.
 
 
Prevenção ao câncer de pele será abordado em encontro virtual da Unimed Porto Alegre
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


06/12/2021

Prevenção ao câncer de pele será abordado em encontro virtual da Unimed Porto Alegre

Em bate-papo, dermatologista irá reforçar a importância dos cuidados com a pele e tratamentos adequados para cada doença

O câncer de pele é o tipo de tumor com maior incidência no Brasil e no mundo. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a cada ano surgem 176 mil novos casos. Ele ocorre quando as células da pele se multiplicam sem controle e surge, principalmente, nas áreas do corpo mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas. Para falar sobre os cuidados necessários com a pele, prevenção de doenças, a importância de avaliação médica, além do tratamento adequado para cada situação, a dermatologista Gabriela Zoratto, participa de encontro online promovido pela Unimed Porto Alegre, no dia 7 de dezembro, às 16h30. A atividade faz parte da programação do Programa Viver Bem e é gratuita para todos os públicos.

Em 2014 a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) deu início a campanha Dezembro Laranja para estimular a prevenção e o combate à doença. Segundo o órgão, o câncer de pele pode ser classificado como melanoma, um tipo mais raro e que pode levar à morte, e o não melanoma, mais frequente e menos grave, porém pode causar deformações no corpo. Apesar da exposição solar ser o principal fator para o surgimento de um melanoma, existem casos de herança genética. 

O Rio Grande do Sul é o estado do Brasil com maior número de casos  proporcionalmente ao número de habitantes, segundo o INCA. São quase 16 mil registros por ano. Em relação às mortes, o estado está em segundo lugar no país, com 299 mortes anuais, ficando atrás apenas de São Paulo, que registra 433 mortes. Ficar atento aos sinais é fundamental para identificar a doença precocemente, afirma Gabriela Zoratto. “Quando descoberto no início o câncer de pele tem mais de 90% de chance de cura”, ressalta, alertando: “Ao perceber manchas na pele que coçam, ardem, descamam ou sangram, e ainda feridas que não cicatrizam em quatro semanas, consulte um médico.” 

As inscrições para participar da atividade devem ser realizadas pelo blog do Programa no link https://www.unimedpoa.com.br/blogviverbem/agenda.


Autor: Juliana Freitas
Fonte: Assessoria de Imprensa da Unimed Porto Alegre

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581