.
 
 
Qual o momento para começar a cuidar da saúde ocular?
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


25/03/2022

Qual o momento para começar a cuidar da saúde ocular?

Estima-se que 12,8 milhões de crianças entre 5 a 15 anos apresentam deficiência visual por erros de refração não corrigidos

A resposta para o título é simples: quanto antes, melhor. Uma avaliação logo na infância pode detectar problemas graves, pois o diagnóstico precoce e o tratamento das enfermidades no momento certo podem evitar perdas de visão irreversíveis. Levando em conta que muitas doenças oculares são silenciosas e não manifestam sintomas até que o quadro se agrave, a SORIGS faz o alerta sobre a necessidade de acompanhamento médico desde os primeiros anos de vida. 

Os erros de refração são identificados como problema de saúde pública em crianças sendo a principal causa de deficiência visual em escolares. No Brasil, segundo os últimos dados divulgados pela Diretrizes de Atenção à Saúde Ocular na Infância, do Ministério da Saúde, é estimado que 12,8 milhões de crianças entre 5 a 15 anos possuam deficiência visual por erros de refração não corrigidos na infância. 

"É preciso conscientizar de que a visão deve ser bem cuidada e avaliada com exames oftalmológicos regularmente. São cuidados necessários para garantir que crianças possam enxergar as imagens do mundo ", avalia Dr. Marcos Brunstein, presidente da SORIGS.  

Independente da idade, o acompanhamento com o oftalmologista deve ser regular. Logo nas primeiras horas de vida, ainda na maternidade, os bebês precisam ser examinados para verificar se as estruturas internas dos seus olhinhos são saudáveis.  

O tradicional "teste do olhinho", por exemplo, permite a identificação de problemas oculares, como a catarata congênita, o glaucoma congênito e o retinoblastoma. Esse último é um câncer que se instala na retina. Se no momento dos exames houver suspeita de alguma doença, o bebê é encaminhado para realização dos devidos tratamentos. Portanto, o diagnóstico precoce pode permitir que a criança tenha uma visão saudável no futuro.  

Os bebês prematuros necessitam de mais atenção. "Ao nascer prematuramente, a criança muitas vezes não completou a formação correta da parte interna do olho. Essa anormalidade pode ser uma doença, a retinopatia da prematuridade, que pode levar ao descolamento da retina e comprometer a visão", finaliza Brunstein. 

Cuidados básicos com a saúde ocular de bebês: 

  • Consultar o médico oftalmologista regularmente
  • Ao limpar o olhinho, utilize gaze ou algodão úmido em água filtrada. 
  • Sempre limpe com movimentos delicados, sem apertar os olhos.
  • Em ambientes externos, proteja os olhos do sol.
  • Não permita que o bebê veja vídeos em smartphone. Isso pode prejudicar sua saúde ocular e desenvolver miopia futuramente.  

SERVIÇO:

Importância da saúde ocular nos primeiros dias de vida 

SORIGS

www.sorigs.com.br

Fone: (51) 2117-1821


Autor: Filipe Chagas
Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor da Foto: Pixabay

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581