.
 
 
Hospital Moinhos de Vento inaugura laboratório de patologia
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


06/11/2020

Hospital Moinhos de Vento inaugura laboratório de patologia

Unidade será aberta no dia 11 e contará com equipamentos de última geração para de análises e elaboração de diagnósticos

O Hospital Moinhos de Vento dá um importante passo na excelência dos serviços prestados. No próximo dia 11, às 11h30, será inaugurado o Patologia Moinhos. Além de contar com modernos equipamentos, o funcionamento de um laboratório próprio vai dar mais segurança, precisão e agilidade nos exames, cuja estrutura vai contar com equipamentos de última geração. Os investimentos são de R$ 10 milhões. A instituição será pioneira em Porto Alegre e na região metropolitana em ter, numa mesma área física, tanto a anatomia patológica quanto a biologia molecular, trabalhando em conjunto. 

“A nova unidade vem no nível de excelência dos serviços que já são prestados pelo Hospital Moinhos. E a Patologia é uma especialidade que dialoga com as outras áreas, sempre pensando no paciente. Além de um diagnóstico preciso e completo, o patologista busca, por meio das análises, as indicações para um melhor tratamento”, define Antonio Hartmann, chefe do Serviço de Patologia do Hospital. 

O laboratório permitirá 100% de rastreabilidade da amostra – o que se traduz em maior segurança. Será possível saber, passo a passo, em qual etapa do processo ela se encontra – o médico será sinalizado de todas as fases de análise e receberá o laudo por e-mail. Em consequência, também haverá mais agilidade e rapidez na entrega dos laudos. “Temos uma equipe especializada e altamente qualificada, que foi montada a partir da expertise de cada um para atender melhor aos pacientes”, destaca a coordenadora do Patologia Moinhos, Francine Hehn de Oliveira, que coordenou o processo de implantação do laboratório. 

O Patologia Moinhos fará as análises de áreas como Ginecologia, Obstetrícia, Centro Cirúrgico, Endoscopia e Dermatologia. No caso da Oncologia, o espaço terá um importante papel para a realização de uma segunda opinião. Um dos equipamentos destacados é o processador histológico que, por sua tecnologia, permite uma avaliação mais rápida, segura e de qualidade.  

Os médicos poderão encaminhar os exames diretamente ao laboratório, que terá funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. A unidade fica no 5º andar do Bloco A – acesso pela Rua Ramiro Barcelos, 910. 

A programação da inauguração segue a partir das 13h, com a live Grand Round, no canal do YouTube do Hospital Moinhos, reunindo especialistas da área. A primeira palestra vai abordar “Novos Métodos Diagnósticos em Patologia”, com o diretor da Unidade de Patologia Molecular do Ipatimup e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Fernando Schmidtt, que atualmente é o presidente da International Society of Breast Pathology. Na sequência, será abordado o tema “Radiologia e Patologia: Prática Clínica e Cirúrgica”, com a coordenadora do Núcleo de Radiologia Abdominal do Hospital Moinhos de Vento, Alice Schuch, e com o chefe do Serviço de Patologia do Hospital, Antonio Hartmann.  As inscrições para a programação online são gratuitas e  podem ser feitas pelo endereço iepmoinhos.eventize.com.br/eventos   

Medicina de precisão

A partir de fevereiro de 2021, na mesma unidade, entram em funcionamento os Laboratórios de Genética e Biologia Molecular, que virão para reforçar ainda mais a chamada medicina de precisão. Por meio de análises personalizadas, é possível identificar, por exemplo, o tipo de câncer que um paciente desenvolve, se há chance de recidiva ou não e quais os tratamentos mais eficientes para um determinado caso. “Com isso é possível classificar, diagnosticar, colocar critérios de alteração molecular e definir o melhor tratamento”, explica Hartmann.   

Serviços prestados

– Exames anatomopatológicos
– Consultoria (segunda opinião)
– Exames Citopatológicos (cérvico-vaginal, oncótica geral, escarro)
– Imuno-histoquímica
– Imunofluorescência
– Hibridização “in situ” (fluorescente e prata)
– PCR em tempo real
– Sequenciamento de nova geração
– Painéis de diagnóstico oncológico
– Pesquisas de agentes infecciosos por biologia molecular


Autor: Melina Fernandes
Fonte: Moinhos / Critério
Autor da Foto: Laboratório próprio permitirá 100% de rastreabilidade da amostra, resultando em mais segurança, agilidade e rapidez na entrega dos laudos. Divulgação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581