.
 
 
Entidades médicas pedem solução para o problema da saúde pública
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


22/10/2009

Entidades médicas pedem solução para o problema da saúde pública

Manifestação na Câmara pede qualidade ao SUS e regulamentação da EC 29

Na manhã desta quarta-feira, dia 21 de outubro, médicos se reuniram na Câmara dos Deputados para chamar atenção da sociedade e cobrar das autoridades uma solução para a situação cada vez mais caótica no sistema público de saúde.

Para o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), com o movimento, os profissionais médicos não só defendem suas corporação, mas também a melhoria da qualidade de saúde para toda a população. “Quando o médico defende uma remuneração digna e melhores condições de trabalho ele também está defendendo os direitos dos cidadãos. O SUS garante a universalização da saúde pro povo brasileiro, entretanto está sofrendo de anemia aguda por falta de gestão correta do dinheiro público deste e de outros governos”, afirmou Alencar.

O vice-presidente do CFM, Carlos Vital, ressaltou a valorização profissional no Sistema Único de Saúde dando ênfase a carreira de Estado: “o médico precisa de uma carreira de Estado e melhores condições de trabalho. Aclamamos uma melhoria da assistência para a população”.

O deputado Eleuses Paiva (DEM-SP) defendeu a imediata regulamentação da Emenda Constitucional 29. “Temos que ter mais postura para exigir mais recursos para a saúde, precisamos que se regulamente a EC29 para que melhore a saúde para a população”, enfatizou Paiva.

A manifestação faz parte de um amplo movimento que as entidades médicas nacionais – Conselho Federal de Medicina (CFM), Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e Associação Médica Brasileira (AMB).

51 bilhões de reais. É disso que o Sistema Único de Saúde precisa, em caráter de emergência, para fechar suas contas em 2009. O sistema, do qual 140 milhões de pessoas dependeram no ano passado para receber atendimento nos ambulatórios e hospitais públicos do país, precisaria de algo em torno de R$ 119 bilhões este ano, mas conta apenas com R$ 48 bilhões alocados. As informações são do secretário geral da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Mário Fernando Lins, um dos organizadores do protesto que a Federação, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Médica Brasileira (AMB) realizaram nesta quarta-feira, 21/10, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Câmara homenageia médicos

A sessão solene em homenagem ao dia do médico, realizada nesta terça-feira (20/10), na Câmara dos Deputados chamou a atenção dos parlamentares para as dificuldades enfrentadas pela categoria médica. A sessão lotou o plenário principal da Câmara de médicos e representantes das entidades médicas de todas as regiões do país. A iniciativa partiu dos deputados Ronaldo Caiado (DEM/GO) e Eleuses Paiva (DEM/SP).

Vestidos de jaleco verde, os médicos reivindicaram melhores condições de trabalho e a aprovação das leis que tramitam no Congresso beneficiando a categoria. Entre elas, a aprovação da Emenda 29, do projeto que define o salário médico, da lei que cria um Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos e pela aprovação do Projeto de Lei 7703/06, que regulamenta a profissão médica.

 


Autor: Imprensa - CFM e Fenam
Fonte: FEHOSPAR

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581