
Uma das causas mais nobres apoiadas pela Unicred Porto Alegre, cooperativa do sistema Unicred é a doação de órgãos. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o número de doadores de órgãos caiu 20% em 2018 no Rio Grande do Sul em relação a 2017. Ao todo, foram 238 doações em 2018, e 295 no ano anterior. Com isso, a cooperativa está fortemente engajada nas campanhas que envolvem o assunto. A última participação foi prestigiar o aniversário de três anos da casa de apoio Madre Ana, instituição ligada a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e grande parceira nos projetos que envolvem a doação. A instituição abriga crianças, adultos e familiares do interior do RS e também de outros Estados, que realizam procedimentos no hospital, em sua maioria em busca de transplantes ou tratamento oncológico.
A celebração aconteceu no último dia 20 e contou com a presença do vice-presidente da Unicred Porto Alegre, Dr. João Vicente Bassols, que, na ocasião recebeu em nome da cooperativa, um diploma em agradecimento a contribuição para o desenvolvimento do trabalho realizado pela casa. De acordo com o Dr. Bassols, a Unicred apoiar a casa é alimentar a esperança de quem necessita: “Sabemos que muitas pessoas buscam a Santa Casa para tratamento, mas nem todas residem em Porto Alegre e conseguem acesso facilmente. Nós, da Unicred Porto Alegre, que sempre prezamos por prosperidade, sentimos um orgulho imenso em fazer parte do processo de cura de todos que buscam a casa” – afirma.
O evento também teve a presença de diversas autoridades e mantenedores da casa, bem como uma celebração religiosa, dirigida pelo Arcebispo de Porto Alegre, D. Jaime Spengler. Em seguida, Renato Borghetti e a fábrica de gaiteiros realizaram um show, em parceria com a Orquestra Jovem do RS, regida pelo Maestro Telmo Jaconi.
Ao longo de três anos, a casa de apoio Madre Ana já recebeu mais de 2.500 hospedes de todas as partes do país, a maioria crianças, acompanhadas de seus familiares, em busca de tratamento acessível. Atualmente, a entidade trabalha com a capacidade máxima de 60 leitos, com expectativa de aumentar para 80 nos próximos anos.