.
 
 
Dia Internacional das Pessoas Idosas
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


03/10/2023

Dia Internacional das Pessoas Idosas

No Brasil, o crescimento da longevidade acompanha os dados mundiais

O Dia Internacional das Pessoas Idosas foi comemorado em 1º de outubro e foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 1990, com objetivo de incentivar os países a eliminarem os estereótipos negativos e equívocos de que pessoas idosas não têm condições de trabalhar, se relacionar ou serem incluídas na sociedade. 

A título de esclarecimento, entre os períodos de 1950 e 2010, a expectativa de vida aumentou de 46 para 68 anos. A partir desses dados, ficou comprovado que em 2019, existiam 703 milhões de pessoas com 65 anos ou mais de idade. 

No Brasil, o crescimento da longevidade acompanha os dados mundiais. O último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE 2022), revelou que 10,5% da população tinha mais de 65 anos. Esse percentual representa um aumento médio anual de 7,7 pontos, no intervalo de 10 anos. 

É importante acrescentar que atualmente, o país tem mais pessoas trabalhando do que aposentados, mas, qual será o cenário nas próximas décadas? Com o aumento da estimativa de vida em 73,6 anos para homens e 80,5 anos para mulheres, é fundamental criar políticas públicas que ofereçam qualidade de vida e bem-estar a esses cidadãos e cidadãs. 

Uma iniciativa do governo federal é a Lei nº 12.213/2010, que instituiu o Fundo Nacional do Idoso, criado com objetivo de financiar programas e ações relativas ao idoso, de modo a assegurar os seus direitos sociais e criar condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. 

Pensando no bem-estar desses cidadãos, o Senac EAD desenvolveu a pós-graduação em Gerontologia, além de cursos de Extensão Universitária para quem deseja se aperfeiçoar no atendimento: Finitude e Cuidados Paliativos ao IdosoSaúde Mental na Velhice e Singularidades Sociais do Envelhecimento

Ficou interessado? Acesse o site da instituição e conheça o portfólio completo de cursos na área de saúde.

 

Sobre o Senac EAD

Com mais de 77 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

 

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 380 polos presenciais para avaliações. Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD.


Autor: In Press Porter Novelli
Fonte: Senac EAD
Autor da Foto: Divulgação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581