.
 
 
54% dos médicos realizam teleconsultas no Brasil, aponta pesquisa
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


31/01/2023

54% dos médicos realizam teleconsultas no Brasil, aponta pesquisa

Estudo feito com especialistas de consultórios e clínicas de todo o País aborda o atual comportamento digital do médico, que está cada vez mais conectado

Pesquisa realizada pelo Research Center, núcleo de pesquisa da Afya, maior ecossistema de educação em saúde e healthtechs do Brasil, revela que 54% dos médicos especialistas de consultórios e clínicas realizam teleconsultas, uma modalidade de consulta médica feita a distância por meio de recursos tecnológicos. Além disso, 76,7% dos entrevistados utilizam softwares/plataformas de prontuário eletrônico e gestão do consultório; 67,9%, ferramentas de suporte à decisão clínica; e 67,5%, plataformas de prescrição digital.

O estudo "Comportamento Digital do Médico" trouxe também dados sobre as formas de atualização dos médicos: 73,3% dos médicos responderam que se atualizam por meio de congressos e eventos médicos; 65%, com cursos online; 61,8%, com artigos científicos; e 51,7%, com revistas da sociedade da especialidade em que atua. Destes, 50,3% se atualizam semanalmente; 31,5%, diariamente; e 17,2%, mensalmente.

Em 2022, os médicos que utilizam a solução digital de gestão clínica e prontuário eletrônico da Afya, denominada iClinic, realizaram quase 115 mil teleconsultas e mais de 2 milhões de prescrições digitais. "É interessante observar que o médico se encontra cada vez mais digitalizado e a utilização de recursos tecnológicos já é uma realidade dentro de consultórios e clínicas pelo Brasil, além de fazer parte da rotina de aperfeiçoamento e educação continuada deste grupo", afirma Eduardo Moura, médico, co-fundador da PEBMED e diretor de pesquisa do Research Center.

O executivo reforça que além do consumo de conteúdo em diferentes formatos, o médico preza cada vez mais pela qualidade e pluralidade dos temas. Em relação às características mais valorizadas nos conteúdos de atualização, 54% dos entrevistados consideram o nível de evidência em que se baseia o conteúdo; 48,4% consideram a relevância para a prática em que atua; 47,5% consideram o quanto o conteúdo está atualizado em relação à prática atual; e 42,9% consideram se a fonte em que obteve o conteúdo é confiável.

"A Afya é uma empresa que acompanha toda a jornada do médico desde a sua formação até o auge da carreira e acredita que pode ser cada vez parceira destes profissionais, dando todo o suporte necessário para a prática médica", reforça Moura.

Metodologia

O Research Center realizou o estudo "Comportamento Digital do Médico" com 1.064 médicos especialistas de consultórios e clínicas. Com amostragem nacional e método quantitativo, foi elaborado a partir de pesquisa transversal, utilizando um questionário online estruturado como instrumento de coleta. O recrutamento foi feito por meio digital a partir das plataformas Whitebook, iClinic, RX PRO, Cardiopapers, Glic, Portal PEBMED e da base de médicos da Afya.

A condução da pesquisa aconteceu entre os dias 22/08/2022 e 26/09/2022. A amostra apresenta um nível de confiança de 95% com margem de erro de 2,9 pontos percentuais. 


Autor: Redação
Fonte: In Press Porter Novelli
Autor da Foto: Freepik

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581