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 100% dos municípios gaúchos, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. Todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 43 Unidades Operacionais Sesc e 20 Unidades Sesc/Senac.
 
SOBRE O 9º FESTIVAL INTERNACIONAL SESC DE MÚSICA
 
O QUE É? O Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores da área na América Latina e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais.
QUANDO? De 14 a 25 de janeiro de 2019, em Pelotas/RS.
COMO? Durante o Festival, no turno da manhã, acontecem as classes (cursos); no período da tarde, os ensaios; e à noite, as apresentações, todas com entrada franca para a comunidade.
 
DADOS GERAIS
 
- A realização do Festival é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Faculdade Senac, Bibliotheca Pública Pelotense, Unisinos, OSPA, Expresso Embaixador, Biri Refrigerantes, Ecosul e Café 35
 
- 52 professores de 14 nacionalidades diferentes
- Cerca de 500 profissionais da música, entre professores, alunos, músicos e técnicos
- Espetáculos gratuitos (concertos no Theatro Guarany, espetáculos nos palcos externos, recitais de alunos, concertos de Música de Câmara e recitais na comunidade)
- 24 cursos disponibilizados (19 instrumentos + canto lírico + composição + choro + prática de orquestra e banda sinfônica), reunindo cerca de 380 alunos de diversos estados e países
 
CURSOS
 
Música de Concerto
Violino | Viola | Violoncelo | Contrabaixo
Flauta | Oboé (Corne-inglês) | Clarinete | Fagote
Trompa | Trompete | Trombone | Trombone Baixo | Tuba | Saxofone | Eufônio
Harpa | Percussão | Violão Clássico | Canto Lírico
Piano | Composição | Choro (Violão, Sopros, Acordeon, Bandolim, Percussão e Cavaquinho)
 
Prática de Orquestra e de Banda Sinfônica
Os cursos de Prática de Orquestra e Prática de Banda Sinfônica não disponibilizam matrícula. São realizados pelos alunos selecionados entre os participantes dos cursos de instrumentos
 
Música de Câmara
Recitais de Música de Câmara são organizados no decorrer do Festival e apresentados nos horários designados para recitais de alunos
 


Autor: Usina de Notícias
Fonte: Assessoria de imprensa Sesc/RS
Autor da Foto: Divulgação SESC/RS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581