.
 
 
Ética na prática da enfermagem
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


26/10/2009

Ética na prática da enfermagem

Conselho Regional de Enfermagem do Rio anuncia a criação de comissões de ética

A Comissão de Ética do COREN do Rio de Janeiro anunciou que irá criar em 2010, nos grandes hospitais do estado, núcleos do órgão, voltados para a solução de conflitos que envolvam os profissionais de enfermagem com as suas respectivas chefias. A ideia surgiu durante a realização do “1 Seminário Estadual sobre a ética no exercício de enfermagem” patrocinado pelo COREN. De acordo com a coordenadora da Comissão de Ética da autarquia, Ana Lúcia Telles, a proposta já constava do cronograma de ações do COREN fluminense previstas para o exercício de 2010. A dirigente explicou que a ideia é a de levar a comissão de ética da autarquia para dentro das unidades hospitalares, criando núcleos avançados do setor. “Os núcleos nos hospitais farão uma espécie de filtro. As demandas que não forem solucionadas nas unidades serão encaminhadas ao COREN”, informou Ana Lúcia, lembrando que atualmente a Comissão de Ética da autarquia registra 38 processos em curso, e outros 50 aguardando julgamento.

O “1 Seminário Estadual sobre a ética no exercício de enfermagem” terminou nesta quarta-feira (dia 14). A acadêmica da UNI-Rio, Camilla Malveira, de 19 anos, comemorou o fato de ter assistido às palestras durante os dois dias de realização do encontro. "Foi um aprendizado. Os professores neste tipo de encontro conseguem realmente passar conhecimento para aqueles que estão abraçando a profissâo", resumiu a estudante.

A proposta de promover um encontro sobre ética foi resumida pela coordenadora da Comissão de Ética do COREN como uma necessidade. “O grande problema são as relações interpessoais”, diagnosticou Ana Lúcia Telles, que se disse feliz com os resultados dessa primeira versão do seminário que, segundo ela, tem o propósito de se tornar uma referência daqui por diante.

A dirigente da autarquia afirmou que a infração mais comum nos processos instaurados na Comissão de Ética é a adulteração da data de validade da franquia provisória, o documento que permite ao profissional trabalhar até a obtenção do registro definitivo. A presidente da Junta Interventora do COREN, Rejane de Almeida, destacou ser elevado o número de processos em curso atualmente na Comissão de Ética da autarquia. Rejane observou ainda a importância de se debater o tema no ambiente de trabalho. Ela se mostrou impressionada com o relato de alguns casos dando conta da relação de litígio envolvendo chefes de setor com os seus respectivos subordinados. A Presidente da Junta Interventora do COREN salientou ainda que a violação do Código de ética é um tema recorrente. Explicou que é comum ser solicitada a esclarecer dúvidas ou ouvir relatos de casos que configuram flagrantes violações do Código de ética da categoria, regulamentado através da Resolução 311/2007, do COFEN.

O presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio de Janeiro, Pedro de Jesus, afirmou que a inexistência de um piso salarial para os profissionais de enfermagem e a não regulamentação da jornada de trabalho semanal da categoria constituem violações graves do código de ética que regula o exercício da profissão. Ele reverenciou a enfermeira e educadora Maria José Bezerra de Araújo – presente na platéia -, atribuindo-lhe o título de “ícone da enfermagem no Brasil”. A professora e diretora da Escola de Enfermagem Anna Nery, Maria Antonieta Tyrrel, fez um discurso emocionado sobre o conceito de ética no ambiente de trabalho, sendo aplaudida pela plateia.

A presidente da ABEN-RJ, Iracy França, homenageou o casal de enfermeiros Marcos e Edma Valadão, assassinados em 1990. O presidente do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (SATEM/RJ), Roberto Pereira, preferiu saudar os colegas pela realização do evento e, por fim, frisou que as eventuais divergências ocorridas durante o encontro servirão para o aperfeiçoamento da profissão.
 


Autor: Setor de Imprensa
Fonte: COREN-RJ

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581