.
 
 
Associação Brasileira de Automação passa a contribuir com o novo Plano Diretor da Embrapa
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


31/07/2019

Associação Brasileira de Automação passa a contribuir com o novo Plano Diretor da Embrapa

Entidade é a nova convidada para colaborar em pesquisas de sistemas de automação

Objetivos são estimular a adoção de padrões de identificação na agricultura e garantir a qualidade dos alimentos e a segurança do consumidor

São Paulo, 31 de julho de 2019 – A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil passa a integrar o grupo de convidados externos para a construção do novo Plano Diretor da Embrapa – o VII PDE. A partir de agora, a entidade pretende contribuir com a Embrapa no desenvolvimento de pesquisas de sistemas de automação, além de promover padrões GS1 de identificação em produtos agrícolas com a finalidade de aumentar a qualidade dos alimentos produzidos no país e garantir a segurança do consumidor.

A celebração da parceria é resultado do relacionamento da direção da sede da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil em Brasília (DF) com autarquias e órgãos do Governo, entre elas as câmaras setoriais e temáticas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da qual a Embrapa é subsidiária.

De acordo com João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, “a automação bem orientada proporciona o diferencial competitivo a todos os empresários, pois racionaliza processos, eleva a produtividade e diminui custos”. Na agricultura, os padrões GS1 – os códigos de barras são os mais conhecidos – dão início à identificação única e inequívoca de cada produto do campo, proporcionando processos orientados à rastreabilidade em toda a cadeia de abastecimento, desde o produtor até o consumidor. Como exemplo, Oliveira cita casos bem-sucedidos no Brasil na produção de melões, uvas, pimentões amarelo e vermelho.

Há uma parceria da associação com a Confederação Nacional de Agricultura (CNA), cujo resultado foi um projeto para atender pequenos agricultores na criação de um sistema de rastreabilidade em folhas, legumes e vegetais. A exigência da rastreabilidade desses produtos faz parte da Instrução Normativa Conjunta (INC) n° 2, de 08/02/18, da Anvisa e do Mapa, que tem como objetivo garantir a segurança dos alimentos desde a origem até a mesa do consumidor. Outra parceria da entidade é com a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). Nesse caso, o trabalho deu origem ao selo de importação que identifica cada fardo de algodão exportado e agrega mais valor ao produto.

Código Verde – Durante a reunião dos representantes da GS1 Brasil e da Embrapa, que gerou a parceria, a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil teve a oportunidade de apresentar um projeto inédito no mundo – Código Verde. Trata-se da primeira vez que padrões GS1 identificam plantas de mata nativa em um processo de rastreabilidade automatizado. O projeto Código Verde é aplicado no Viveiro de Plantas do Legado das Águas, inserido na maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil, com 31 mil hectares. A viabilidade do projeto se deu pela parceria da GS1 Brasil com a Reservas Votorantim, além das empresas PariPassu, Zebra Technologies e 3M.

Com isso, já é possível garantir o padrão de qualidade durante todo o processo de manejo da planta, da coleta na matriz até o destino. A identificação das matrizes é um recurso essencial para garantia da variabilidade genética que está vinculada ao sucesso dos projetos de reflorestamento e paisagismo. De acordo com João Carlos de Oliveira, “além de contribuir em um projeto de conservação de uma área que representa 1,5% dos 9% restantes da Mata Atlântica do estado de São Paulo, a entidade mostra que a tecnologia pode contribuir para viabilizar a sustentabilidade”. Feito antes manualmente, o processo de rastreabilidade de cada muda das espécies da Mata Atlântica agora é automatizado no padrão GS1, usado em todo o mundo.

Sobre a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. A organização brasileira tem 58 mil associados. Mais informações em www.gs1br.org


Autor: Cristine Pires
Fonte: Assessoria de Imprensa da GS1 Brasil

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581