.
 
 
Piso salarial dos farmacêuticos será discutido em audiência pública na Câmara dos Deputados
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


08/12/2022

Piso salarial dos farmacêuticos será discutido em audiência pública na Câmara dos Deputados

Fecomércio-RS alerta para impactos negativos da proposta no emprego e no preço dos medicamentos

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados aprovou o requerimento do deputado federal Ubiratan Sanderson (PL/RS) e realizará audiência pública para debater o Projeto de Lei (PL) 1559/2021, que estabelece o piso salarial dos farmacêuticos. A solicitação atendeu a pedido da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos no Estado do Rio Grande do Sul (Sinprofar) e da Confederação Nacional do Comércio (CNC). A audiência pública proporcionará mais tempo para a discussão do projeto, que estava na pauta da CTASP para ser votado ontem. O texto propõe uma remuneração mensal mínima de R$ 6,5 mil para profissionais no exercício da profissão farmacêutica; além de um acréscimo de 10% na remuneração dos responsáveis técnicos.

"Temos alertado para os efeitos negativos que serão gerados se aprovado esse projeto. O primeiro deles é no aumento do desemprego. Pequenas farmácias não poderão arcar com este valor proposto de piso salarial, o que tende a implicar em redução de vagas para farmacêuticos no mercado de trabalho", comenta o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. "Essa proposta não reconhece disparidades regionais ao pressupor a mesma capacidade financeira de estabelecimentos de grande porte, localizados nas metrópoles, com a encontrada no varejo de cidades ou povoamentos distantes dos médios e grandes centros urbanos", alerta. O cumprimento obrigatório do pagamento do novo piso, acrescenta Bohn, também aumentaria o custo dos estabelecimentos, acarretando em aumento no valor dos medicamentos de preço livre.

Ao solicitar a audiência pública, o deputado Ubiratan Sanderson fez menção às preocupações. "Não há dúvida de que os profissionais farmacêuticos merecem tratamento justo e equitativo. Em que pese ser meritória a referida proposição, contudo, ainda precisa ser aprimorada, sobretudo para o controle das externalidades negativas (inclusive para os farmacêuticos) decorrentes da aprovação de um piso salarial 94,79% maior do que a remuneração média atual, cujo impacto mensal é de aproximadamente R$ 304,1 milhões para as empresas", escreveu em sua justificativa. A Fecomércio-RS e o Sinprofar participarão da audiência, que ainda não tem data para ser realizada.


Representa+ - Através da plataforma colaborativa Representa+, da Fecomércio-RS, empresários e interessados podem consultar e opinar a respeito de pautas como a do piso salarial dos farmacêuticos, atribuindo grau de prioridade para atuação da Federação em projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa. O leitor pode acessar mais detalhes sobre o PL 1559/2021 e contribuir nas ações relacionadas à pauta através do link: https://representa.fecomercio-rs.org.br/projects/b9443051-d114-4bab-884f-92f0837bb976


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de Comunicação da Fecomércio-RS
Autor da Foto: Freepik

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581