.
 
 
Banda Sinfônica Acadêmica reúne clássico e moderno em espetáculos
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


20/01/2023

Banda Sinfônica Acadêmica reúne clássico e moderno em espetáculos

11º Festival Internacional Sesc de Música

Grupo é composto por alunos dos instrumentos de sopro e percussão do evento, que é um dos maiores de música de concerto da América Latina

Engana-se quem pensa que música de concerto não é para todos. Pelo contrário, é possível tocar diversos estilos nos instrumentos mais clássicos conhecidos. Promover essa união do clássico com o moderno e democratizar o acesso à cultura a todos os públicos é uma das principais missões do Festival Internacional Sesc de Música, que está em sua 11ª edição em Pelotas, até 27 de fevereiro.

A partir do eixo Pedagógico, foi formada a Banda Sinfônica Acadêmica que, sob a regência de Mônica Giardini, fará duas apresentações no evento justamente com a intenção de mostrar a contemporaneidade da sinfonia. "Eu costumo dizer que as pessoas se atualizam bastante de tecnologia, mas esquecem de se atualizar culturalmente. O Festival Internacional Sesc de Música nos dá exatamente essa oportunidade de mostrar um repertório com composições originais para a Banda Sinfônica, mas com arranjos modernos e populares", explica a regente.

Alunos que estão nos cursos de instrumentos de sopro e percussão subirão ao Palco do Festival, na Praia do Laranjal, nesta sexta-feira, 20 de janeiro, para seu primeiro espetáculo, que terá a participação dos solistas Mathias Behrends Pinto, no violão de sete cordas, e Carlos Gontijo, no saxofone. O programa terá a execução de obras de compositores brasileiros e estrangeiros, entre eles Gershwin, John Williams, Liberalquino e Villani-Côrtes.

Além das aulas, os estudantes do projeto, que são cerca de 350 em 18 instrumentos, composição, canto lírico e choro, participam de ensaios e práticas para levar o melhor que a música de concerto tem a oferecer ao público que está em Pelotas prestigiando o Festival. Na próxima quinta-feira, 26 de janeiro, o grupo se reúne novamente, desta vez no Theatro Guarany, para uma apresentação com os solistas José Milton Vieira, no trombone, e Douglas Gutjahr, na percussão.
"É uma alegria imensa estar em Pelotas, passar um pouco do meu conhecimento para os jovens alunos e mostrar toda a vertente moderna da Banda Sinfônica. Os alunos estão muito engajados, estudando e praticando obras tecnicamente desafiadoras, com muito prazer e felicidade", comenta Mônica, que é uma das poucas regentes mulheres de bandas sinfônicas no Brasil. A programação completa do Festival pode ser conferida em www.sesc-rs.com.br/festival. Todas as atrações são gratuitas.

Sobre o Festival Internacional Sesc de Música

Em sua 11ª edição, o evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, em parceria com a Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, e tendo como diretor artístico o maestro Evandro Matté, o Festival atua em dois eixos principais: Pedagógico e Sociocultural. No plano Pedagógico, são ofertados cursos de instrumentos, composição, canto lírico, choro, prática de música de concerto e câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais da música. Já no Sociocultural, são realizados recitais de professores e alunos, além de uma ampla programação de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade. Para este ano, o Festival conta com o patrocínio master da CMPC, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), apoio do Grupo Panvel, apoio cultural da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Bibliotheca Pública Pelotense, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Expresso Embaixador e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas.

Sobre o 11º Festival Internacional Sesc de Música

  • O que é? O Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores da área na América Latina e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais
  • Data: De 16 a 27 de janeiro de 2023, em Pelotas
  • Como acontece? Durante o Festival, os alunos participam das classes (cursos) e ensaios nos turnos da manhã e tarde; e apresentações que podem ocorrer pela manhã, tarde ou noite. Todas as apresentações têm entrada franca para a comunidade
  • Classes de Música de Concerto: turno da manhã
  • Classes de Canto Lírico e Choro: manhã e tarde
  • Ensaios de orquestras, música de câmara: turno da tarde e vespertino
  • Ensaios de recitais de alunos: manhã e tarde (a combinar com o coordenador da área)
  • Ingressos: Entrada gratuita para todos os espetáculos, mas para as apresentações no Theatro Guarany e no Teatro Sicredi, é necessária a retirada antecipada de ingressos na Rua Lobo da Costa, 849, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h30. Há limite de um par por pessoa, conforme o cronograma: Nos dias 20, 21, 23 e 24 são distribuídos os ingressos para os dias 24, 25 e 26. Quem não conseguir buscar com antecedência, pode tentar uma hora antes de cada concerto na entrada dos teatros, onde haverá um número limitado de ingressos à disposição. Sugere-se a doação de 1kg de alimento não perecível por pessoa para o programa Mesa Brasil Sesc.
  • Inclusão: Alguns espetáculos possuem o recurso de audiodescrição e tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras), além de transmissão ao vivo. Confira no site www.sesc-rs.com.br/festival quais são.  

Autor: Redação
Fonte: Assessoria de Comunicação Sesc/RS
Autor da Foto: Paulo Rossi

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581