.
 
 
Hospital Moinhos de Vento oferece vacina da gripe
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


26/03/2021

Hospital Moinhos de Vento oferece vacina da gripe

Aplicação do imunizante pode impactar de forma positiva também no combate à COVID-19

A vacina tetravalente da gripe, que pode ser aplicada a partir dos seis meses de idade, está disponível em três pontos de vacinação oferecidos pelo Hospital Moinhos de Vento e por atendimento domiciliar. O imunizante protege contra quatro tipos de Influenza – dois da gripe A (H1N1 e H3N2) e dois da Influenza B. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), quem faz a vacina reduz em até 85% as chances de contrair a gripe.

Mesmo que o imunizante não previna a infecção pelo coronavírus, o infectologista do Hospital Moinhos de Vento Paulo Ernesto Gewehr Filho destaca que a vacina contra a gripe pode impactar positivamente no combate à pandemia. “Estamos em uma situação de hospitais e demais unidades de saúde sobrecarregadas em virtude dos atendimentos da COVID-19. Quanto mais a população conseguir se proteger nesse momento, evitando quadros de gripe, através da vacinação, diminui a procura por serviços de saúde — desde exames por suspeita de COVID-19 até internações hospitalares por gripe”, afirma.

Gewehr Filho explica que a vacina da gripe diminui o risco de adoecimento, a gravidade da doença, hospitalização e morte. Em pessoas com doenças cardíacas, pulmonares e diabetes, diminui o risco de internação e eventos cardíacos. Esses benefícios também se estendem à gestante e aos recém-nascidos através da passagem de anticorpos entre mãe e bebê”, pontua o médico, que também é supervisor do Núcleo de Vacinas do Hospital Moinhos de Vento.

Orientações:

1. O intervalo mínimo entre as vacinas contra COVID-19 e da gripe é de 15 dias.

2. Para pessoas que tiveram COVID-19, recomenda-se aguardar 30 dias do início dos sintomas ou 30 dias do exame positivo quando não apresentarem sintomas.

3. Todas as demais vacinas podem ser administradas juntas ou com qualquer intervalo com a vacina contra a gripe.

4. Crianças de 6 meses a 8 anos de idade devem receber duas doses, com intervalo de 30 dias somente no primeiro ano de vacinação.

5. Em caso de doença febril aguda, recomenda-se aguardar 48h sem febre para receber a vacina.

6. Informar se tiver alergia a ovo.

Agendamento

O agendamento para a aplicação da vacina em Porto Alegre, Canoas e serviço domiciliar em qualquer município da Região Metropolitana deve ser feito no site do Hospital Moinhos. A Campanha de Vacinação contra Gripe iniciou-se no dia 17 de março. Os locais de aplicação conforme horários agendados são:

UNIDADE IGUATEMI: Av. João Wallig, n°1800, 3° andar. Porto Alegre/RS

DRIVE -THRU IGUATEMI: Entrada pela Rua Antônio Carlos Berta, acessar o Estacionamento P1

UNIDADE HUB CANOAS: Av. Getúlio Vargas, 4831, Térreo. Canoas/RS

VACINAÇÃO DOMICILIAR: Em Porto Alegre e Região Metropolitana. O agendamento pode ser feito pelos telefones: (51) 3327-7170, (51) 3327-7195, (51) 3314 3434, ou pelo e-mail ig.apoiocallcenter@hmv.org.br (enviar seu número de telefone para contato).

Protocolos de segurança e tecnologia para alívio da dor

A gerente das Unidades Externas do Hospital Moinhos de Vento, Vanderléia da Rocha Scharb Cereser, salienta que a vacinação é uma arma eficaz na prevenção de doenças, por proporcionar uma proteção individual e coletiva. Ela acrescenta que o atendimento, tanto nos núcleos de vacinas quanto domiciliar, é realizado de acordo com protocolos institucionais de segurança do paciente e o calendário de vacinação preconizados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

“A equipe atua de forma acolhedora em todos os locais, visando a experiência do paciente e sua segurança, seguindo todos os protocolos de indicação das vacinas. Conta também com a tecnologia de um dispositivo que auxilia no alívio da dor no momento da aplicação da vacina através do estímulo vibratório. Outro método não farmacológico para alívio da dor é a amamentação do bebê no momento da aplicação da vacina”, pontua.


Autor: Melina Fernandes
Fonte: Moinhos / Critério
Autor da Foto: Divulgação Hospital Moinhos de Vento

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581