.
 
 
Saúde/Diagnóstico in-vitro
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


04/11/2009

Saúde/Diagnóstico in-vitro

Entidade do setor denuncia importações paralelas de equipamentos e inicia campanha de esclarecimento

No setor saúde, a falsificação de medicamentos tem sido prática comum, com o anúncio frequente de apreensões feitas pela Polícia Federal. Agora, a área de diagnóstico in-vitro também tem sido vítima de um problema muito semelhante. A denúncia é da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), entidade que reúne 40 empresas que totalizam mais de 70% desse mercado.

“São equipamentos sem comprovação de registro na Anvisa ou sem autorização da empresa detentora que entram no país via importação paralela, e que podem prejudicar o paciente, uma vez que, sem contar com peças originais ou assistência técnica do fabricante, podem gerar exames com resultados distorcidos ou imprecisos”, explica o secretário-executivo da CBDL, Carlos Gouvêa.

Diante do problema, a entidade formou um grupo de trabalho que já deu o pontapé inicial em uma campanha de esclarecimento, composta por três fases.

A primeira delas envolveu a elaboração de comunicação visual através de banners – “Não adianta reclamar”, “Não adianta lamentar”, “Não adianta pedir perdão” –, cujo texto complementar é “Comprar equipamento laboratorial sem registro é CRIME!” A CBDL pretende expor os banners em eventos do setor laboratorial, como já o fez recentemente, no 43º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica (CBPC/ML) que aconteceu de 15 a 18 de agosto em Belo Horizonte.

A segunda etapa consiste em uma campanha educativa por meio de anúncios nas revistas especializadas dirigidas a laboratórios e bancos de sangue, sempre com esclarecimentos baseados na legislação sanitária vigente no Brasil, que estará também no site da CBDL (www.cbdl.com.br).

Já a terceira e última fase será o lançamento de uma cartilha educativa que contará com o apoio da Anvisa e Ministério da Justiça, alinhada com campanhas de ambos os órgãos. Abordará questões como a importância de contar-se com equipamentos adquiridos de empresas idôneas, devidamente regulamentados perante a Anvisa e que tenham o registro válido.

De acordo com o secretário-executivo da CBDL, “o grupo de trabalho tem reunido material extenso sobre os danos e riscos que tal comércio irregular e ilegal tem causado, não apenas ao mercado, mas principalmente aos usuários.”

“O fato é que muitos laboratórios acabam iludidos por baixos preços e falsas promessas que, no final, não se cumprem, causando transtornos a eles próprios, aos fabricantes e, indiretamente, insegurança aos pacientes”, conclui Carlos Gouvêa.

Números do setor de diagnóstico in-vitro

Diagnóstico in-vitro são exames que se utilizam da análise de sangue, urina, ou outros fluidos para chegar a um diagnóstico. É o caso dos exames para detectar a gripe suína (H1N1), dengue, febre amarela, entre outras doenças. O mercado de diagnóstico in vitro no Brasil é formado por 88% de laboratórios clínicos, 11% de bancos de sangue e 1% de point of care. O valor importado pelas empresas que compõem a área de diagnóstico in-vitro está situado em torno de US$ 426 milhões (acumulado nos últimos 12 meses). O setor manteve um crescimento da força de trabalho de cerca de 12% no comércio atacadista, o que permitiu crescer 8% na área de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica. Isso representa um total de 122 mil empregos diretos, de acordo com dados do IBGE, apenas no âmbito laboratorial.


Autor: Imprensa
Fonte: Oficina de Mídia

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581