.
 
 
EXPODIRETO 2022
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


04/03/2022

EXPODIRETO 2022

Banrisul oferece linhas de crédito com destaque para irrigação

Financiamento para inovação e sustentabilidade também será disponibilizado pelo Banco

Na vigésima segunda edição da Expodireto Cotrijal, o Banrisul vai oferecer diversas linhas de investimento para minimizar os efeitos dos fenômenos climáticos. A feira - que acontece entre 07 e 11 de março em Não-Me-Toque - é considerada um dos maiores eventos do agronegócio internacional. Diante de um cenário de perdas provocadas por uma das piores estiagens enfrentadas pelos agricultores gaúchos, o Banco pretende, por meio de linhas de crédito, fomentar o desenvolvimento econômico e social do Estado.

"Investir em sistemas de irrigação é fundamental para os produtores rurais garantirem, e até mesmo aumentarem, a produtividade em suas propriedades, estabelecendo estrutura eficaz com sistemas de abastecimento. Por esse motivo, o Banrisul irá ofertar aos seus clientes as melhores condições nas linhas de crédito com recursos próprios do Banco", destaca o diretor de Crédito, Osvaldo Lobo Pires.

Entre as linhas ofertadas na feira, a Agroinvest Irrigação é uma das que tem potencial para ajudar os agricultores a reduzirem as perdas de produtividade. Com os recursos, será possível financiar a aquisição de sistemas de irrigação, infraestrutura elétrica, reserva de água e equipamento para monitoramento da umidade no solo.

Auxílio em boa hora

O agrônomo Fernando Tonetto vai assinar na Expodireto o contrato para a aquisição de dois pivôs. O objetivo é irrigar os 270 hectares de sua lavoura de milho, localizada no município de São Miguel das Missões, Região Noroeste do Rio Grande do Sul - uma das mais afetadas pela falta de chuva. Com o investimento, ele espera aumentar em mais de 50% a produtividade.

"Nessa atividade, a gente precisa ter estabilidade de produção, não podemos ficar à mercê do clima. Com os custos de produção altos, precisamos ter garantia para poder planejar os investimentos", ressalta o produtor.

Cansados de sofrer com a seca, o agricultor Hélio Mário Pfeifer e os dois filhos, proprietários da Agropecuária Pfeifer, no interior do município de Condor, usaram os recursos do Banrisul para investir em agricultura de precisão, fazer a correção de solo, aumentar a produtividade e amenizar os efeitos da estiagem. Eles também adquiriram um pivô para irrigar 38 hectares da lavoura de milho, que é usado para alimentar os animais.

"Nós decidimos fazer o investimento em função de vários levantamentos que constataram perdas nas lavouras e na produção leiteira nas épocas de estiagem. Como o milho é o principal incremento da alimentação dos animais, as perdas se estenderam também para a produção de leite", detalha Dair Jorge Pfeifer, um dos proprietários da agropecuária.

Para ajudar produtores como o Fernando e o Dair, o Banco preparou uma estratégia voltada a propriedades, cooperativas e empresas rurais. Com os recursos oferecidos por meio dos financiamentos, é possível investir na construção de cisternas, microaçudes e poços artesianos, infraestrutura para captação e reservação de água, caixas d’água e equipamento para monitoramento da umidade no solo. Isso auxilia no momento atual, mas também prepara o Rio Grande do Sul para situações futuras, pois ajuda o agronegócio a se planejar para o enfrentamento de estiagens.

Parcerias em todas as regiões

O Banrisul também vai dispor de uma linha especial para o setor público por meio do FEB (Financiamento Especial do Setor Público) destinado para rede de distribuição de água, aquisição de máquinas e equipamentos para implantação de poços artesianos, geradores de energia fotovoltaica, energia elétrica produzida a partir da luz solar e máquinas para abertura de açudes, barragens e sistemas de captação de água.

Sensível à situação dos produtores de leite, a instituição também vai disponibilizar recursos através de convênio com as cooperativas para compra de ração para o gado. Os beneficiados vão ser indicados pela cooperativa que vai repassar os recursos.

Empresas e cooperativas interessadas em investir em projetos de produção e comercialização de equipamentos, assim como a criação de novas tecnologias voltadas para redução dos efeitos climáticos, também poderão contar com crédito de financiamento oferecido na feira.

Operação 365

O Banrisul vai participar da apresentação da operação 365 no 6º Fórum Estadual Conservação do solo e da água, que acontece no dia 08 de março, a partir das 13h30, no auditório central da feira. O programa foi elaborado para estimular a qualidade química, física e biológica dos solos agrícolas visando elevar a estabilidade produtiva das lavouras. As propriedades contempladas receberão uma certificação, conforme o nível de excelência em manejo de solos e culturas.

O Banco apoia a iniciativa e poderá ofertar condições diferenciadas de soluções financeiras para os talhões certificados. Ainda, disponibiliza recursos para investimentos também para áreas que estão em processo de transição. A operação é uma iniciativa da Rede Técnica da Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL) e da Embrapa Trigo e conta com apoio do Banrisul, das cooperativas associadas à CCGL e da Universidade de Passo Fundo.

BANRISUL NA 22ª EXPODIRETO

Focada em tecnologia e negócios, a Expodireto contribui para o desenvolvimento do agronegócio e de toda a economia. O Banrisul estará presente na feira com o Estande de Agronegócios, que funcionará todos os dias, das 8h às 18h. O Banco também terá um espaço na Arena Digital para demonstração das soluções financeiras voltadas às inovações no agronegócio, dos projetos incentivados via BanriTech e as oportunidades do novo programa de aceleração, bem como as linhas de financiamento direcionadas para startups e para o ecossistema de inovação do Estado.

De acordo com o diretor Comercial de Distribuição e Varejo do Banrisul, Fernando Postal, o atendimento aos clientes e visitantes será realizado por mais de 50 profissionais. “Além do espaço disponibilizado nos estandes, uma equipe de gerentes de agronegócios estará à disposição para atendimento aos clientes e também visitação aos expositores de máquinas e equipamentos, frisou.

Para os visitantes que tiverem interesse em simular uma operação ou consultar informações sobre linhas de crédito de forma virtual, o Banrisul proporcionará acesso via aplicativo WhatsApp, pelo telefone (51) 3215-1800. Nos estandes dos expositores, também serão disponibilizados totens com QR Codes para acesso rápido às informações sobre linhas de crédito e solicitação de atendimento especializado.

Além disso, os expositores da agricultura familiar e demais estabelecimentos comerciais poderão solicitar as máquinas da Vero. O Banrisul está realizando ações prévias de comunicação junto aos participantes para fazer o credenciamento antes do início do evento. As maquininhas serão entregues no estande do cliente.


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de Comunicação do Banrisul

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581