.
 
 
Espetáculos de rua do último domingo do 16º Festival Palco Giratório são transferidos para junho
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


29/05/2022

Espetáculos de rua do último domingo do 16º Festival Palco Giratório são transferidos para junho

Peças “Deus e o Diabo na Terra da Miséria” e “Faísca D’Água: O Encontro da Natureza com a Humanidade” serão apresentadas no dia 18, no Parque Farroupilha

Devido a previsão de chuva para o final de semana em Porto Alegre, os dois espetáculos de rua programados para o último dia do 16º Festival Palco Giratório Sesc, que encerra neste domingo, 29 de maio, serão transferidos para junho. As apresentações das peças “Deus e o Diabo na Terra da Miséria”, do grupo Oigalê (RS) e “Faísca D’Água: O Encontro da Natureza com a Humanidade”, do Ueba Produtos Notáveis (RS), que estavam programadas para as 11h e 14h, respectivamente, poderão ser apreciadas gratuitamente pelo público no dia 18 de junho, às 11h e 13h, na Cancha de Bocha e Expedicionário do Parque Farroupilha.

Lançado em 1999, a obra “Deus e o Diabo na Terra da Miséria” é baseada no Capítulo XXI do Livro Dom Segundo Sombra, de Ricardo Güiraldes. Essa é uma farsa gaudéria que aborda o universo de Miséria, um gaúcho dono de uma ferraria que certo dia recebe a visita de Nosso Senhor e São Pedro. É agraciado com três pedidos, com os quais engana os diabos. Mas Miséria, por ter enganado Deus e o Diabo, não entrou no céu e nem no inferno, por isso se diz que desde então a miséria ficou vagando pelo mundo.   

Já “Faísca D’Água: O Encontro da Natureza com a Humanidade” aborda a importância da preservação dos saberes e fazeres do povo brasileiro, iniciando pelas tradições dos povos originários, a chegada dos europeus e dos africanos, até os atuais imigrantes. Tem como mote o embate entre natureza e humanidade, uma vez que, no enredo, a natureza resolve tirar a água da humanidade. O ponto de partida é o encontro de dois seres cheios de sabedoria: um representa a magnitude dos seres humanos e seus modos de cultivo, e o outro está ligado a terra, seus elementos, geografia, fauna e flora. O encontro desses personagens faz o público refletir sobre mitos, lendas, cultivos, partindo de suas origens e de como eles constroem a identidade de um povo a partir da diversidade.   

Realizado pelo Sesc/RS, com apoio do Governo do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Porto Alegre, Instituto Estadual de Artes Cênicas, Casa de Cultura Mario Quintana, Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana e Hotel Plaza São Rafael, o 16º Festival Palco Giratório, que iniciou no dia 12 de maio, apresentou 29 espetáculos gaúchos e nacionais, além de ações formativas, em sua maioria on-line, proporcionando aproximação entre público e artistas de diversas regiões do País.


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de Imprensa Sesc/RS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581