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GS1 Brasil e APAS lançam a joint-venture Vércer
 
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31/01/2019

GS1 Brasil e APAS lançam a joint-venture Vércer

Nova empresa atende à necessidade de trabalhar com dados precisos e atualizados

A GS1 Brasil e a Associação Paulista de Supermercados (APAS) anunciaram nesta quarta-feira, dia 29 de janeiro de 2020, o lançamento da Vércer, joint-venture que oferece serviços de qualificação de dados de produtos.

O evento de lançamento da nova empresa foi realizado na sede da GS1 Brasil, na capital paulista, e contou com a presença de representantes de supermercadistas e de importantes indústrias.

A Vércer nasce para atender a uma carência do mercado, que é trabalhar com dados precisos e atualizados nos processos na cadeia de suprimentos. Segundo estudos da área de Pesquisa & Desenvolvimento da GS1 Brasil, 94% das indústrias do País já enfrentaram algum tipo de problema causado por erros no cadastro de produtos.

Cadastros inconsistentes – com falta de informação ou dados incorretos – comprometem a operação das empresas, desde a indústria, passando pelo distribuidor e chegando ao varejo, gerando erros no inventário e na exposição das mercadorias. Compras emergenciais também acontecem com frequência no varejo por causa de erros no cadastro de produtos. Situações desse tipo reduzem a lucratividade e a eficiência dos negócios.

Atentas a essa questão, a GS1 Brasil e a APAS iniciaram, há cerca de um ano, o plano de negócios da nova empresa, que traz no nome a diretriz de seu trabalho: “ver”, de verificar, e “cer” de certificar.

“Nossa iniciativa com a Vércer é integrar tecnologia e mercado. Unimos a força tecnológica da GS1 Brasil com a força mercadológica da APAS para oferecer o melhor serviço de qualificação de dados”, afirmou o presidente da GS1 Brasil, João Carlos de Oliveira durante o lançamento da nova empresa.

A Vércer atenderá a uma grande dor do varejo: lidar com os dados de uma gama enorme de produtos. “As informações chegam ao varejo sem padronização e de diversas formas, por uma ficha, pelo e-mail ou WhatsApp, e isso gera falhas. Nesse sentido, a Vércer vem dar celeridade, produtividade e garantia na qualificação de dados”, disse o presidente da APAS, Ronaldo dos Santos.

O CEO da Inova Consulting, Luis Rasquilha, foi convidado para falar no evento sobre a evolução tecnológica e a importância da informação, que passou a ser o principal ativo das empresas nessa era digital.

“O foco da economia no futuro é usar a informação para trabalhar em corpos, mentes e cérebros. O futuro é de quem detém a informação”, afirmou Rasquilha, lançando uma provocação para a plateia. “Se o ativo mais importante é a informação, quanto tempos vocês estão dedicando para a gestão da informação e do conhecimento nas suas empresas? Como transformar a informação para orientar o negócio?”.

Como funcionam os serviços da Vércer

Nesse sentido, a nova empresa foi criada para justamente ajudar as empresas a lidar com informação. O trabalho da Vércer consiste em fazer a captura dos dados a partir dos produtos físicos – como peso, dimensões, GTIN, informações nutricionais, classificação tributária, fotos, etc. – e lançá-los em um cadastro baseado em uma plataforma na nuvem.

Para se ter uma ideia, é possível cadastrar mais de 400 atributos, desde dados da mercadoria até do palete, atendendo, assim, às necessidades dos canais físico e digital.

“O grande diferencial da Vércer está na distribuição dessas informações para o varejo. Vamos distribui-las de três formas: via API, que é uma conexão do sistema da Vércer com o sistema do varejo; online, ou seja, o usuário pode acessar os dados dos produtos diretamente na plataforma, e também em fichas de Excel”, explica o CEO da Vércer, Farias Souza.

Os serviços da Vércer envolvem:

  • Qualificação de dados de produtos, cadastrando mais de 400 atributos
  • Captura de imagens, com banco de imagens em alta resolução
  • Validação de GTIns
  • Laudo de qualidade de impressão do código de barras
  • Análise tributária
  • Sincronização das informações junto ao banco de dados da Sefaz
  • Suporte técnico certificado globalmente: processos certificados pela GS1 Brasil, única instituição no país autorizada a fazer a certificação para qualificação de dados Master Data Service (MDS), da GS1 Global.
  • Dessa forma, a Vércer ajudará as empresas a trabalharem com dados consistentes, acurados, certificados, atualizados e padronizados. Com isso, é possível ter uma operação na cadeia de abastecimento com mais visibilidade, produtividade, agilidade e melhor precisão no cadastramento de produtos.

