.
 
 
Colonoscopia de alta definição detecta mais pólipos
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


18/11/2009

Colonoscopia de alta definição detecta mais pólipos

O estudo foi financiado pela Clínica Mayo

A colonoscopia de alta definição é muito mais sensível do que a colonoscopia padrão na descoberta de pólipos que podem se transformar em câncer, afirmam pesquisadores da Clínica Mayo, no campus em Jacksonville, Flórida. Segundo estes pesquisadores, essa descoberta é muito importante pelo grande número de pacientes (2.430) que participou do estudo e por ser resultado do único estudo comparativo realizado, até agora, entre dois métodos utilizados na rotina médica.

“Esse foi um experimento natural, projetado para se descobrir se um tipo de endoscópio pode significar uma diferença importante na prática clínica”, diz o pesquisador sênior do estudo, o gastrenterologista Michael Wallace, que também é professor de medicina na Escola de Medicina da Clínica Mayo. “Com base nesses resultados, a colonoscopia de alta definição detecta mais pólipos pré-cancerosos”, diz.

O estudo foi conduzido entre setembro de 2006 e dezembro de 2007, quando a Clínica Mayo substituiu seus endoscópios padrão para colonoscopia por endoscópios de alta definição, em suas seis salas de procedimento de colonoscopia.

Um endoscópio é um tubo iluminado, inserido no cólon e no reto para procurar – e remover – pólipos. Um endoscópio de alta definição usa um chip de vídeo de alta definição e monitores de alta definição, para aumentar a resolução da imagem, explica o gastrenterologista Michael Wallace.

Não houve seleção dos pacientes para um ou outro procedimento. Os exames foram realizados em salas em que o equipamento estivesse disponível e atendidos por um gastrenterologista de plantão, no momento. “Assim, ocorreu uma randomização natural de pacientes, entre os endoscópios padrão e de alta definição, sem que os médicos selecionassem os pacientes para um ou outro endoscópio”, conta o gastrenterologista. “Nenhum médico usou endoscópios de alta definição mais do que outro e, dessa forma, foi possível eliminar a maior parte das variáveis que podem distorcer os resultados de um estudo clínico”, afirma.

Os pesquisadores descobriram que a taxa de detecção de adenomas – pólipos com maior probabilidade de se tornarem cancerosos – nos pacientes que se submeteram a uma colonoscopia de alta definição foi 20% maior do que nos que fizeram uma colonoscopia padrão.

“Embora 20% possa parecer uma diferença pequena, é preciso considerar que 14 milhões de colonoscopias são realizadas por ano e, nesse caso, mesmo pequenas diferenças levam a aperfeiçoamentos significativos”, afirma Michael Wallace.

O estudo foi financiado pela Clínica Mayo e os autores declaram que não há conflito de interesses, nem endossam os produtos mencionados no estudo. O gastrenterologista Michael Wallace não recebeu qualquer verba para esse estudo da empresa que fabrica os produtos avaliados.

Para mais informações sobre tratamento de câncer e procedimentos colonoscópicos na Clínica Mayo, em Jacksonville, Flórida, contate o departamento de Serviços Internacionais pelo telefone 1-904-953-7000 ou envie um e-mail para intl.mcj@mayo.edu.

Sobre a Mayo Clinic

A Clínica Mayo é o primeiro e maior centro de medicina integrada do mundo. Médicos de todas as especialidades trabalham juntos no atendimento aos pacientes, unidos por um sistema e por uma filosofia comum, de que “as necessidades dos pacientes vêm em primeiro lugar”. Mais de 3.300 médicos, cientistas e pesquisadores, além de 46.000 profissionais de saúde de apoio, trabalham na Clínica Mayo, que tem unidades em Rochester (Minnesota), Jacksonville (Flórida) e Scottsdale/Phoenix (Arizona). Juntas, as três unidades tratam mais de meio milhão de pessoas por ano.

Para mais notícias sobre a Clínica Mayo, visite o site www.mayoclinic.org/news/.

O MayoClinic.com (www.mayoclinic.com) está disponível como fonte para reportagens da área de saúde.
 

 


Autor: Alana Rany Vasconcelos
Fonte: SPMJ Comunicações Ltda

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581