.
 
 
“Memória, Patrimônio e Cidadania Cultural”
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


23/09/2021

“Memória, Patrimônio e Cidadania Cultural”

É tema de curso on-line e gratuito promovido pelo Sesc em outubro

Capacitação entrecruzará debates teóricos e reflexões sobre práticas institucionais, comunitárias e educativas

Estão abertas até 24 de setembro as inscrições gratuitas para o curso on-line “Memória, Patrimônio e Cidadania Cultural”, que será promovido pelo Sesc no mês de outubro. A formação tem como objetivo estimular sujeitos, comunidades e instituições para o reconhecimento, o registro, a valorização e preservação dos seus bens culturais, mediante a construção de saberes e a tomada de iniciativas. Para receber os links das aulas, os interessados devem se cadastrar no link https://bit.ly/SescMemoriaPatrimonioCidadania. Haverá a emissão de certificados para aqueles que tiverem, no mínimo, 75% de presença nas aulas.

Dedicado à gestão comunitária da memória e aos usos do patrimônio cultural para os processos de transformação social e promoção dos direitos culturais, o curso entrecruzará debates teóricos e reflexões sobre práticas institucionais, comunitárias e educativas. O conteúdo será dividido em quatro módulos, realizados sempre das 19h às 21h: Conceitos e sentidos do patrimônio cultural e da cidadania: apontamentos iniciais (05 e 07/10); Legislação brasileira e processos de patrimonialização (13 e 14/10); Identidade cultural, demandas de memória e novos patrimônios (19 e 21/10) e Usos da memória e do patrimônio na construção da cidadania cultural (26 e 28/10).

Mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue próximo da comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuam sendo entregues e fizeram diferença na vida de milhares de pessoas em 2020, que passaram a ter à disposição alternativas virtuais de produtos e serviços. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social. 

Curso “Memória, patrimônio e cidadania cultural”

Datas: 05 e 07/10 (módulo 1), 13 e 14/10 (módulo 2), 19 e 21/10 (módulo 3) e 26 e 28/10 (módulo 4)

Horário: 19h às 21h

Inscrições: são gratuitas e podem ser feitas por meio do link https://bit.ly/SescMemoriaPatrimonioCidadania

Programação:

05 e 07/10 (Terça e quinta-feira)

Módulo 1: Conceitos e sentidos do patrimônio cultural e da cidadania: apontamentos iniciais

Ministrante: Ítalo Bezerra (Historiador. Professor de História no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Professor na Secretaria Estadual de Educação do Ceará (SEDUC/CE). Doutor em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio e Memória (GEPPM-UFC). Vice-líder e pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa História, Gênero e América Latina (GEHGALUVA).

Temas do encontro 1: 

Memória social e patrimônio cultural: conceitos

A memória como ação e objeto histórico

O patrimônio cultural no Ocidente: definição e historicidades

Temas do encontro 2: 

A cidadania cultural como objeto de reflexão

A dimensão política da memória e o potencial transformador do patrimônio cultural: experiências práticas.

13 e 14/10 (Quarta e quinta-feira)

Módulo 2: Legislação brasileira e processos de patrimonialização

Ministrante: Patrícia Alcântara (Historiadora do IPHAN no estado do Piauí. Coordenadora do Fórum e do Observatório de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro, seção Piauí. Parecerista Ad Hoc de editais de fomento no campo do Patrimônio Cultural Brasileiro. Ex-coordenadora do GT de História e Patrimônio Cultural da ANPUH (gestão 2019 – 2021). Integrante do Grupo de Estudos ePesquisas em Patrimônio e Memória (GEPPM) da Universidade Federal do

Ceará (UFC). Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/2017). Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/2010). Graduada em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA/2005).

Temas do encontro 1:

O patrimônio cultural na legislação brasileira

História do patrimônio cultural oficial do Brasil

Tema do encontro 2:

Processos de patrimonialização de bens culturais: sujeitos, instrumentos e procedimentos institucionais - experiências práticas

19 e 21/10 (Terça e quinta-feira)

Módulo 3: Identidade cultural, demandas de memória e novos patrimônios

Ministrante: Simone Pereira da Silva (Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2021). Mestra em História pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Licenciada em História pela Universidade Regional do Cariri

(URCA). Atuou como: Professora Substituta na URCA; bolsista do "Projeto Cariri" com pesquisa para o registro da Festa do Pau da Bandeira de SantoAntôn io de Barbalha como Patrimônio Cultural Nacional (URCA/IPHAN); historiadora na construção do levantamento do Patrimônio Imaterial do Triângulo Crajubar e como consultora técnico-profissional para a Complementação do Inventário Nacional de Referências Culturais da Festa do Pau de Santo Antônio em Barbalha. Atualmente, atua como bolsista pesquisadora Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) no projeto de "Elaboração de Dossiê para candidatura da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade (UNESCO): natureza, tradição e formação de um território encantado".

Temas do encontro 1:

Território, memória e identidade cultural

Paisagem cultural e patrimônio humano

Suportes de memória e acervos: paleontológicos, artísticos, bibliográficos, museológicos e etc

Temas do encontro 2: 

Demandas de memória na contemporaneidade: os patrimônios difíceis

Os patrimônios contestados: o caso de estátuas e monumentos históricos no espaço público

Os anti-monumentos: a narrativa visual dos passados sensíveis

26 e 28/10 (Terça e quinta-feira)

Módulo 4:

Usos da memória e do patrimônio na construção da cidadania cultural

Ministrante: Joaquim dos Santos (Historiador graduado pela Universidade Regional do Cariri (URCA, 2006), Mestre em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE, 2019) e Doutor em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2017). Foi estagiário do IPHAN no Projeto Cariri (2006). Membro-fundador do Museu Comunitário Casa da Memória de Porteiras e da Associação Retratores da Memória de Porteiras (REMOP). Foi professor do Núcleo Educativo do Museu do Ceará, em Fortaleza (2010). Foi membro do Instituto da Memória do Povo Cearense – IMOPEC (de 2007 a 2015). É escritor e autor de livros de História Local e Regional. É professor adjunto do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri (URCA) e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória/URCA). É líder do Núcleo de História Oral, Tradições e Diversidades – NHISTAL (CNPq/URCA).

Temas do encontro 1:

A gestão comunitária da memória social: experiências, perspectivas e desafios contemporâneos

Os bens culturais não institucionalizados: memória, cotidiano e participação cidadã

Temas do encontro 2:

Usos da memória e do patrimônio cultural nas práticas de ensino-aprendizagem formais e não formais

O patrimônio cultural em oficinas. 


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de Imprensa Sesc/RS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581