Segundo Farias, a qualificação de dados também impacta de maneira positiva várias áreas do varejo, como vendas, marketing, logística, gestão de categoria e até planograma.

Benefícios para toda a cadeia

O serviço de qualificação de dados será oferecido às indústrias, que detêm os dados dos produtos, e as informações poderão ser acessadas gratuitamente pelos varejistas.

Para as indústrias, outro diferencial é que os dados dos produtos também estarão no Cadastro Nacional de Produtos (CNP), da GS1 Brasil.

A Vércer também apoiará os usuários da nova plataforma fazendo o envio dos atributos fiscais para o Cadastro Centralizado de GTIN (CCG), da Secretaria da Fazenda (Sefaz), evitando, assim, problemas na emissão de notas fiscais.

Vantagens para a indústria

  • Automação do processo de cadastro e de vendas, com eliminação do trabalho manual
  • Informações completas desde o lançamento do produto
  • Redução do tempo de lançamento do produto e antecipação de vendas

Vantagens para o varejo

  • Automatização do processo de cadastro, com eliminação do trabalho manual e menos erros
  • Maior velocidade de cadastro
  • Planogramas corretos
  • Dados de paletização, camadas e altura dos paletes

Vantagens para o e-commerce

  • Melhor experiência de compra para o cliente
  • Exposição correta do produto no site
  • Gestão de estoque
  • Qualidade da informação, com dados auditados e completos

Confira a entrevista com o CEO da Vércer

O CEO da Vércer, Farias Souza – executivo que em sua trajetória já passou por empresas como McDonald’s, Burger King, Mambo e Walmart – conversou com a reportagem do Portal de Notícias da GS1 Brasil no evento de lançamento da empresa, em São Paulo (SP). Acompanhe.

O que é a Vércer?

A Vércer é uma nova solução ao varejo para o serviço de qualidade de dados. Entendemos que as empresas de varejo não conseguem ter, hoje, um produto com dados completos, acurados e, principalmente, atualizados. As indústrias estão o tempo todo lançando produtos e não dá tempo de a informação chegar ao varejo de maneira completa e atualizada.

A Vércer vem para ajudar o mercado a ter informações acuradas, ou seja, certificadas. E por isso o nome Vércer – ‘ver’, de verificar, e ‘cer’, de certificar. A ideia é garantir que todos os canais do varejo, físico ou e-commerce, possam usar todas as informações ou atributos dos produtos.

Cada vez mais as pessoas estão consumindo produtos saudáveis, zero lactose, sem glúten. Então é preciso ter essa informação, de maneira válida e certificada. As pessoas encontram as informações no Google, mas quem valida esses dados? E se você tiver uma alergia, vai consumidor um produto que não tiver uma informação certificada? Então a Vércer vem para ajudar o varejo a ter esses dados completos.

Na prática, como funciona o serviço de qualificação de dados?

É um serviço para toda a cadeia de abastecimento. Quando a indústria cria o protótipo de um produto, ela envia o item físico para a Vércer, que faz a captura de informações, como peso, medida, dimensões da embalagem e fotos com imagens em alta resolução. Com isso, a indústria vai deixar a informação do produto em um único local, na nossa plataforma em nuvem, e a Vércer vai distribuir para todo o varejo.

O dono da marca, ou seja, a indústria, é quem contrata a Vércer para fazer o serviço de captura de informações e qualificação de dados. O varejista, por sua vez, pode acessar essas informações gratuitamente.

Importante destacar que essa qualificação segue o padrão de certificação internacional da GS1 para garantir as informações dos produtos.

A qualificação de dados se aplica a quais tipos de mercadorias?

Num primeiro momento, o foco são os produtos vendidos em supermercados. Mas, aos poucos, vamos avançar para cerca de 20 setores, como farma, fast fashion, material de construção, entre outros.

Quais são as expectativas com a nova empresa?

A APAS e a GS1, com uma equipe de cerca de 30 pessoas, criaram o plano de negócios da Vércer há cerca de um ano. A expectativa com o lançamento é enorme, porque, a partir de agora, damos um passo importante para começar a operação.

A Vércer será o hub onde a indústria e varejo não terão dúvida em consumir informação certificada de produtos. A transformação que vemos principalmente na área de tecnologia no varejo é enorme, então a Vércer vai conectar toda a cadeia de valor.

Saiba mais sobre a Vércer em: vercer.com.br 


Autor: Redação
Fonte: GS1 Brasil
Autor da Foto: Eliane Cunha

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