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GS1 comemora 50 anos da solução que deu origem ao código de barras
 
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31/03/2021

GS1 comemora 50 anos da solução que deu origem ao código de barras

GTIN completa cinco décadas se tornando um marco na digitalização e economia global

Há 50 anos, mais especificamente em 31 de março de 1971, os maiores líderes do mercado de alimentos, varejo e bens de consumo se reuniram em Nova York e transformaram a economia global para sempre.

Afinal, neste encontro, foi desenvolvido o Global Trade Item Number, em português, Número Global do Item Comercial, ou, simplesmente, GTIN.

Desde então, este código numérico por trás do código de barras passou a identificar, de maneira única, cada produto, substituindo as etiquetas de preços que não eram capazes de reconhecer a individualidade de cada item.

E mais do que isso: o GTIN tornou o padrão da cadeia de suprimentos mais importante da história. Hoje, o código de barras é lido mais de seis bilhões de vezes todos os dias; está presente em 100 milhões de produtos; já foi utilizado por 2 milhões de empresas; e continua sendo um dos símbolos mais confiáveis ​​do mundo.

“Há meio século, empresários deixaram suas diferenças de lado e reinventaram o comércio global com o desenvolvimento do GTIN, que por sua vez levou diretamente à criação do código de barras”, comenta a presidente do Conselho de Administração GS1, Kathy Wengel.

Na época, os executivos do setor acreditavam que o GTIN poderia ter um impacto que extrapolasse as barreiras dos supermercados, canal foco no período do desenvolvimento dessa tecnologia.

As expectativas eram as de que ele aumentasse a velocidade e eficiência de transações e processos, otimizando toda a cadeia de suprimentos e a experiência de compras.

Dessa forma, neste encontro que ocorreu há cinco décadas, os executivos envolvidos concordaram em continuar inovando juntos para criar um sistema que beneficiaria empresas e consumidores.

Os resultados foram bastante consistentes. Tanto que, anos depois, o jornal britânico BBC classificou o resultado como uma das “50 coisas que fizeram a economia mundial”.

“Desde as reuniões visionárias dos fundadores da GS1 até a primeira digitalização no Supermercado Marsh, o início dos anos 1970 foi extremamente estimulante e desafiador. Sinto-me honrado por fazer parte de algo tão benéfico para o nosso mundo, e em ver empresas unindo forças e se aliando para o bem comum”, disse o engenheiro que desenvolveu e instalou o sistema de scanner usado no Marsh, Tom Brady.

Projeções futuras
Hoje, o GTIN, aliado a todos os outros padrões desenvolvidos pela GS1, continua a tornar a complexidade dos negócios modernos e globais num fluxo rápido, eficiente e seguro, simplificando todos os tipos de processos da cadeia de suprimentos em quase todos os setores. E todos esses benefícios chegam somados ao fato de o GTIN acompanhar os produtos no ambiente digital, sendo a principal chave de identificação em e-commerce e marketplace.

Neste ambiente digital, perdemos as fronteiras e aumentamos a exigência dos consumidores, , que exigem mais e melhores informações sobre o que compram, este é o momento de levar os códigos de barras e os dados de produtos para o próximo nível.

“Agora é a hora de uma nova geração de líderes da indústria apresentar novos padrões que terão o poder de transformar os negócios nos próximos cinquenta anos ”, avalia Brady.

Kathy Wengel compactua com a ideia de seguir com o desenvolvimento de soluções inovadoras com este propósito.

“Ao comemorarmos esse marco notável, pedimos às empresas que colaborem para atender às necessidades da economia do século 21, implementando rapidamente novas tecnologias, incluindo códigos de barras de próxima geração ricos em dados”.

O que esperar?
Os padrões da próxima geração, como o GS1 Digital Link, GS1 QR Code e o GS1 Data Matrix, podem conter muito mais informações confiáveis ​​e remodelar o comércio global para um novo século.

Eles podem comunicar, entre outros dados, se um produto contém alérgenos ou é orgânico, fornecendo, aos consumidores, transparência, lealdade e garantia de origem daquilo que compram. Portanto, fica a meta de criar soluções que tragam cada vez mais informações ao cliente final.

“Assim como em todo o mundo, a GS1 Brasil segue focada em desenvolver soluções que forneçam informações ainda mais úteis e precisas sobre os produtos. E contamos com a parceria de toda a cadeia de suprimentos para atender as novas necessidades do mercado, criando num novo ciclo de benefícios que poderão ser celebrados nas próximas décadas”, declara a GS1 Brasil. 


Autor: Redação
Fonte: GS1 Brasil
Autor da Foto: Divulgação

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