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Realidade virtual, benefício real
 
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17/11/2009

Realidade virtual, benefício real

Pesquisadores canadenses usam jogos 3D para ajudar fumantes a largar o vício

ALVO ACESO O objetivo do jogo é destruir o maior número de cigarros possível

Pesquisadores da Universidade de Quebec, no Canadá, divulgaram na semana passada resultados de um estudo no qual um equipamento da realidade virtual serviu como aliado na luta contra o tabagismo. Com o auxílio de um joy stick e um capacete capaz de reproduzir ambientes lúdicos, 46 fumantes aventuraram-se por um cenário 3D para encarar um jogo de objetivo simples: encontrar e esmagar o maior número de cigarros possível. O índice de pessoas que largaram o vício depois desse experimento subiu em 15%. Para avaliar a eficácia do estudo, outros 45 fumantes testaram uma versão paralela do jogo, na qual os cigarros foram substituídos por bolas. Nesse caso, a porcentagem de sucesso foi de meros 2%. O game foi usado como complemento em um programa de apoio psicológico com duração de 12 semanas.

"Depois de tratar viciados de forma tradicional com taxa de sucesso de cerca de 50%, decidimos que era preciso ir além", diz o pesquisador Vincent Turcotte, um dos responsáveis pelo estudo. "A realidade virtual surgiu como uma maneira eficiente de bloquear reflexos típicos dos dependentes, como levar a mão à boca para fumar." Embora os pesquisadores afirmem que novos testes são imprescindíveis, algumas conclusões já podem ser traçadas. A primeira delas está relacionada à capacidade de assumir comportamentos contrários ao tabagismo. Em outras palavras, um dos primeiros passos para o sucesso é acreditar que é possível abandonar o cigarro. O game aumenta a autoconfiança contra a dependência.

Outra possível explicação para os bons resultados é a associação entre o cenário virtual e a sensação de prazer proporcionada pelo jogo. Para um fumante, o cheiro da fumaça já é suficiente para ativar o vício. Quando se trata de uma pessoa que luta para abandoná-lo, tais estímulos podem jogar no lixo meses de abstinência. Já no game, a experiência de destruir cigarros combinada à diversão fortalece a ideia de que uma atitude de resistência pode produzir satisfação imediata. Segundo Turcotte, a tecnologia pode ser usada no combate a outros vícios. "Se temos condições de alterar um vício tão complexo quanto o do cigarro, é muito provável que a realidade virtual também possa ser usada no tratamento de outros tipos de dependência", diz ele.

 


Autor: Roberto Morengola
Fonte: Isto É Ciência e Tecnologia

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