.
 
 
FBH e Gama Saúde unem forças para combater a verticalização
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


17/11/2009

FBH e Gama Saúde unem forças para combater a verticalização

Parceria vai aumentar renda e gerar receita para hospitais de pequeno e médio porte

Os preços excessivamente defasados da tabela do SUS e a tendência de concentração de mercado nas mãos de grandes empresas de planos de saúde fizeram a Federação Brasileira de Hospitais (FBH) adotar uma receita inédita para remediar os prejuízos que os hospitais de pequeno e médio porte vêm enfrentando. Com uma rede afiliada de 4.775 hospitais privados em todo o país, a FBH associou-se à Gama Saúde, a maior operadora de planos do Brasil, com uma carteira de 16 mil médicos conveniados e o atendimento a 1,4 milhão de pessoas, para combater a chamada verticalização do sistema.

Hoje, os hospitais privados são responsáveis por mais de 62% das internações realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em algumas regiões do país, a rede privada ultrapassa 70% dos atendimentos. De acordo com a tabela do SUS, o sistema repassa ao hospital, por exemplo, R$ 0,80 por frasco de soro fisiológico quando, na verdade, o preço ultrapassa R$ 3, uma desvalorização de quase 300%. Além do repasse insuficiente, outro problema é o chamado “processo de verticalização”, que faz com que os hospitais menores, alguns com risco de fechar as portas, percam cada vez mais clientela para operadoras de grande porte, que constroem hospitais próprios e monopolizam o sistema.

“A ideia de criar a Rede FBH Gama Saúde nasceu para combater o processo de verticalização, principalmente. Com essa parceria, hospitais pequenos e médios poderão contratar o serviço de uma operadora organizada", analisou o presidente da FBH, Eduardo de Oliveira. "Isso vai aumentar muito o poder de atendimento, além de estimular a competitividade no setor e oferecer serviços em nível nacional a custos bem mais baixos”.

O hospital afiliado da Rede vai ter custos dos processos administrativos diminuídos e a garantia de pagamento pela Gama Saúde. Além disso, os planos regionais vão ampliar o alcance: poderão oferecer atendimento nacional em hospitais afiliados.

“A principal vantagem para a Gama Saúde é a capilaridade", disse o diretor da empresa, Luiz Fernando Figueiredo. "A parceria nos permitirá oferecer aos nossos 1,4 milhão de usuários uma rede que cobre todo o território brasileiro, principalmente as regiões centro-oeste, norte e nordeste, onde a presença dos prestadores referenciados não era tão forte”.

A implantação da rede será concluída no primeiro semestre de 2010. No ano que vem a parceria limita-se ao produto saúde, mas prepara-se, em breve, para ter um diferencial na concorrência. Os afiliados terão acesso ao produto odontológico, que é um instrumento fundamental para agregar valor à carteira do plano, além de gerador de receita adicional.

O evento em comemoração da parceria será em 18 de novembro, às 18h, no Hotel Renaissance, em São Paulo.
 

 


Autor: Departamento de Jornalismo
Fonte: Federação Brasileira dos Hospitais - FBH

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581