.
 
 
Hospital Moinhos de Vento reforça orientações sobre atendimento médico de emergência
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


22/07/2020

Hospital Moinhos de Vento reforça orientações sobre atendimento médico de emergência

Instituição mantém fluxos separados para COVID-19 e alerta para que pessoas que tiveram contato com caso positivo e estejam assintomáticas busquem a Unidade Iguatemi

Sintomas gripais, comuns nesta época do ano, fazem com que o paciente busque atendimento médico - muitas vezes no setor de emergência - para receber o tratamento adequado. Para garantir o cuidado e a segurança em todas as áreas e processos em razão da pandemia da Covid-19, o Hospital Moinhos de Vento estabeleceu fluxos diferenciados para o atendimento.

A recomendação do HMV é que as pessoas que tiveram contato com pacientes que testaram positivos e estejam assintomáticas, façam os testes conforme indicação médica – IgG e IgM e/ ou RT-PCR – na Unidade Iguatemi. Também é possível solicitar a coleta domiciliar e empresarial.

Atendimento na tenda para sintomáticos

Quem apresentar sintomas como tosse, dores no corpo, cansaço e/ou febre pode se dirigir à tenda, montada ao lado do Bloco A da Instituição, com acesso pela Rua Ramiro Barcelos. “Estamos oferecendo um atendimento exclusivo para pacientes com sintomas gripais, e a nossa recomendação é que procurem a tenda, não ocupando as emergências no momento em que há um aumento no número de casos de Covid”, ressalta a gerente médica do Hospital Moinhos de Vento, Gisele Nader Bastos. 

Serviço de emergência

Gisele observa ainda que a emergência segue operando normalmente e atende, prioritariamente, pacientes com outras doenças graves como acidente vascular cerebral, dor no peito e casos de infarto agudo do miocárdio. “Mesmo que haja um certo temor e algumas pessoas não procurem o serviço de imediato, é fundamental que, ao sentir um mal-estar, o cidadão busque ajuda médica. O tempo para receber um atendimento adequado faz toda a diferença”, completa. 

Testes disponíveis para detectar a Covid-19

Atualmente, são três tipos de diagnóstico. Confira os detalhes:

Teste Rápido IgG e IgM: a vantagem do teste IgG e IgM é a obtenção de resultados rápidos para a decisão da conduta. O exame identifica se a pessoa já entrou em contato e se está com o vírus. É realizado através da coleta de uma gota de sangue (picada na ponta do dedo do paciente) para análise e laudo na hora.

Sorologia: verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus, a partir da detecção de anticorpos IgA, IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao SARS-CoV-2. Para que o teste tenha maior sensibilidade, é recomendado que seja realizado, pelo menos, 10 dias após o início dos sintomas, porque a produção de anticorpos no organismo só ocorre depois de um período mínimo de exposição ao vírus. A coleta do material para análise consiste em uma amostra de sangue do paciente.

RT-PCR: o exame constata se o vírus está ativo no organismo. O RT-PCR (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction) é considerado o padrão-ouro no diagnóstico da Covid-19, cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada. A coleta de material é obtida através da raspagem da nasofaringe. 

Orientações para os testes

Os exames estão disponíveis tanto para pacientes quanto para quem deseja saber se, em algum momento, foi exposto ao vírus. O protocolo do Hospital Moinhos de Vento orienta que pessoas com menos de dez dias de sintomas façam o RT-PCR e, com mais de dez dias, o teste sorológico.

“Em relação à precisão, tanto o teste rápido quanto o RT-PCR são bastante específicos, ou seja, têm probabilidade maior que 95% de infecção se testar positivo. No caso dos testes negativos, a acurácia varia mais de acordo com o período da doença. O RT-PCR tem menos falsos negativos na primeira semana de sintomas, e o teste rápido tem cerca de 20% de falsos negativos no período recomendado de coleta do mesmo", explica o médico Paulo Pitrez, pneumologista pediátrico, Coordenador Institucional de Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento e membro do Comitê Científico da GINA (Global Initiative for Asthma) 

Disponibilidade

O Hospital Moinhos de Vento realiza dois tipos de exames para detectar a Covid-19: o Teste Rápido IgG e IgM e o RT-PCR. A coleta pode ser presencial ou domiciliar. No primeiro caso, basta entrar em contato com a Unidade Iguatemi pelo telefone (51) 3314.3434 ou acessar o agendamento online.

Já para informações e agendamentos relacionados às modalidades de Coleta Domiciliar e Coleta Empresarial, os telefones são (51) 3327.7170 e (51) 3327.7195.


Autor: Melina Fernandes
Fonte: Moinhos / Critério
Autor da Foto: Divulgação Hospital Moinhos de Vento

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581