.
 
 
Banrisul semeia sustentabilidade do solo 365 dias por ano
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


11/04/2023

Banrisul semeia sustentabilidade do solo 365 dias por ano

A Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL) e a Embrapa Trigo, com apoio da equipe técnica do Banrisul, desenvolveram um programa para estimular a qualidade do solo

Promover o investimento e a discussão da cultura do manejo sustentável do solo é garantia de preservação do meio ambiente, além de uma terra fértil e rentável para produtores agrícolas. A Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL) e a Embrapa Trigo, com apoio da equipe técnica do Banrisul, desenvolveram um programa para estimular a qualidade do solo: Operação 365. O projeto, por ser uma prática sustentável, utiliza com eficiência os recursos naturais, alcançando contribuições efetivas na estabilidade produtiva das lavouras e na competitividade no campo, durante os 365 dias do ano.

O tema foi pauta durante a edição do South Summit Brazil 2023 dentro do painel Oportunidades para a construção de ambiente antifrágil diante da escassez de água, mediado pelo diretor de Crédito do Banrisul, Osvaldo Lobo Pires; com participação do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ernani Polo; e o superintendente do Senar/RS, Eduardo Condorelli, no palco The Next Big Thing, no dia 31 de março.

O Banrisul concretiza ações estratégicas dentro dos pilares: agronegócio, inovação e comprometimento com as melhores práticas relacionadas ao ESG, buscando conectar pequenos e médios produtores às melhores oportunidades de financiamento do mercado em sintonia com a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico do Estado. “O 365 é um programa técnico, que objetiva transmitir o correto manejo do solo aos produtores rurais. Desde de que foi colocado em prática, tem sido bem-sucedido na região onde atua, contribuindo para a estabilidade da produção agrícola. A parceria com a Embrapa Trigo é fundamental para o sucesso do programa, já que a instituição é uma referência em pesquisa agrícola e tem expertise na adaptação de tecnologias para diferentes regiões do País”, afirmou Osvaldo.

Conforme o secretário Ernani Polo, longos períodos de estiagens e secas no Rio Grande do Sul e no Brasil são recorrentes e agricultores sofrem o impacto diretamente, porém os reflexos negativos dessa realidade alcançam a todos os segmentos da sociedade. “Trabalhar o manejo correto do solo significa armazenar água da melhor forma possível, para que na falta da chuva possamos evitar uma queda brusca de produtividade. O Programa 365 precisa ser potencializado na orientação ao produtor para que ele faça o bom manejo de sua terra, para poder atingir estabilidade em anos de estiagem e secas”, destacou Ernani.

Para Condorelli, a capacidade de reservar água é muito grande, entretanto, isso passa por um sistema de correção profunda de características químicas e físicas do solo, que precisam permitir com que as raízes das plantas alcancem a água - este processo é fundamental para mitigar significativamente os problemas que a seca pode apresentar. “Manter cadeias produtivas de forma sustentável é garantir estabilidade de emprego e renda para milhões de pessoas. Efetivamente, o nosso papel é por meio da capacitação, oferecendo conhecimento para que os empresários e trabalhadores tenham condições de desempenhar seu trabalho trazendo estabilidade econômica para nosso País”, concluiu.

Detalhes sobre o Programa 365

O programa 365 CCGL é uma iniciativa da Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL), em parceria com a Embrapa Trigo e outras instituições, que tem como objetivo incentivar a adoção de tecnologias sustentáveis na produção de grãos, principalmente soja e milho, ao longo de todo o ano agrícola. O projeto visa promover a integração entre pesquisa, extensão rural e produtores, para aprimorar a gestão das propriedades rurais, reduzir custos de produção, aumentar a produtividade e a qualidade dos grãos, além de minimizar os impactos ambientais. Para alcançar esses objetivos, o 365 CCGL oferece aos produtores rurais uma série de ações, como assistência técnica personalizada, capacitação, treinamento, acesso a informações sobre tecnologias agrícolas e uso de softwares de gestão agrícola. Além disso, os produtores podem contar com uma rede de experimentos conduzidos pela Embrapa e pela CCGL, que avaliam diferentes tecnologias e práticas de manejo, a fim de identificar as mais eficientes e adaptadas condições locais. O Banrisul atua fortemente como um elo entre os idealizadores e as entidades, como as secretarias estaduais, Senar e Farsul, por entender o quanto a implementação do programa é relevante para o Estado, em especial por trazer um componente de mitigação de risco climático. 


Autor: Redação
Fonte: Imprensa Banrisul
Autor da Foto: Divulgação Banrisul

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581