.
 
 
Governador Eduardo Leite participa do lançamento do Setembro Dourado com o ICI
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


30/08/2021

Governador Eduardo Leite participa do lançamento do Setembro Dourado com o ICI

Mês de conscientização alerta para 80% de chance de cura do câncer infantojuvenil nos casos em que há o diagnóstico precoce

Um mês de conscientização, informação e diagnóstico precoce. Essa é a campanha Setembro Dourado, uma iniciativa da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC), para combater a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes até 19 anos no Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), por ano cerca de 8,4 mil pacientes são diagnosticados com câncer infantojuvenil no país. No Rio Grande do Sul, o número fica em torno de 400 novos casos. Para marcar o mês dourado, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, participará de uma live alusiva que dará início às atividades que são realizadas todos os anos. A transmissão será realizada no dia 1º de setembro a partir das 20h nas redes sociais do ICI, e vai reunir também o Superintendente da instituição, Dr. Algemir Brunetto, a o Embaixador do ICI para América Latina e jogador de futebol, D'Alessandro, e a embaixadora regional do ICI, Cris Silva.

O principal objetivo do Setembro Dourado é conscientizar a população para os sintomas da doença. Segundo o médico oncologista do ICI, Dr. Lauro Gregianin, o tipo de câncer mais comum entre crianças e adolescentes é a leucemia aguda, que determina inicialmente um quadro de anemia (palidez), prostração, febre baixa e persistente, manchas roxas na pele e eventualmente sangramento gengival. “Outra neoplasia frequente são os tumores do sistema nervoso central, que normalmente determinam dores de cabeça, náuseas e até vômitos, algumas vezes inclusive com perda de equilíbrio e paralisia facial”, aponta. Entre as demais neoplasias, o oncologista destaca os linfomas que provocam aumento do volume das “inguas” ou linfonodos, principalmente na região do pescoço, além dos tumores ósseos que se manifestam principalmente próximo do joelho e entre adolescentes.

Dr. Lauro ressalta que, mesmo que nem todos os sintomas se manifestem, é importante observar a criança ou adolescente. “Na presença de qualquer alteração no estado de saúde da criança que não é habitual entre doenças comuns na infância e que persistem, os pais devem buscar atendimento imediatamente, seja em unidades básicas de saúde ou com o pediatra, e a pandemia não deve interferir nessa busca”, observa.
O tema da campanha do Setembro Dourado é “Repare no detalhe”, para alertar os pais sobre esses sintomas que, quando detectados precocemente, auxiliam no diagnóstico e no tratamento das crianças e adolescentes. A hashtag oficial é #reparenodetalhe e no site www.reparenodetalhe.com é possível encontrar mais informações sobre o Setembro Dourado e atividades do Instituto do Câncer Infantil.

Eventos promovidos pelo ICI

Para alertar sobre o diagnóstico precoce, os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, o Instituto do Câncer Infantil promove ações de mobilização social. Durante o Setembro Dourado, todos os finais de semana serão marcados por eventos em parques de Porto Alegre, das 14h às 17h.

No dia 4 de setembro, a ação ocorre na redenção, no dia 11 no Parque Germânia, no dia 18 em Ipanema (Zona Sul de Poa) e no dia 25 em local a confirmar. Em todos os eventos, a equipe do Núcleo de Atenção ao Paciente (NAP) que estará divulgando a campanha, além da distribuição de brindes e venda dos tíquetes antecipados para o Mcdia Feliz.

RS possui política de atenção à oncologia pediátrica

Em agosto de 2020, o governador Eduardo Leite sancionou a lei que agiliza o diagnóstico e tratamento de pacientes com câncer infantojuvenil. De autoria do Deputado Estadual Tenente-Coronel Zucco, o objetivo é aumentar os índices de cura e a melhoria da qualidade de vida de pacientes com câncer entre zero e 19 anos. A lei assegura o tratamento diferenciado, universal e integral às crianças e adolescentes portadores de câncer, através de um modelo de assistência integral da rede de atendimento de saúde.

O deputado ainda preside a Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa em apoio ao Instituto do Câncer Infantil e é autor da lei que institui o Setembro Dourado.

Investimento em Pesquisa Científica para combater o câncer infantojuvenil

Há mais de 20 anos o Instituto do Câncer Infantil investe em Pesquisas Científicas com objetivo de gerar conhecimentos que possam ser utilizados para aumentar as chances de cura dos pacientes com câncer infantojuvenil. Com uma equipe de pesquisa qualificada que desenvolve projetos de forma independente ou em parceria com organizações nacionais e internacionais, o ICI possui o Centro de Pesquisa Rafael Accordi - um laboratório integrado que permite o conhecimento das alterações genéticas relacionadas à evolução do câncer infantil para descobrir novas estratégias de combate à doença.

Entre os tipos de pesquisa realizados no ICI estão: Pesquisa Celular e Molecular, para descobrir novas estratégias de tratamento do câncer infantil a partir do conhecimento da biologia tumoral, a Pesquisa Clínica e Epidemiológica, para avaliar o impacto de novos tratamentos cirúrgicos, radioterápicos ou quimioterápicos em pacientes diagnosticados com câncer, e a Pesquisa Bioinformática, que combina conhecimentos da biologia, ciência da computação, informática e matéria/estatística para processar dados biológicos ou biomédicos.

Sobre o Instituto do Câncer Infantil

O Instituto do Câncer Infantil (ICI) há 30 anos assiste crianças e adolescentes com câncer de 0 a 19 anos, visando aumentar os índices de cura e a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares. A instituição proporciona Consultas médicas, assistência integral e multidisciplinar nas áreas: Oncologia Pediátrica, Fisioterapia, Psicologia, Pedagogia, Odontologia, Psicopedagogia, Nutrição, Fonoaudiologia, Treinamento Funcional, Serviço Social, Apoio Jurídico e Terapias Alternativas como Reiki e Musicoterapia; Benefícios assistenciais como: Vestuário, calçados, cestas básicas e materiais de higiene e limpeza, além de apoio com transportes, medicações e exames especiais. Atividades de lazer e cultural, festividades, atividades de recreação e entretenimento para amenizar período de internação. Além da assistência, o ICI é referência em projetos de Pesquisas Científicas dedicados aos avanços de novos tratamentos e geração de conhecimento científico com parcerias nacionais e internacionais. Desde sua criação já foram atendidas 2.500 famílias.


Autor: ES Comunicação
Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor da Foto: Divulgação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581