.
 
 
Instituto do Câncer Infantil apoia 1º Simpósio Internacional de Neuro-Oncologia Pediátrica
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


27/09/2023

Instituto do Câncer Infantil apoia 1º Simpósio Internacional de Neuro-Oncologia Pediátrica

Porto Alegre recebeu um evento inédito esta semana

O 1º Simpósio Internacional de Neuro-Oncologia Pediátrica reuniu pesquisadores renomados mundialmente, abordando temas que vão desde biologia molecular avançada até tratamento cirúrgico de cânceres cerebrais infantis. Tanto estudantes, quanto profissionais de saúde e interessados pelo tema participaram do encontro, que durou dois dias, no auditório do Instituto de Ciências Básicas da Saúde da UFRGS.

O evento foi promovido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biologia do Câncer Infantil e Oncologia Pediátrica, Instituto do Câncer Infantil, Instituto de Ciências Básicas da Saúde, UFRGS e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Farmacologia e Terapêutica, ICBS, UFRGS. Ao todo, foram 20 paineis, incluindo palestras, resultados de pesquisas, protocolos de tratamento e também o testemunho do jornalista Daniel Scola na luta contra o meduloblastoma.

O superintendente do ICI, Dr. Algemir Brunetto, ressalta a importância do encontro. "Foi um momento muito importante para falarmos sobre as novas modalidades de tratamento do câncer na infância. O tumor do sistema nervoso central é o segundo tipo de câncer mais frequente em crianças e adolescentes", revela. "Tivemos a participação importante de pesquisadores que desenvolvem projetos de parceria com o nosso laboratório de pesquisa e nós ficamos muito impressionados em ver a qualidade das apresentações e potencialidade desse evento para ampliar os projetos de pesquisa do ICI na área de novas terapias e avanços do tratamento de tumores no sistema nervoso central", explica.

Dr. Brunetto apresentou o painel do panorama atual da oncologia pediátrica no Brasil. "Fiquei muito feliz com esse convite. Sei que estamos no caminho certo para investir na assistência, no diagnóstico, tratamento, no apoio às famílias, mas também sempre foi um componente importante do ICI desenvolver projetos inovadores, que geram conhecimento científico na busca de avanços no tratamento da doença", finaliza.

O organizador do evento e responsável pelo simpósio foi Rafael Roesler, Consultor de Pesquisa Científica do Instituto do Câncer Infantil, Professor Titular de Farmacologia na UFRGS e Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). "Conseguimos construir uma rede nacional e com parcerias internacionais muito fortes para se dedicar a investigar a biologia do câncer infantil e melhorar o tratamento da oncologia pediátrica", observa. "Temos várias pessoas que estão entre as maiores lideranças do mundo no assunto, dos Estados Unidos, Canadá, que são colaboradores nossos e do nosso grupo de pesquisa. Esse é um evento inédito, cientificamente muito aprofundado tratanto sobre o câncer cerebral em crianças", aponta. 


Autor: Redação
Fonte: Duda Streb Comunicação
Autor da Foto: Divulgação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581