.
 
 
Ministério da Saúde agiliza processo de diagnóstico do HIV
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


21/10/2009

Ministério da Saúde agiliza processo de diagnóstico do HIV

Os recursos serão mais avançados em todo o país

Os exames para diagnosticar o vírus HIV, causador da aids, contam agora com recursos mais avançados em todo o país. A partir de agora, nas localidades onde não existam laboratórios é possível realizar os exames coletando uma gota de sangue do paciente em papel filtro.

O material colhido passa por um processo de secagem, é colocado em um envelope lacrado e enviado a um laboratório de referência. A medida vale para as instituições públicas e privadas credenciadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A técnica da unidade de laboratório do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Andressa Bolzan, afirmou, durante entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, explicou o novo processo de coleta de sangue para os exames dá mais agilidade ao resultado.

“Antes esse procedimento de análise de amostra de sangue acontecia no laboratório em três etapas: eram realizados dois testes de primeiro momento e isso com a mesma amostra. Também tinha o terceiro, que era o confirmatório. Hoje, em função dos avanços tecnológicos, são necessárias apenas duas análise para concluir o diagnóstico do paciente, sem perder a confiabilidade e as amostras podem seguir pelos Correios, desde de que coletadas em papel específico”, disse.

Segundo Andressa Bolzan, as grávidas também podem fazer esse tipo de exame. “Se no primeiro trimestre da gestação a mãe não fez o teste, no momento do parto precisa fazer, para evitar a transmissão da doença ao bebê. Caso o resultado da amostra coletada aparecer a palavra indeterminada, ela terá a possibilidade de fazer um teste de biologia molecular, que vai identificar o vírus e não os anticorpos presentes no organismo”, afirmou.


Autor:
Fonte: Agência Brasil

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581