.
 
 
Instituto do Câncer Infantil firma parceria com Secretaria da Saúde do Estado
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


10/11/2021

Instituto do Câncer Infantil firma parceria com Secretaria da Saúde do Estado

O Projeto 'Fortalecer a Rede Assistencial de Oncologia Infantojuvenil' foi assinado nesta quarta-feira

O Instituto do Câncer Infantil, referência há 30 anos no enfrentamento do câncer infantojuvenil no Rio Grande do Sul,  firmou nesta manhã, um convênio com a Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul. O Projeto "Fortalecer a Rede Assistencial de Oncologia Infantojuvenil" tem como objetivo aumentar os índices de cura e melhorar a qualidade de vida dos pacientes em tratamento e/ou em cuidados paliativos.

No evento, esteve presente a Secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, que evidenciou a relevância da iniciativa: "Unindo a necessidade de ampliar o espectro de atendimento das unidades para poder identificar precocemente os caso de câncer infantojuvenil, apoiar os profissionais da rede básica, informar as famílias e ao mesmo tempo os profissionais é, de fato, dar vida à lei Manu (Política de Atenção à Oncologia Pediátrica no RS) e o Governo do Estado acredita que fortalecer esse vínculo através de um convênio com certeza vai ampliar as possibilidade de atendimento. Nós estamos aqui de fato para salvar vidas." Durante sua fala, a secretária quebrou o protocolo ao chamar dois pacientes do ICI que estavam presentes na cerimônia, Enzo, de 5 anos e Cristofer, de 11 anos. Arita contou que tem 4 netos, um deles com a mesma idade de Enzo, e como fazer parte deste momento a impactou: "Esse projeto é regado de amor e de esperança, ele tem uma sensibilidade de olhar e tocar no coração das pessoas".

Lucas de Mello, pai do Enzo, presenciou o momento da assinatura do projeto e relatou a importância do ICI, e agora da parceria com a Secretaria, no tratamento do filho: "desde que começamos o a vir aqui, mudou muito o tratamento para ele, tanto pelo apoio e pelos serviços que o Instituto oferece, mas também pela questão psicológica, porque aqui é um lugar que ele vem para se divertir, ele espera chegar o dia de vir pra cá brincar."

O câncer infantojuvenil é a primeira causa de morte por doença na faixa etária de 0 a 19 anos no Brasil.  A maioria dos sinais e sintomas que as crianças com câncer apresentam, é comum a outras doenças pediátricas, mais prevalentes. Desta maneira, só faz o diagnóstico de câncer o profissional que realmente pensa em câncer.  Diante destes fatos, o projeto é de extrema importância, contribuindo no diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, aumentando as chances de cura dos pacientes e agilizando o encaminhamento a um Centro de Referência para o tratamento no Estado do Rio Grande do Sul. 

De acordo com o Superintendente do Instituto do Câncer Infantil, o médico oncologista Dr Algemir Brunetto, "as chances de sucesso no tratamento de crianças e adolescentes com câncer aumentam se atendidos em centros especializados de Oncologia Pediátrica, onde toda a infraestrutura para o diagnóstico, quimioterapia e radioterapia, cirurgia, tratamento das complicações clínicas, apoio psicossocial e reabilitação possa ser garantida. Os cuidados proporcionados por uma equipe multidisciplinar especializada em crianças e adolescentes com câncer dentro de centros pediátricos, vêm colaborando de forma nítida com as altas taxas de cura em países de primeiro mundo e o convênio que está sendo assinado entre a Secretaria Estadual de Saúde e o Instituto do Câncer Infantil fortalecerá à Rede Assistencial de Oncologia Infantojuvenil no Estado, aumentando os índices de cura com à detecção precoce da doença, melhorando na qualidade de vida e agilizando o encaminhamento dos pacientes para tratamento".

O projeto contará com apoio a programas desenvolvidos pela Secretaria de Saúde, em ações de teleconsultoria e teleconsulta; às ações de regulação desenvolvidas pela SES; nas ações de capacitação dos profissionais da Rede de Atenção Básica e no desenvolvimento de um aplicativo, exclusivo para os programas de teleconsultoria e telemedicina junto aos profissionais da Atenção Básica e Unidades Oncológicas. Os serviços serão prestados pelo Instituto do Câncer Infantil em sua sede e por equipe técnica/científica qualificada para a prestação dos serviços e desenvolvimento de tecnologias.

O deputado estadual Tenente-Coronel Zucco, autor dos projetos de lei – sancionados e transformados em lei - que instituem no RS o "Setembro Dourado" e a política de atendimento oncológico infanto-juvenil especializado, destaca a importância da iniciativa: "Estas propostas têm como objetivo comum garantir maior qualidade de vida para milhares de famílias, além de assegurar um atendimento digno e garantir o futuro de nossas gerações. Estes são os objetivos do nosso projeto de lei na Assembleia Legislativa".

Entre os resultados mais esperados deste convênio estão o aumento dos índices de cura do câncer infantojuvenil no Rio Grande do Sul devido à detecção precoce da doença, melhoria na qualidade de vida dos pacientes e apoio nos processos de regulação. O projeto também prevê a capacitação de profissionais que atuam na área da saúde no Estado, com aulas EAD e presenciais, além de visitas técnicas pelos médicos e enfermeiros do ICI nos Centros de Referência de Oncologia Pediátrica no Estado do RS.


Autor: Jaqueline Rhoden
Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor da Foto: Divulgação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581