.
 
 
Campanha nacional alerta para acidentes com a rede elétrica
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


05/07/2023

Campanha nacional alerta para acidentes com a rede elétrica

Com o slogan "Se ligue! Entre a vida e a sorte, escolha viver com segurança.", Abradee e distribuidoras chamam a atenção para os riscos de acidentes

A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) inaugura a sua 17ª Campanha Nacional de Segurança para a prevenção de acidentes com a rede elétrica. "Se ligue! Entre a vida e a sorte, escolha viver com segurança". É com este slogan que a Associação e as 39 distribuidoras associadas buscam chamar a atenção da população para os cuidados necessários com a rede elétrica. Com lançamento no dia 29 de junho, a iniciativa pretende também fornecer orientações e dicas relacionadas ao uso seguro da rede elétrica para preservar a nossa vida e a de outras pessoas. A semana nacional de segurança com energia elétrica acontece sempre no início de agosto. Este ano a campanha começou mais cedo para permitir a ampliação das temáticas de conscientização e de forma a trabalhar as mensagens por um período maior, alcançando mais pessoas e com tempo maior de assimilação.

A iniciativa tem como foco o público brasileiro em geral, incluindo trabalhadores que atuam como operários de obras e eletricistas, além de crianças, idosos e pessoas que direta ou indiretamente têm funções ou relação com a rede elétrica, seja no ambiente doméstico, lazer ou profissional. Para Madureira, a proposta pretende trazer unidade para a campanha junto às distribuidoras. "Quando fala junto, o segmento se fortalece. Por isso, ter sinergia nas ações e contar com os esforços locais que as distribuidoras já realizam nas suas regiões é fundamental. Vamos trabalhar para desconstruir alguns jargões populares como: "Eu sempre fiz e nunca aconteceu nada!", "É só puxar esse fio", "Nunca aconteceu comigo" etc.".

Madureira destaca que, embora tenha havido uma queda no número de acidentes em comparação ao ano de 2021, o alerta permanece: "a segurança em relação à rede elétrica é uma questão crucial e deve ser abordada com muita seriedade. Acidentes envolvendo eletricidade podem ter consequências graves, incluindo ferimentos e até mesmo perda de vidas. As distribuidoras tratam o assunto como prioridade e esta campanha visa justamente a essa ampla conscientização da população, protegendo e preservando vidas".

IDENTIDADE VISUAL

A identidade visual da campanha foi pensada para ser facilmente memorizada e recebida pela população, mostrando situações em que as pessoas se reconheçam ou se identifiquem no seu dia a dia como: poda de árvore, soltura de pipa/papagaio, encontrar um cabo energizado no solo, consertar antenas de TV, ligação elétrica clandestina (popularmente chamado de 'gato') e construção/manutenção predial. "Buscamos retratar situações cotidianas, ressaltando que acidentes assim não são raros e podem ser evitados com atenção e informação. Trouxemos cores vibrantes para chamar a atenção e mostrar diversidade, além de fazerem referência às cores dos fios da rede elétrica. Assim como a Abradee se modernizou e está trabalhando no seu posicionamento e do segmento de distribuição de energia, a campanha irá retratar esse novo momento", revela Cristina Fernandes Garambone, Diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Abradee.

"Criamos uma campanha que pretende mexer com o imaginário das pessoas, fazendo com que repensem entre escolher a sorte, ou seja, assumir o potencial risco, e a vida, que representa a atitude segura frente a uma situação cotidiana. Nossa proposta é desconstruir a ideia de que um acidente 'não vá acontecer pelo simples fato de nunca ter acontecido antes'", ressalta a Diretora de Comunicação da Associação.

As peças da campanha utilizam-se de imagens reais e boxes coloridos que representam a mensagem de alerta e cuidado. A chamada "Se ligue" vem sempre em destaque para ressaltar a consequência que uma distração pode causar e fazer alusão à energia, que mantém tudo ligado. "Optamos por uma tipografia moderna, de fácil leitura, com pequenas modificações (cantos arredondados), para torná-la mais alinhada às imagens e boxes: o cérebro interpreta com mais confiança e aproximação", explica Cristina Fernandes.

A iniciativa carrega também o selo "Trago Verdades", uma clara referência aos populares "memes" da Internet, que são sinceros sobre a causa que querem chamar atenção: prevenir acidentes. As peças aplicam intencionalmente as cores dos fios elétricos por fazerem referência ao universo que estão abordando; por isso, o verde e amarelo (fio terra), o vermelho (fase) e o azul (neutro). "No entanto, usamos tons vibrantes e saturados, para chamar bastante atenção do público", relembra a Diretora de Comunicação.

A campanha terá veiculação em mídias on e off em todos os estados do país: cartazes, outdoor, anúncios em jornais e revistas, spot de rádio, sites, redes sociais (figurinhas e filtros), etc. Além disso, foram criados um hotsite específico para abordar o tema e uma cartilha com orientações e informações sobre o uso da rede elétrica.

ACIDENTES 2022

Durante o ano de 2022, foram registrados pelas distribuidoras em todo o país 756 acidentes evolvendo a rede elétrica; do total, 270 foram fatais, 174 são considerados como lesão grave e 312 lesão como leve. Esses números foram melhores que os de 2021, com menos fatalidades e menos acidentes gerais.

Os dados apontam 14 tipos diferentes de ocorrências provocadas pelo contato das pessoas com a rede elétrica. O principal responsável pelas mortes ocasionadas pelo contato com a rede de energia é a construção/manutenção predial, com 57 mortes. Em seguida: cabo energizado no solo, furto de condutor / equipamento, ligação elétrica clandestina (furto), o conhecido por "gato", e operações agrícolas.  


Autor: Larissa Haddock Lobo
Fonte: Agência A+
Autor da Foto: Freepik

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581