.
 
 
Dia Mundial de Combate à Osteoporose
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


17/10/2019

Dia Mundial de Combate à Osteoporose

Docente do Senac Saúde fala sobre a doença que atinge milhões de brasileiros

A osteoporose é um quadro clínico em que uma redução da densidade dos ossos faz com que os mesmos enfraqueçam e se tornem suscetíveis a fraturas. O Dia Mundial de Combate à Osteoporose é lembrado no dia 20 de outubro e alerta sobre a importância da prevenção e os riscos da enfermidade, que atinge principalmente os idosos e as mulheres na pós-menopausa, devido a uma diminuição dos hormônios sexuais. Uma forma de investigar, é através do exame de densitometria óssea.

De acordo com o docente da área da Saúde do Senac Saúde, Adalvane Nobres Damaceno, para tratar e amenizar os sintomas da doença, a dieta diária deve incluir alimentos ricos em cálcio, pois ele é um mineral indispensável para garantir a recomposição da estrutura óssea. “Para prevenir a doença, também deve-se ingerir alimentos com cálcio e vitamina D, praticar atividade física regularmente e a exposição solar deve se moderada”, explica o professor.

De forma mais isolada, a osteoporose também pode atingir algumas pessoas que ainda não atingiram os 50 anos de idade. A má alimentação e o sedentarismo podem antecipar esse processo. A justificativa é que a massa óssea é formada durante a juventude e começa a se deteriorar após os 30 anos de idade.

A doença pode ser provocada por diversos fatores como hereditariedade, sedentarismo, magreza, menopausa precoce, tabagismo e consumo excessivo de álcool ou cafeína. A osteoporose é de instalação silenciosa. “É importante lembrar que as fraturas do quadril e da coluna estão relacionadas com maior mortalidade e podem incapacitar o indivíduo, provocando um enorme impacto na qualidade de vida”, diz Adalvane.

O docente destaca ainda que a enfermagem auxilia no cuidado da doença orientando os pacientes sempre de forma conjunta a equipe de saúde. Esses profissionais norteiam os pacientes sobre a prevenção e os hábitos de vida, incentivando uma alimentação adequada e a prática de exercícios. O profissional de enfermagem também é recomendado a ajudar no processo de compreensão da doença. 


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de Imprensa do SENAC/RS
Autor da Foto: PXHere

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581