.
 
 
Projeto promove visita de cachorros de estimação aos pacientes do Hospital São Lucas da PUCRS
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


30/04/2019

Projeto promove visita de cachorros de estimação aos pacientes do Hospital São Lucas da PUCRS

A iniciativa abre para os internados a mais de sete dias a oportunidade de receber a visita dos seus cachorros, buscando trazer mais conforto e alegria para os pacientes.

Os animais de estimação são verdadeiros companheiros, sempre ao nosso lado quando mais precisamos. Por isso, estar longe daqueles que nos trazem tanto amor e carinho é complicado. Para tornar o ambiente e a experiência hospitalar mais acolhedora, o Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) lançou o projeto Pata Amiga. A iniciativa abre para os internados a mais de sete dias a oportunidade de receber a visita dos seus cachorros, buscando trazer mais conforto e alegria para os pacientes.

“O contato com animais vai muito além da companhia que proporcionam. Um pequeno tempo diário dedicado a eles funciona como uma terapia ao ser humano. A capacidade de brincar e doar amor diminui muito o estresse. Com este intuito apresentamos o projeto Pata Amiga, pensando nos benefícios aos nossos pacientes”, ressalta a diretora assistencial da instituição, Simone Ventura.

Para encontrar o seu PET no hospital, o caminho inicia com a demonstração de interesse por parte da família para a equipe de enfermagem. São eles os responsáveis por fazer o contato com o médico responsável que libera ou não o encontro, levando em conta o quadro de saúde e pesando os riscos e benefícios. Após a autorização, a equipe do projeto entra em ação para combinar os detalhes e orientar sobre as condições que devem ser cumpridas para garantir a segurança da entrada dos pets. O processo acompanhado por colaboradores capacitados, seguindo um protocolo e combinações com a família.

“Existem alguns estudos que falam sobre o benefício psicológicos e fisiológicos das visitas dos animais de estimação para as pessoas hospitalizadas. No HSL, as experiências vêm sendo muito positivas. Temos inúmeros relatos das equipes médicas sobre casos em que a ação trouxe uma grande e positiva evolução assistencial nesses pacientes”, explica uma das coordenadoras da iniciativa, enfermeira Roberta Marco.

Entre as ações bem-sucedidas está a visita da pequena Phoebe para a senhora Marieta Pasqualotti. Segundo os familiares, a iniciativa trouxe um reflexo positivo tanto para a paciente quanto para o animal de estimação. “No nosso caso, toda vez que minha mãe tem que ficar internada a nossa cadelinha, fica muito triste. Cada vez que chegávamos do hospital, ela vinha correndo nos cheirar para sentir o cheiro dela. Da mesma forma, a mãe sente muita falta, pois as duas são muito apegadas e não se desgrudam. Quando ficamos sabendo que poderíamos trazer a Phoebe, a nossa família ficou muito feliz e, no dia da visita, foi muito emocionante para todos. A mãe, que já estava internada há quase 20 dias naquela ocasião, se emocionou também ao ver ela. Gostaríamos de agradecer novamente a equipe e a todo os envolvidos nesse trabalho lindo”, conta Marilene Pasqualotti, filha da paciente. 

Critérios para a visita dos animais 

· Liberação do médico assistente.

· O cachorro deve ser saudável e com comportamento previsível.

· Permanecer com focinheira e guia ou em compartimentos de transporte para acessar as dependências do hospital.

· Vacinas em dia e atestado de Médico Veterinário no momento da visita com, no máximo, 5 dias da data da visita ao hospital.

· Banho, no mínimo, 24 horas antes da visita.

· Será permitido somente 1 (um) cachorro por paciente, nas áreas administrativas ou áreas externas do hospital. 


Autor: Redação
Fonte: Hospital São Lucas Da PUCRS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581