Com faturamento superior a R$ 49,6 bilhões no acumulado de janeiro a setembro deste ano, o grande varejo farmacêutico cresceu 17,39% em relação ao mesmo período de 2020. É o maior avanço percentual em uma década, desde a evolução de 19,4% registrada em 2011.
Como parâmetro, o setor teve incremento de 10,47% e 7,77% nos três trimestres de 2019 e 2020, respectivamente. Os números levam em conta as 26 redes que integram a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).
“O canal farma, que já vinha ganhando relevância como espaço de consumo e conveniência, assumiu protagonismo na pandemia por ser um centro primário de atenção à saúde. Não à toa, as vendas de todas as categorias aumentaram dois dígitos, sem exceção”, comenta Sérgio Mena Barreto, CEO da entidade.
Os medicamentos responderam por 68% do volume comercializado e somaram faturamento de R$ 33,9 bilhões – 17,84% a mais do que janeiro a setembro de 2020. A maior alta percentual foi a dos medicamentos isentos de prescrição (MIPs) – 23,81%, chegando a R$ 9,6 bilhões. “Os brasileiros ampliaram sua cesta de compras de MIPs especialmente por conta da preocupação com a imunidade”, argumenta Barreto.
A operação de delivery e e-commerce segue em ascensão consistente e se aproximou dos R$ 2 bilhões de receita, o que representou um crescimento de 59,38% no período. Já os chamados não medicamentos, que contemplam itens de higiene pessoal, cosméticos e perfumaria, geraram R$ 15,6 bilhões – avanço de 16,44%.
Maior tíquete médio
Mais exigente e atento à sua saúde, o consumidor das farmácias possibilitou uma expressiva evolução no tíquete médio, que saltou de R$ 68,55 para R$ 72,18. “O cliente de hoje é muito mais digital e objetivo nas suas compras. E as farmácias ganharam relevância nesse contexto”, acrescenta Barreto.
As empresas associadas detêm um market share de 45% do setor, embora representem apenas 10% das mais de 85 mil farmácias atuantes no país.
Comparativo
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Jan-set 2021
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Jan a set-2020
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Variação %
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Vendas
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R$ 49.605.019.452
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R$ 42.255.303.463
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17,39
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Vendas de medicamentos
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R$ 33.974.537.359
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R$ 28.831.744.164
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17,84
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Vendas de MIPs/OTCs
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R$ 9.607.556.570
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R$ 7.760.199.011
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23,81
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Vendas de genéricos
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R$ 5.627.091.649
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R$ 4.801.387.921
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17,20
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Vendas de não medicamentos
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R$ 15.630.482.093
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R$ 13.423.559.299
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16,44
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Delivery/e-commerce
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R$ 1.989.725.777
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R$ 1.248.402.131
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59,38
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Unidades totais vendidas
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2.107.856.676
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1.997.698.670
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5,51
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Total de atendimentos
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687.087.753
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651.593.991
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5,44
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Total de lojas
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8.705
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8.188
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6,31
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Funcionários/colaboradores
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142.301
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130.939
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8,68
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Sobre a Abrafarma
Fundada em 1991, a Abrafarma reúne as 26 maiores redes de farmácias do país, que contam com mais de 8,5 mil farmácias em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. As redes associadas representam cerca de 45% das vendas de medicamentos no país. A associação tem como objetivo o aprimoramento das empresas filiadas, a preservação da imagem institucional, o relacionamento com entidades públicas, governo e fornecedores, além de apoio jurídico e pesquisa de mercado para o aperfeiçoamento das atividades.
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