.
 
 
GS1 promove ações no Dia Mundial da Normatização
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


14/10/2023

GS1 promove ações no Dia Mundial da Normatização

A iniciativa visa incentivar uma reflexão profunda sobre as estratégias apresentadas e os caminhos a serem trilhados

No sábado, 14 de outubro, será celebrado o Dia Mundial da Normatização, uma data que chama a atenção não apenas de indústrias e organizações globais, mas de cada um de nós que almeja um futuro sustentável e equitativo.

Sob o tema “Visão compartilhada para um mundo melhor”, a edição de 2023 convida a todos para um trabalho colaborativo com o objetivo de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU.

Neste momento, a iniciativa visa incentivar uma reflexão profunda sobre as estratégias apresentadas e os caminhos a serem trilhados.

Normas Internacionais

As normas internacionais, desenvolvidas e mantidas por organizações como a GS1, têm um papel fundamental na facilitação da inovação, proteção dos consumidores e promoção da competitividade econômica.

Elas oferecem uma estrutura que não apenas regula, mas também orienta o crescimento sustentável.

A intersecção entre as normas e os ODS está sendo um dos destaques desta semana, fomentando discussões cruciais sobre como a padronização pode servir como um facilitador vital para alcançar estas metas globais significativas.

Dia Mundial da Normatização

Especialmente nesta semana, a campanha global da GS1 está promovendo, nos diversos países em que atua, uma série de iniciativas que estão envolvendo diferentes stakeholders, desde órgãos governamentais até organizações de saúde e acadêmicos.

Com foco nas questões mais relevantes do comércio internacional, a campanha busca fomentar diálogos sobre os avanços necessários no cenário atual.

Ao longo desta semana, as redes sociais da GS1 Brasil, incluindo o LinkedIn, estão apresentando ações educativas e informativas, buscando não apenas informar, mas também engajar o público.

Papel da GS1 para a normatização

Identificar informações em padrões globais é um procedimento vital para otimizar resultados em quaisquer áreas. Alguns exemplos são sistemas de gestão, tecnologia da informação, segurança dos alimentos, combate às mudanças climáticas e até mesmo a eficiência em atendimento hospitalar.

“Empresas, organizações e indústrias envolvidas na cadeia de suprimentos, varejistas, fabricantes nos setores comerciais, organizações de saúde, governos e órgãos reguladores, fornecedores de soluções e acadêmicos focados no comércio internacional e questões globais, todos veem cada vez mais a padronização com um processo fundamental e irreversível”, destaca João Carlos de Oliveira, presidente da GS1 Brasil, responsável pela normatização internacionais – entre elas, uma das mais conhecidas é o código de barras.

Mas essa é apenas uma das soluções disponíveis. São diversos tipos de codificação como GS1 DataBar, GS1-128, ITF-14, GS1 DataMatrix e GS1 Digital Link (QR Code), que podem ser usados em diferentes setores, classificando os itens com base em suas características principais. Cada variação de um item recebe um número único, o que garante o envio do produto certo ao destino correto. Isso evita erros durante o processo de retirada graças à comunicação eficaz, organização e agilidade em todo processo.

Entre os que mais têm avançado na implementação é o código bidimensional GS1 Digital Link, que promove uma revolução e facilidade aos processos de compra e venda. A capacidade de armazenar dados é ampliada, ao mesmo tempo em que o espaço ocupado pelo código nas embalagens e itens comerciais foi reduzido. A tecnologia utiliza ambas as dimensões, horizontal e vertical, para codificar dados em uma pequena área. Em uma campanha mundial, a GS1 prevê que o código bidimensional substituirá o código de barras linear na cadeia de abastecimento até 2026.

Benefícios da padronização para as empresas

Em organizações com alto giro de produtos, a agilidade dos processos logísticos e a gestão do estoque torna-se crucial. A codificação ajuda a garantir um processo ágil com redução de erros e agilidade na resolução de problemas. Controle de qualidade é mais uma das vantagens da padronização de identificação dos produtos para auditorias e inventário mais eficientes.

A codificação padronizada permite que qualquer funcionário possa localizar itens no estoque rapidamente, aumentando a produtividade e a satisfação da equipe. Os processos de rastreabilidade são facilitados pela rápida identificação de eventos como desvios ou contaminações, o que garante a redução de falhas e dá mais segurança a todo o processo.

Para os consumidores

A padronização de serviços e produtos desempenha um papel fundamental na vida dos consumidores que valorizam a qualidade, a segurança e a eficiência em tudo o que levam para casa e nos serviços que contratam.

Do supermercado à sala de cirurgia, escolher produtos e serviços que seguem padronização global traz benefícios que melhoram consideravelmente a vida das pessoas.

Compras no varejo simplificadas

A padronização leva o consumidor a uma experiência de compra mais fluida para que tenha informações precisas de suas compras com base nos dados registrados pelos fabricantes no Cadastro Nacional de Produtos da GS1 Brasil.

Os consumidores também têm os benefícios da embalagem estendida nos casos de produtos identificados com o código bidimensional.

Segurança alimentar

Em tempos que a preocupação do consumidor é maior em relação à procedência dos alimentos, o padrão GS1 de código de barras que permite a rastreabilidade é um aliado valioso. Ele permite rastrear a jornada dos produtos em toda a cadeia de abastecimento, desde a produção até a prateleira do supermercado. Em casos de contaminação ou problemas de qualidade, a padronização através do código de barras facilita a rápida identificação e retirada de produtos defeituosos do mercado.

Medicina precisa

Na área da saúde, a padronização da identificação de medicamentos e instrumentos hospitalares salva vidas. O uso do GS1 Datamatrix – mais um código bidimensional – evita erros graves como a administração incorreta de medicamentos. Isso significa bem-estar e segurança dos pacientes.

Segurança e qualidade na indústria
A padronização desempenha um papel central na produção da indústria para garantir segurança e qualidade. Normas rigorosas estabelecem diretrizes para a produção de equipamentos, materiais e produtos que atendam aos padrões mais elevados. Isso não apenas protege os consumidores, mas também promove a competitividade global das empresas nos processos de importação e exportação.

Comércio global facilitado

A padronização também desempenha um papel significativo na promoção do comércio global. Normas internacionais facilitam a troca de produtos e serviços entre países, eliminando barreiras técnicas e regulatórias. Isso promove o crescimento econômico, cria oportunidades de emprego e beneficia as economias em todo o mundo.

Cuidados com a saúde e inovação médica

No campo da saúde, as normas são essenciais para garantir a qualidade dos dispositivos médicos, medicamentos e procedimentos cirúrgicos. Elas desempenham um papel vital na segurança dos pacientes, bem como na inovação na Medicina. As normas contribuem para o avanço da pesquisa médica e na entrega de cuidados de saúde de qualidade.
Proteção ambiental e sustentabilidade

Em um mundo cada vez mais preocupado com o meio ambiente, as normas fazem parte dos projetos de proteção dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade. Elas estabelecem diretrizes para práticas sustentáveis na agricultura, na gestão de resíduos e no desenvolvimento de tecnologias mais limpas. Ou seja, a padronização contribui para um planeta mais saudável e sustentável. 


Autor: Redação
Fonte: GS1 Brasil

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581