
As mulheres estão cada vez mais presentes no cooperativismo gaúcho, representando atualmente cerca de 38,5% dos cooperados. Os dados são do Sistema Ocergs, que reconhece o papel fundamental que elas desempenham no setor e promove, nesta quinta-feira (31), a palestra "Mulheres no Cooperativismo". A programação ocorre na Casa do Cooperativismo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, dentro das atividades da Expointer 2023.
O evento começa às 15h e conta com a participação de três profissionais que ocupam posições de destaque. São elas: Angelita Cadoná, presidente do conselho de administração do Sicredi Conexão e diretora do Sistema Ocergs; Fabíola Nader Motta, gerente geral da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB); e Rafaeli Minuzzi, assessora de comunicação do Sistema Ocergs. As palestrantes abordarão temas como o protagonismo no setor cooperativo, sua adaptabilidade, desafios e oportunidades, além de estratégias de organização.
"A iniciativa busca valorizar e destacar o papel das mulheres, promovendo a troca de experiências. Será uma oportunidade para discutir estratégias e fortalecer ainda mais a presença feminina no setor", destaca o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann.
Programação na Expointer
O Sistema Ocergs preparou uma ampla programação para os visitantes e cooperados durante a 46ª edição da Expointer. Os eventos acontecem no Palco Pitch, montado com o propósito de promover discussões com especialistas e autoridades sobre soluções econômicas, governamentais e políticas.
Na última quarta-feira (30), o Assessor de Estratégia do Cooperativismo do Sistema OCB, Robson Cardoso da Silva, abordou o tema "Marketplace e Novos Mercados". No mesmo dia, o Gerente de Trade Marketing Categoria Bauducco, Cristoffer Paz, falou sobre Trade Marketing e Varejo.
A força do sistema cooperativo gaúcho
Em 2022, as cooperativas do estado registraram um faturamento recorde de R$ 81,9 bilhões, um aumento de 14,9% em relação ao ano anterior. Esses números fazem parte do levantamento Expressão do Cooperativismo Gaúcho (ano-base 2022) e confirmam a posição de destaque do setor no Rio Grande do Sul.
Atualmente, o sistema reúne mais de 3,5 milhões de associados, principalmente nos ramos agropecuário, saúde, crédito e infraestrutura. A expectativa é de que nos próximos cinco anos o setor gere 100 mil empregos diretos e invista R$300 milhões em capacitação até 2027, de acordo com informações do RSCOOP150, plano estratégico que reforça ações para o desenvolvimento a médio e longo prazo.
Casa do Cooperativismo na Expointer
A Casa do Cooperativismo, localizada na entrada principal do Parque de Exposições Assis Brasil, passou por uma reformulação completa para receber visitantes, representantes do setor e autoridades. O objetivo é proporcionar aos visitantes uma experiência única, mostrando o que é produzido dentro das cooperativas e fazendo uma viagem no tempo pela história pioneira do cooperativismo no Rio Grande do Sul.