.
 
 
Trabalho seguro, qualificado e agregador: entenda a importância do Programa Jovem Aprendiz
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


20/04/2023

Trabalho seguro, qualificado e agregador: entenda a importância do Programa Jovem Aprendiz

Dia Internacional do Jovem Trabalhador pede conscientização e chama a atenção do mercado de trabalho para a juventude brasileira

Na segunda-feira, dia 24 de abril, comemora-se o Dia Internacional do Jovem Trabalhador - data criada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para fomentar a conscientização sobre a importância da oferta de trabalho seguro, qualificado e agregador para a juventude. No Brasil, o Programa Jovem Aprendiz oferece oportunidades de aprendizagem profissional e teórica para aqueles que ainda estão estudando ou que já concluíram o ensino médio.  

A iniciativa do Governo Federal tem como objetivo ajudar jovens, entre 14 e 24 anos, a ingressarem no mercado de trabalho. De acordo com dados mais recentes do Ministério da Economia, em 2020, foram registrados 468.767 contratos de aprendizagem em todo o país. Sendo comércio o setor que mais contratou jovens aprendizes com 34,2% do total de contratos registrados, seguido pela indústria (27,5%) e serviços (22,9%). 

Para a pós-graduada em Mídias na Educação pela UFPel e orientadora de Educação Profissional no Senac São Leopoldo, Solange Beatriz Prass Gehm, por meio do Programa Jovem Aprendiz, é possível desenvolver competências, como: trabalho em equipe, colaboração e interação. "Durante o programa, eles aprendem habilidades de resolução de problemas, que os expõem a uma variedade de desafios que exigem soluções criativas e eficazes. Os jovens também têm de lidar com situações complexas, responsabilidade profissional e ética. Além disso, eles ganham uma experiência valiosa que os prepara para os desafios do mercado", destaca. 

Segundo Solange, os principais diferenciais profissionais dos jovens que têm a oportunidade de se tornarem aprendizes são as habilidades técnicas específicas e as softs skills. "Melhor compreensão do ambiente de trabalho e maior rede de contatos. Conexões profissionais! Essas diferenças podem aumentar significativamente as chances de sucesso dos jovens no mercado de trabalho e proporcionar carreiras mais satisfatórias e bem-sucedidas", ressalta.  
  
Algumas informações sobre o programa Jovem Aprendiz no Brasil:   

  • As empresas são obrigadas por lei a contratar jovens aprendizes em uma proporção que varia de 5% a 15% do total de funcionários, dependendo do tamanho da empresa;  
  • O contrato de aprendizagem tem duração máxima de dois anos, e a jornada de trabalho deve ser de, no máximo, seis horas diárias, com direito a carteira assinada e remuneração compatível com a função;   
  • Durante o período de aprendizagem, o jovem deve frequentar a escola regularmente, se ainda estiver estudando. E também participar das atividades teóricas e práticas oferecidas pela empresa contratante.  

Os jovens aprendizes têm direito a todos os benefícios previstos na legislação trabalhista, como FGTS, férias, décimo terceiro salário, entre outros. 
Ou seja, o Programa Jovem Aprendiz é uma importante iniciativa de inclusão social e profissionalização para jovens em situação de vulnerabilidade, que muitas vezes enfrentam dificuldades para encontrar emprego. "O Programa Jovem Aprendiz tem relevância para a sociedade no que diz respeito a capacidade de proporcionar aprendizado e desenvolvimento profissional com qualidade e a estruturação qualificada da força de trabalho futura com menos desigualdades sociais e econômicas", enfatiza Solange.   

A atuação das empresas  
 
As empresas devem se preparar em múltiplos aspectos, como fornecer treinamentos para desenvolver as habilidades conforme a demanda do mercado. Assim como apoio emocional, um ambiente de trabalho seguro e saudável, garantindo que os jovens tenham condições adequadas para desempenhar suas funções. "Devem estar preparadas para lidar com quaisquer desafios ou problemas que possam surgir durante o processo de aprendizagem, incluindo lidar com questões de desempenho, resolução de conflitos e oferecer feedback construtivo", pontua a orientadora profissional.   

Dedicação e brilho nos olhos  
 
Gustavo Moraes, 21 anos, de São Leopoldo, encontrou no Programa Jovem Aprendiz a oportunidade que procurava para conseguir trabalhar e continuar estudando. "Em 2019, quando estava cursando meu terceiro ano do ensino médio, resolvi ir em busca do Programa, pois gostaria de um emprego que eu pudesse conciliar com meus estudos", conta.  
 
Segundo o estudante, com o Jovem Aprendiz ele teve a chance de ser apresentado ao mercado de trabalho com educação e direitos assegurados. "Pude vivenciar a prática e ao mesmo tempo ter mentoria de profissionais excelentes. Hoje trabalho na Unisinos e sou da equipe de ingresso. Cuido da parte da admissão de alunos nos processos seletivos referentes à graduação", comenta.  
 
No Senac São Leopoldo, Gustavo cursou Técnicas Administrativas. Para o futuro, o jovem pretende se formar na graduação e seguir na área que escolheu. "Foi muito boa a experiência, pois sempre foram muito atenciosos em relação ao atendimento. Sobre o curso, tive a oportunidade de aprender com uma professora maravilhosa que se mostrou muito disposta a ajudar a turma", relembra.  

Sobre Gustavo, Solange fala sobre o cuidado que o aluno sempre teve na execução das atividades desenvolvidas, tanto de forma individual ou em grupo. Segundo a orientadora profissional, ele também apresentou essa postura na prática no trabalho, sendo muito elogiado pela sua gestora, mesmo quando o curso foi interrompido por três meses devido a pandemia. "Nas aulas remotas, Gustavo manteve-se engajado até o final do curso, apresentando trabalhos com a mesma qualidade que no presencial. Merecedor de ser efetivado pela Unisinos e em um ano ter sido promovido de cargo", revela.  
 
Para finalizar, Solange ainda destaca: "o que mais me cativava nele era o seu brilho nos olhos durante as aulas, assim como o interesse e curiosidade em ampliar seus conhecimentos no mundo do trabalho. Participou intensamente em todas as oportunidades em que pôde se expressar oralmente, se posicionando de forma educada, gentil e harmoniosa, mantendo uma fala assertiva em sala".  
 
Para saber mais sobre o Programa Jovem Aprendiz do Senac, acesse o site ou entre em contato com o Senac São Leopoldo pelo telefone (51) 3590-3060 ou WhatsApp (51) 99232-4574.


Autor: Redação
Fonte: Senac-RS | Usina de Notícias
Autor da Foto: Divulgação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581