.
 
 
Pelotas tem aumento no consumo durante o 11º Festival Internacional Sesc de Música
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


26/01/2023

Pelotas tem aumento no consumo durante o 11º Festival Internacional Sesc de Música

Além do acréscimo nas vendas, cerca de 50 estabelecimentos recebem a visita de músicos para quebrar a rotina diária

O Festival Internacional Sesc de Música movimenta Pelotas no mês de janeiro. São estudantes e professores andando com seus instrumentos pelas ruas e sons das melodias podem ser escutados por todos os cantos. O clima se modifica, mas economicamente, o mercado agradece. Anualmente, os setores de hotelaria, serviços e comércio aguardam o período e há dois anos sentiam falta do fluxo de visitantes para um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina. Dos cerca de R$ 2 milhões investidos para a realização do Festival, estima-se que mais de 60% fiquem na cidade, seja no consumo por meio da gastronomia ou na compra de produtos, ainda pela contratação de pessoas e serviços para a realização da programação.

"O Festival vem preencher uma lacuna importante no mês de janeiro, quando a cidade, de característica universitária, fica mais vazia. Além dos visitantes, com as atrações, os próprios moradores aproveitam que estão na rua e acabam indo a restaurantes e bares, por exemplo. Estamos tendo um movimento muito superior do que no mesmo período do ano passado", afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas e vice-presidente da Fecomércio-RS, Gilmar Bazanella.

Com essa expectativa, os gestores se prepararam para a data. A loja de doces Imperatriz, por exemplo, criou um doce especial para o Festival, feito de brigadeiro ou beijinho, recheado com mousse de limão e coberto com coco ralado. E as vendas nestas duas semanas estão mais intensas, especialmente, na loja do Mercado Público, onde há uma grande visita de participantes das atividades.

Além de um acréscimo na receita, os empresários e colaboradores de Comércio e Serviços estão recebendo a visita de músicos, que quebram um pouco a rotina diária. Durante os 12 dias, cerca de 50 estabelecimentos estão sendo contemplados com o talento de André Luiz Amaral Fiba Soares, Eduardo Santos, Luiza Tajes Soares, da Camerata Negrinho Martins. Soares, aluno do Festival pela segunda vez, e Santos e Luiza, que já participaram como estudantes quatro e cinco vezes, respectivamente, foram contratados nesta edição para fazer o tour. A proposta visa valorizar esse público que, por meio de contribuição compulsória, permite que o Sesc/RS realize atividades culturais como essa, com mais de 60 espetáculos gratuitos para a comunidade pelotense. "Com toda certeza fez muita diferença no nosso dia, porque a música nos motiva e nos alegra. As músicas me emocionaram e me deixaram arrepiada", ressaltou a gerente da loja O Boticário no Centro da cidade, Aida Cezar Mainski.

Sobre o Festival Internacional Sesc de Música

Em sua 11ª edição, o evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, em parceria com a Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, e tendo como diretor artístico o maestro Evandro Matté, o Festival atua em dois eixos principais: pedagógico e sociocultural. No plano pedagógico, são ofertados cursos de instrumentos, composição, canto lírico, choro, prática de música de concerto e câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais da música.

Já no sociocultural, são realizados recitais de professores e alunos, além de uma ampla programação de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade. Para este ano, o Festival conta com o patrocínio master do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e da Celulose Riograndense, apoio da Panvel Farmácias, apoio cultural da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Bibliotheca Pública Pelotense, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Expresso Embaixador, assim como o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas.

Sobre o 11º Festival Internacional Sesc de Música

  • O que é? O Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores da área na América Latina e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais
  • Data: De 16 a 27 de janeiro de 2023, em Pelotas
  • Como acontece? Durante o Festival, os alunos participam das classes (cursos) e ensaios nos turnos da manhã e tarde; e apresentações que podem ocorrer pela manhã, tarde ou noite. Todas as apresentações têm entrada franca para a comunidade
  • Classes de Música de Concerto: turno da manhã
  • Classes de Canto Lírico e Choro: manhã e tarde
  • Ensaios de orquestras, música de câmara: turno da tarde e vespertino
  • Ensaios de recitais de alunos: manhã e tarde (a combinar com o coordenador da área)

Site: www.sesc-rs.com.br/festival


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de Comunicação Sesc/RS
Autor da Foto: Paulo Rossi

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581