.
 
 
Número de famílias com contas em atraso cresce no Rio Grande do Sul
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


24/04/2023

Número de famílias com contas em atraso cresce no Rio Grande do Sul

Dados de março da Peic-RS revelam que o cenário de início de ano tem sido desafiador para os orçamentos das famílias

Em 20 de abril, a Fecomércio-RS divulgou a edição de mar/23 da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores gaúchos (PEIC-RS), da CNC. O percentual de Famílias endividadas voltou a subir. Pelo segundo mês seguido o percentual de famílias endividadas aumentou e alcançou 93,1%. A parcela da renda comprometida com dívidas teve nova alta, registrando 27,5% em mar/23 (há 5 meses consecutivos já está na casa dos 27,0%). Algo semelhante ocorre com o percentual dos que se dizem “muito endividados” (22,8%) que também cresceu e se mantém na casa dos 22,0% há 3 meses. Esses resultados evidenciam que o aumento de endividados tem sido acompanhado por um aumento dos níveis de endividamento das famílias, o que ajuda também a explicar a dinâmica da inadimplência. 
 
As contas em atraso se elevaram ainda mais em relação ao mês anterior, atingindo 41,4%. Esta alta reflete o contexto inflacionário e também o impacto do aumento das taxas de juros que encarecem o crédito as famílias. “Atualmente temos um percentual elevado de famílias inadimplentes. Isso acende um sinal de alerta para varejistas e prestadores de serviço nas vendas a crédito quando o risco é assumido pelo estabelecimento comercial. É muito importante ao vender a crédito consultar o CPF dos seus clientes a fim de reduzir eventuais perdas. Derivadas da inadimplência. Num cenário de juros altos, uma alta significativa da inadimplência pode ter consequências especialmente danosas ao caixa das empresas”, comentou o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. 
 
Apesar disso, o indicador de persistência de contas em atraso registrou a mínima da série histórica a 1,8%. O resultado evidencia o empenho das famílias em honrar ao menos parte de seus compromissos em atraso. Contudo, ressalta-se que a parcela dos que conseguem pagar as dívidas em atraso em sua totalidade tem se elevado, com mais da metade das famílias afirmando que serão capazes de quitar suas dívidas em atraso nos próximos 30 dias (54,8%). Confira os dados completos AQUI


Autor: Redação
Fonte: Senac-RS | Usina de Notícias
Autor da Foto: Freepik

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581