.
 
 
Dia 17, no Parque da Farroupilha em Porto Alegre/RS, médicos vão orientar no sobre doenças reumática
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


12/09/2023

Dia 17, no Parque da Farroupilha em Porto Alegre/RS, médicos vão orientar no sobre doenças reumática

Sociedade Brasileira de Reumatologia e Sociedade de Reumatologia do Rio Grande do Sul (SRRS) vão orientar população

Médicos reumatologistas da Sociedade de Reumatologia do Rio Grande do Sul (SRRS) em ação conjunta com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) e associações de pacientes, sairão às ruas no dia 17 de setembro, para informar e conscientizar a população sobre as doenças reumáticas, seus sintomas e a importância do diagnóstico precoce.

A ação gratuita e aberta a toda população, será realizada no Parque Farroupilha (Redenção), das 10h às 12h, em Porto Alegre. Conta com apoio do GRUPAL (Grupo de Pacientes Artríticos de Porto Alegre) e Alureu Sinos.

No evento, os médicos e profissionais de saúde irão atuar orientando a população para o diagnóstico precoce das doenças e serão distribuídas gratuitamente cartilhas informativas sobre as principais doenças reumáticas.

O reumatologista Marco Antônio Araújo da Rocha Loures, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), chama atenção para a importância do diagnóstico e do tratamento nas fases iniciais das doenças reumatológicas e do relevante papel do reumatologista nos sistemas de saúde. De acordo com ele, muitas das doenças reumáticas são controladas com uma intervenção precoce, reduzindo os sintomas e diminuindo a progressão.

"Médicos de todas as sociedades regionais de reumatologia estarão mobilizados nesta data levando informações objetivas e atualizadas, pois dores nas articulações podem ser sintomas de doenças reumáticas, como artrite e osteoartrite/artrose, e devem ser investigadas, diagnosticadas e tratadas de forma adequada por um reumatologista", afirma Rocha Loures.

De acordo com o reumatologista e presidente da Sociedade de Reumatologia do Rio Grande do Sul (SRRS), Claiton Viegas Brenol, é importante compreender que a prevenção de danos não se limita às articulações, mas se estende a diversos órgãos. Quanto mais cedo o diagnóstico for feito, menor será o impacto nas articulações e melhor será a qualidade de vida do paciente. "É uma ótima oportunidade para esclarecer dúvidas e orientar a população", destaca o especialista.

A osteoartrite ou artrose, segundo dados da SBR, é a doença reumática mais frequente no país, representando cerca de 30 a 40% das consultas em ambulatórios de reumatologia. Já a artrite reumatoide, doença de natureza inflamatória, crônica e progressiva, acomete cerca de dois milhões no Brasil. Trata-se de uma doença mais prevalente entre mulheres, na faixa dos 30 aos 55 anos, mas também atinge pessoas de todas as idades, inclusive crianças. Entre os sintomas estão dor persistente e inchaço nas articulações, que podem levar à deformidade nos pés e mãos, desgaste nas cartilagens e nos ossos e até à incapacidade física, se não diagnosticadas precocemente e tratadas de forma adequada.

A dor nas costas ou lombalgia é a segunda causa mais comum de consultas médicas gerais, só perdendo para o resfriado comum. Entre 65% e 80% da população mundial desenvolve dor na coluna em alguma etapa da vida.

Entre as principais doenças reumáticas estão Artrite Reumatoide, Osteoartrite/Artrose, Espondiloartrites, Artrite Psoriásica, Lombalgia, Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), Fibromialgia, Osteoporose, Gota, Febre Reumática, Vasculites. Cada doença tem sua característica.

Campanha nacional

Simultaneamente, ocorrerão eventos em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Maceió (AL), Brasília (DF), Natal (RN), Vitória (ES), Porto Velho (RO), Macapá (AP), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Araguaína (TO), João Pessoa (PB), São Luis (MA), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Belém (PA) e Curitiba (PR), visando alertar para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Gratuitos e integrando uma grande mobilização de médicos da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) e sociedades regionais de reumatologia, os eventos têm o objetivo de esclarecer sobre as principais dúvidas em relação a doenças reumáticas como Artrite Reumatoide, Osteoartrite/Artrose, Espondiloartrites, Artrite Psoriásica, Lombalgia, Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), Fibromialgia, Osteoporose, Gota, Febre Reumática, Esclerose Sistêmica, Miosites, Síndrome de Sjögren Vasculites e outras doenças reumáticas.

A campanha nacional da SBR conta com apoio de grupos de pacientes de todo o país com GRUPAR-BR, BioredBrasil, Encontrar, Blog Artrite Reumatoide, Apales/RN (Associação das Pessoas Acometidas de Lupus Eritematoso Sistêmico do Estado do Rio Grande do Norte) , Esclerodermia Rio Grande do Norte, ANP LUPUS, AMAVIRARAS, GARCE, GRUPAES, GRUPARMA, GARPB (Grupo de Apoio a Pacientes Reumáticos da Paraíba), Águias da Paraíba, AFRIBOJP, Instituto GRUPARJ Petropólis, RECOMEÇAR RJ, GRUPAL(Grupo de Pacientes Artríticos de Porto Alegre), e Alureu Sinos.

