.
 
 
Alegrete sedia Reunião Regional da Fecomércio-RS
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


05/04/2023

Alegrete sedia Reunião Regional da Fecomércio-RS

Evento contou com a presença de representantes de diversos sindicatos de cidades da região

Alegrete foi a sede da primeira reunião regional promovida pela Fecomércio-RS em 2023. Realizado na noite de terça-feira, 4 de abril, o evento contou com a presença de representantes de diversos sindicatos de cidades da região, como Sindihotel-RS, Sindilojas e Sirecom Uruguaiana, Sincopeças-RS, Sindilojas Bagé, Livramento, São Gabriel e São Borja. Compondo a mesa, estavam Luiz Carlos Bohn, presidente da Fecomércio-RS e Vanessa Machado, presidente do Sindilojas Alegrete. A fala inicial de Bohn destacou a nova sede do Sindilojas na cidade, que começou a operar no final de 2022, em um espaço no centro do município.

Perfil da Região

A reunião teve como apresentação inicial a fala de Adriano Beuren, da assessoria de Relações Governamentais da Fecomércio-RS. Em sua participação, ele destacou dados da região que abrange cerca de 20 municípios. Entre os apontamos trazidos, destacam-se a forte participação da agropecuária na economia da localidade e o fato dela compor, segundo dados de 2020, cerca de 5% do PIB do RS. Para finalizar, Beuren apresentou um vídeo sobre a plataforma Representa+ - ferramenta que tem como objetivo incentivar a participação ativa dos empresários na formulação das leis que impactam direta ou indiretamente seus negócios.

Pautas Regionais

O segundo momento da reunião foi dedicado à escuta das demandas dos sindicatos. O presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, abriu o microfone para que os líderes sindicais trouxessem os pleitos da região.

O primeiro a falar foi Roberto Segabinazzi, vice-presidente do Sindilojas Alegrete, que apontou duas questões. Primeiro, a necessidade do incremento na frota de ônibus que transita pelas redondezas, visto a dificuldade de mobilidade e a escassez de empresas de ônibus que façam o trajeto para a localidade. O segundo ponto foi a insatisfação de empresários com a obrigatoriedade, no ato da compra, da emissão da nota fiscal em concomitância com o comprovante de pagamento. A medida, que começou a vigorar em 1º de abril para determinados segmentos do comércio, foi implementada a partir do Decreto Estadual 56670/2022.

Na sequência, tomou a palavra Paulo Locatelli, presidente do Sindilojas Uruguaiana. A necessidade da duplicação e de uma melhor sinalização na BR-290 – estrada que perpassa grande parte da região e do RS – foi a demanda trazida por ele. Ao longo dos vários km da rodovia federal, Locatelli destacou, transitam mais de 600 caminhões por dia.

Depois foi a vez de Nerildo Garcia Lacerda, presidente do Sindilojas Bagé, que reforçou a importância de melhores condições nas estradas estaduais e federais da localidade e apontou novamente a relevância de existir uma maior oferta de viagens para a região por parte das empresas de ônibus.

Dúvidas e inquietações

O evento também abriu espaço para sanar dúvidas dos presentes. Wolmi Gomes de Oliveira, vice-presidente do Sindilojas São Borja, fez questionamentos sobre a reforma trabalhista, mais especificamente sobre o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical e sobre ações imputadas a empresas que descumprem convenções pré-estabelecidas.

Os demais participantes também contribuíram questionando, por exemplo, sobre o andamento do PL que trata sobre a atualização, segundo a inflação, dos valores de enquadramento no Simples Nacional. E também sobre a reforma tributária e o temor de que ela resulte em uma carga ainda maior de impostos para o setor.

Encerramento

No momento final do evento, a presidente do Sindilojas Alegrete agradeceu a presença de todos e aproveitou para reforçar a importância da participação feminina no movimento sindical. Após ouvir todas as participações dos presentes, o presidente da Fecomércio-RS encerrou destacando a relevância das reuniões regionais: “por isso é importante fazermos reuniões como essa; se não fizéssemos, não saberíamos a demanda de cada um”. Bohn ainda apontou a necessidade da união e da troca de informações entre sindicatos e Fecomércio-RS. As palavras dele para os líderes sindicais foram: “vocês são eu aqui”.

A próxima reunião regional será no dia 9 de maio, na cidade de Bento Gonçalves. 


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de Comunicação da Fecomércio-RS
Autor da Foto: Divulgação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581