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Unidade do Samu na Serraria é a 12ª base na Capital
 
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29/10/2009

Unidade do Samu na Serraria é a 12ª base na Capital

A unidade atenderá também as regiões dos bairros Cavalhada, Ipanema, Guarujá e Espírito Santo.

O prefeito José Fogaça e o secretário municipal de Saúde, Eliseu Santos, inauguraram na manhã de ontem, 28, mais uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no loteamento Caminhos de Belém, na Serraria. A unidade, que é a 12ª base do Samu na Capital, atenderá também as regiões dos bairros Cavalhada, Ipanema, Guarujá e Espírito Santo. A base conta, inicialmente, com uma equipe de suporte básico para atendimento de urgência 24 horas acionada pelo telefone 192. O investimento foi de R$ 142 mil.

A construção da nova base do Samu é uma demanda do Orçamento Participativo, aprovada em 2005, e foi viabilizada através de parceria com a iniciativa privada. O prefeito enfatizou que a conquista é a uma significativa demonstração do modelo de governança solidária local. “Este é um exemplo de ação de governo baseado na busca da cooperação. Estamos ampliando com qualidade o atendimento de saúde pública na cidade”, reforçou Fogaça.

Para o secretário municipal da Saúde, Eliseu Santos, “a inauguração de mais uma base da Samu na região traz o carimbo do modelo de gestão do governo, cuja prioridade é propiciar melhores condições de vida a população”. O coordenador de Urgências e Emergências da SMS, Sérgio Schiefferdecker, explicou que as bases são distribuídas geograficamente dentro do município com o objetivo de diminuir o trajeto de deslocamento entre o local em que ocorre a emergência e a unidade móvel, oportunizando um melhor tempo de resposta no atendimento.

Bases do Samu - Além de uma base no HPS e a nova, na Serraria, mais 10 bases descentralizadas atuam no atendimento de urgência nas principais zonas de Porto Alegre, todas monitoradas por um sistema de localização por satélite. As chamadas de urgência para o Samu são junto à Central de Regulação de Urgência, localizada no segundo andar do HPS, onde as telefonistas atendem 24h às chamadas gratuitas, com gravação completa das conversações. As chamadas são repassadas ao médico regulador que decide sobre o envio da ambulância (de suporte básico ou avançado) de acordo com os dados que permitem avaliar a gravidade do caso, transmitidos do local da ocorrência.


Autor: Imprensa
Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre

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