.
 
 
Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


11/11/2009

Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele

Campanha mobiliza o País para a necessidade da prevenção solar e atenção a sintomas

No dia 5 de dezembro, Sociedade Brasileira de Dermatologia oferece atendimento gratuito à população brasileira. Estimativa é de superar a marca de 43.800 consultas, trazendo extensão do tempo de campanha para oito horas e um inédito tour de prevenção nos meses de mais calor.

Mantendo seu compromisso de alertar a população sobre os perigos do câncer da pele, tipo de câncer mais comum no Brasil, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza, no dia 5 de dezembro, a 11ª edição de sua já tradicional Campanha Nacional de Prevenção, com cobertura simultânea em 23 estados.

Com o objetivo de superar a marca de 43.800 consultas alcançadas em 2008, a entidade inova com a extensão do tempo de campanha de seis para oito horas nos postos de atendimento ao redor do país. Mais uma novidade é o lançamento de um Tour de Prevenção, que acontecerá nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

Outra ação pioneira será a tentativa de certificação da campanha pelo Guinness World Records — líder global do setor de recordes mundiais. “Queremos atestar a campanha da SBD como a maior campanha médica do mundo realizada em um único dia”, destaca o presidente da entidade, Dr. Omar Lupi, informando que todas as medidas já estão sendo tomadas junto ao grupo de fama internacional para que o feito seja alcançado e tenha sua autenticidade reconhecida.

A campanha será realizada das 8h às 16h, ininterruptamente, em hospitais públicos credenciados, postos de saúde e tendas montadas em pontos de grande circulação. Os pacientes serão atendidos pelas equipes médicas e, apresentando suspeita de câncer da pele, serão encaminhados para tratamento totalmente gratuito. Nos postos, estão previstas atividades educativas, como aulas expositivas que trazem orientações sobre fotoproteção e dicas de como suspeitar do câncer da pele. Os endereços dos locais de atendimento poderão ser consultados pelo site da SBD (www.sbd.org.br).

No ano passado, 1999 pessoas participaram da Campanha de Prevenção ao Câncer da Pele no Rio Grande do Sul. Deste total, 55,1% informaram não usar qualquer tipo de proteção durante exposição ao sol, 10,1% foram diagnosticadas com a doença e 0,8% com melanomas malignos — considerado o câncer da pele mais perigoso, pois está associado a metástases e, consequentemente, a maiores índices de letalidade.

De acordo com a Dra. Selma Cernea, coordenadora nacional da campanha, o diagnóstico precoce é determinante para garantir a sobrevida nestes casos e assegurar a escolha do tratamento mais eficaz.

A profissional também destaca que a população de pele clara está mais sujeita ao mal, mas nem por isso representantes de outras etnias devem se descuidar. “A exposição excessiva ao sol é o principal fator de risco do câncer da pele. Países como o Brasil estão mais expostos a esse tipo de doença e, por isso, é tão importante oferecer orientação a todos para diminuir a alta incidência e alcançar a cura”, explica a dermatologista.

TOUR DE PREVENÇÃO

Este ano, a Sociedade Brasileira de Dermatologia também traz um inédito tour de prevenção nos meses de mais calor. Um caminhão volante percorrerá cerca de 10 mil quilômetros, de 5 de dezembro a 7 de fevereiro, circulando por cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Camboriú, Vitória, Vila Velha, Maceió, Aracaju, Recife, Natal, João Pessoa e Salvador.

O caminhão contará com dois consultórios e diversas equipes voluntárias de dermatologistas da SBD, apoiadas por equipes de enfermagem da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Dermatologia (Sobende). Eles realizarão diagnósticos, entre 9h e 15h, e fornecerão orientação para conscientizar a população sobre os riscos da exposição solar excessiva e a necessidade de utilizar a devida proteção contra os raios UV.

BANCO DE DADOS NACIONAL DO CÂNCER DA PELE

Números da Campanha de Prevenção ao Câncer da Pele no Brasil, em 2008:

º 43.800 pessoas atendidas;

º 65,4% confessaram não usar nenhum tipo de proteção ao tomar sol;

º 10,8% foram diagnosticadas com câncer da pele;

º Cerca de 350 indivíduos, o que corresponde a 0,8% do total, apresentaram melanomas malignos.

Ao final de todas as atividades relacionadas à Campanha Nacional de Prevenção do Câncer da Pele de 2009, os números de atendimento de cada estado serão computados e passarão a integrar um banco de dados nacional, segmentado por regiões, sexo, idade e cor.

De acordo com a Dra. Selma Cernea, a avaliação dos resultados é ponto muito importante do processo. “Ao liberar estes números, a SBD contribui para abastecer entidades médicas, autoridades e a sociedade em geral de subsídios para o conhecimento epidemiológico do câncer da pele no país, bem como instrumentação para novas ações preventivas”, diz.

MAIS INFORMAÇÕES

Para mais informações sobre os postos de atendimento em atividade no dia 5 de dezembro, acesse o site da Sociedade Brasileira de Dermatologia (www.sbd.org.br).


Autor: Luciane Rocha Martins
Fonte: Insider2

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581