Porto Alegre (RS)

  • Endereço: Parque Farroupilha – Redenção
  • Proximidades do Monumento do Expedicionário
  • Dia e horário: 17 de setembro de 2023, das 10h às 12h.
  • Orientações com reumatologistas! Basta comparecer

Sobre a Sociedade de Reumatologia do Rio Grande do Sul (SRRS)

A Sociedade de Reumatologia do Rio Grande do Sul (SRRS) foi fundada em primeiro de julho de 1955, em Porto Alegre, nas dependências do Hospital de Pronto Socorro, com a presença de médicos de diversas especialidades. A criação da SRRS foi motivada pela fundação da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), em 15 de julho de 1949, no Rio de Janeiro. Tiveram influência na consolidação da reumatologia gaúcha como especialidade os professores de clínica médica da Faculdade de Medicina da UFRGS Álvaro Barcellos Ferreira e Rubens Maciel, com apoio do ilustre médico uruguaio Fernando Herrera Ramos. Os temas de reumatologia foram introduzidos no programa da disciplina de Clínica Propedêutica Médica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na década de 1960, começaram a se destacar como reumatologistas, em nosso meio, os médicos Ennio Barcellos Ferreira, Antonio Ribeiro Messias, Luciano Fracasso, Aécio Soares Brito, Wilson Lapa e Maria Aracy Endres, primeira médica reumatologista do Brasil.

A Sociedade de Reumatologia do Rio Grande do Sul sediou 4 Congressos Brasileiros de Reumatologia, 1962, 1978, 2010 e 2022. Foi sede do Congresso Internacional do Cone Sul e do Congresso do Jubileu de Ouro da Sociedade Brasileira de Reumatologia, em 1999. A SRRS apresentou e elegeu cinco Presidentes da Sociedade Brasileira de Reumatologia: Antonio Ribeiro Messias (1962-1964); Aécio Soares Brito (1986-1988); João Carlos Tavares Brenol (1994-1996); Fernando Neubarth (2006-2008); e Ricardo Machado Xavier (2020-2022).

No ano de 1978, o Prof. João Carlos Tavares Brenol fundou a disciplina de Reumatologia da Faculdade de Medicina da UFRGS e o Serviço de Reumatologia do HCPA. O ensino da reumatologia na graduação hoje está consolidado nas instituições gaúchas de ensino médico.

Em 1979, foi instituída no Hospital de Clínicas de Porto Alegre – HCPA (Hospital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) a primeira Residência Médica em Reumatologia na Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica, também sob a coordenação do Prof. João Carlos Tavares Brenol. Em 1985, foi criada a Residência Médica em Reumatologia do Hospital São Lucas da PUC (Pontifícia Universidade Católica) pelo Prof. Mauro Waldemar Keiserman, que já havia assumido a chefia da Disciplina de Reumatologia da Faculdade de Medicina da PUC e do Serviço de Reumatologia do Hospital São Lucas em 1981. A contribuição deles na formação de dezenas de colegas reumatologistas foi fundamental para o fortalecimento e projeção da especialidade dentro e fora do RS. Hoje o RS conta com diversos Programas de Residência Médica em Reumatologia.

A SRRS possui um Fundo de Incentivo à Pesquisa (FIPE) instituído com recursos do Congresso Internacional realizado em Gramado em 1999. Nas últimas duas décadas, o FIPE apoiou dezenas de pesquisadores gaúchos provendo recursos e financiamentos para projetos científicos na área da reumatologia.

A Sociedade de Reumatologia do Rio Grande do Sul constitui-se hoje numa das mais importantes sociedades de reumatologia do País. Desenvolve um Programa de Educação Médica Continuada de excelência, estimulando a pesquisa e o ensino da especialidade, sendo um importante instrumento de apoio ao exercício profissional e fortalecimento de amizade entre seus associados.

Sobre a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR)

A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) é uma associação civil científica de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 15 de julho de 1949, na cidade do Rio de Janeiro, pelos médicos Herrera Ramos, Waldemar Bianchi, Pedro Nava, Israel Bonomo, Décio Olinto e outros, tendo mantido desde então sua tradição científica, acompanhando e promovendo o desenvolvimento da especialidade no Brasil e com um importante papel também internacional, especialmente entre os países da América Latina. Filiada à Associação Médica Brasileira, conta em torno de 2 mil associados, congrega 26 sociedades regionais estaduais, assessorias e comissões científicas e representações em associações nacionais e internacionais e junto ao Ministério da Saúde. 


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de Imprensa | SBR/SRRS
Autor da Foto: Freepik

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581