.
 
 
Apenas 32% dos brasileiros de 40 a 70 anos já fizeram exame de toque retal
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


18/11/2009

Apenas 32% dos brasileiros de 40 a 70 anos já fizeram exame de toque retal

Esses são alguns dos dados apontados na pesquisa do Datafolha Saúde masculina: o homem e o câncer de próstata

A grande maioria dos homens brasileiros com idades entre 40 e 70 anos, ou 76%, tem conhecimento sobre o exame de toque retal para detectar o câncer da próstata, mas apenas 32% já fizeram o teste. Já o exame sanguíneo da dosagem de PSA, também importante para rastrear a doença, é conhecido por pouco mais da metade deles (54%), mas já foi realizado por 47% dos brasileiros nessa faixa etária.

ATIVIDADE FÍSICA PREVINE CÂNCER DE PRÓSTATA
Homens que fazer exercícios moderados regularmente podem ter um menor risco de desenvolver câncer de próstata, segundo estudo publicado na edição de novembro do Journal of Urology. Avaliando a biópsia de 190 homens que tiveram resultados suspeitos no exame de toque ou no PSA, pesquisadores americanos descobriram que aqueles que exercitavam o equivalente a de três a seis horas de caminhada por semana tinham menos chances de serem diagnosticados com a doença.

Esses são alguns dos dados apontados na pesquisa do Datafolha Saúde masculina: o homem e o câncer de próstata, encomendada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), com o apoio da AstraZeneca, e divulgada nesta terça-feira (17), Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata. O levantamento foi feito com 1.061 homens de 10 capitais brasileiras (Belo Horizonte, Belém, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo) e Distrito Federal, no período de 2 a 7 de outubro de 2009.


A pesquisa apontou que 56% dos homens já fizeram algum dos exames preventivos do tumor da próstata. Segundo o presidente da SBU José Carlos de Almeida, a pesquisa mostra que o preconceito ainda é grande em relação ao exame de toque e que os homens preferem fazer o exame de sangue. "Mas é preciso ressaltar que os dois são complementares no diagnóstico do câncer de próstata e um não substitui o outro. Em até 20% dos casos, o exame de sangue pode ser normal em uma pessoa com câncer", alerta o médico.


De acordo com a pesquisa, 99% dos homens já ouviram falar sobre o câncer de próstata, porém 39% desconhecem os sintomas da doença, presentes somente quando o o tumor já está em estágio avançado.

Quanto mais escolarizado e de classe econômica mais alta, aponta o levantamento, maior é o cuidado com a saúde: 79% dos homens com nível universitário já foram ao urologista, enquanto 46% dos que têm ensino fundamental foram ao especialista. Homens das capitais do Sudeste são os que mais vão ao urologista (62%), enquanto os das capitais do Norte são os que menos vão (36%).

 Cerca de 74% dos homens entrevistados das classes D/E nunca fizeram exame de PSA para detectar o câncer de próstata. Em relação ao exame de toque, o índice sobe para 84%. Já nas classes A/B a taxa foi de 60% para o PSA e 42% para o exame de toque.

A maioria dos homens (77%) concorda totalmente que “os homens não fazem exame de toque retal por preconceito”, contra 54% que percebem que “os homens têm medo do exame”. Mas ao falar de si, os resultados são diferentes: apenas 8% admitem preconceito em relação ao toque, enquanto 13% afirmam descuido, preguiça, relaxo e falta de tempo, e 15% alegam falta de sintomas.

Insistência da mulher

A pesquisa mostrou ainda que a principal fonte de informação sobre a saúde dos homens é a TV (50%), principalmente a TV aberta, enquanto 29% buscam informações com médicos em postos de saúde e 28% em jornal impresso.

A família e os amigos também têm influência: 80% acreditam que os homens vão ao médico por insistência de parentes e amigos. Para os entrevistados, a esposa ou a companheira (66%) é a que mais influencia na procura por um médico para prevenir e tratar o câncer de próstata.

 


Autor: Redação
Fonte: UOL Ciência e Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581