.
 
 
Banrisul, CCGL e Embrapa Trigo anunciam medidas para qualificar o setor agrícola
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


08/11/2021

Banrisul, CCGL e Embrapa Trigo anunciam medidas para qualificar o setor agrícola

Operação 365 e plataforma SmartCoop buscam ampliar a produtividade, com manejo adequado do solo e potencial competitivo aos produtores

O Banrisul, a Cooperativa Central Gaúcha Ltda. (CCGL) e a Embrapa Trigo lançaram nesta segunda-feira (08), a Operação 365 e a plataforma SmartCoop: um conjunto de medidas para melhorar a qualidade do solo e ampliar a competitividade no campo. O evento, que contou com representantes das instituições parceiras e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, foi realizado no Espaço BanriTech, em Porto Alegre.

A secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, enfatizou que o governo do Estado é parceiro no apoio às ações que impactam de forma benéfica as propriedades rurais e que são positivas do ponto de vista ambiental, econômico e social. “O produtor rural gaúcho é sedento por novas tecnologias, conhecimentos e melhorias e nós, enquanto Estado, temos o compromisso de colaborar com estas iniciativas e ajudar a buscar soluções que reflitam neste setor que gera o maior PIB do Rio Grande do Sul”, destacou Silvana.

Com capilaridade junto aos produtores, o Banrisul apoia as medidas. “Nosso principal objetivo é melhorar a qualidade do solo e preparar o agronegócio para enfrentar as intempéries climáticas e o estresse hídrico. O Banrisul apoiará os produtores gaúchos que necessitarem de financiamento para essa finalidade. É uma operação que envolve a Instituição financeira em uma parceria que tem respaldo técnico de excelência, por meio da Embrapa Trigo e da CCGL”, frisou o presidente do Banco, Cláudio Coutinho.

De acordo com o presidente da CCGL, Caio Vianna, a Operação 365 busca ampliar a produtividade, utilizando os ativos econômicos que já estão no campo. “Às vezes, por não adotar certas práticas agrícolas, o produtor não atinge todo o potencial que sua propriedade possui. Por isso, é tão importante unir o manejo e práticas sustentáveis, com utilização racional da água. Temos comprovado, em levantamentos feitos, que o Rio Grande do Sul possui áreas que produzem de 30% a 40% a mais, mesmo em anos de seca. Mas isso só ocorre quando se adotam as práticas mais adequadas”, salientou.

A ciência e a tecnologia dão respaldo para esses avanços, conforme o presidente da Embrapa Trigo, Jorge Lemanski. “O manejo errado do solo causa uma queima elevada de carbono por hectare. Por isso estamos promovendo a interação entre crédito, fomento e conhecimento técnico. O Banrisul tem expertise no atendimento às necessidades do agronegócio e também está inserido em um hub de inovação. Só assim alcançamos produtividade com sustentabilidade. A Embrapa tem compromisso com a agenda ambiental e estamos felizes com essa parceria e a iniciativa privada também está convidada a fazer parte destas soluções”, ressaltou.

Também estiveram presentes na solenidade o secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luis Lamb, o secretário adjunto da Secretaria estadual da Fazenda e presidente do Conselho de Administração do Banrisul, Jorge Luis Tonetto, o vice-presidente do Banrisul, Irany de Oliveira Sant’Anna Junior, o diretor de Crédito do Banrisul, Osvaldo Lobo Pires, o diretor de Tecnologia da Informação e Inovação do Banrisul, Jorge Krug, o diretor Comercial do Banrisul, Fernando Postal, executivos do Banco e técnicos da CCGL e Embrapa Trigo.

Como vai funcionar a Operação 365

A Operação 365 permite melhorar a qualidade do solo e o sistema produtivo no Rio Grande do Sul, com investimentos e suporte técnico que garantam a qualidade química, física e biológica dos solos agrícolas. O objetivo é elevar a produtividade das lavouras, mitigar riscos climáticos e maximizar a rentabilidade das propriedades rurais.

Para isso, estão sendo qualificados assistentes técnicos que assistem os produtores rurais, para que sejam certificadores de talhões agrícolas de excelência quanto ao uso de boas práticas de manejo. Os talhões certificados pelo programa recebem um selo, conforme o nível de excelência em manejo do solo e das culturas.

Uma vez certificado, o produtor estará apto a receber incentivos, via financiamentos do Banrisul, para que permaneça implementando as melhores práticas de produção agropecuária. A Operação 365 é uma iniciativa da Rede Técnica Cooperativa da CCGL e da Embrapa Trigo, e conta com o apoio do Banrisul, das cooperativas associadas à CCGL e da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Plataforma SmartCoop

Durante a solenidade, também foi lançada a plataforma SmartCoop. Trata-se de um ambiente digital, criado para trazer mais competitividade a todos os 173 mil produtores associados e demais colaboradores das cooperativas vinculadas à FecoAgro/RS. A plataforma é organizada em três módulos: propriedade digital, comercialização e central digital de compras.

Os dois primeiros módulos oferecem ao associado a mais completa ferramenta de gestão e monitoramento da propriedade, dispondo de imagens de satélite, previsão do tempo, locação de máquinas agrícolas, gestão do rebanho animal, consulta de cotações e saldos, venda de grãos e operações barter.

A central digital de compras possibilita às cooperativas comprarem produtos em conjunto, viabilizando preços mais favoráveis junto aos fornecedores e repassando parte desse ganho aos associados no momento da venda de insumos, contribuindo para o aumento da eficiência e lucratividade da operação agrícola.


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de Comunicação do Banrisul
Autor da Foto: Representantes do Governo do Estado, Banrisul, CCGL e Embrapa Trigo participaram do evento. Foto: Reinaldo Foltz

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581